A música "Globalização, o delírio do dragão! - Tribo de Jah" é uma critica ao modelo neoliberal de desenvolvimento e seus efeitos negativos na educação. A música discorre acerca do aumento da desigualdade social, a precarização do trabalho docente e a falta de investimentos na educação pública.
Já o documentário "Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Sílvio Tendler, 2006)" por sua vez e sob a mesma ótica discute os efeitos negativos da globalização na educação. O documentário entrevista o geógrafo Milton Santos, que apresenta uma série de argumentações, demonstrando que a globalização está levando à marginalização dos países pobres e à erosão da soberania nacional.
Sob forte influencia da globalização, as políticas educacionais do Brasil na década de 1990 foram influenciadas pelo modelo neoliberal de desenvolvimento. Essas políticas levaram ao aumento da desigualdade social, à precarização do trabalho docente e à falta de investimentos na educação pública. Tais efeitos negativos dessas políticas, podem ser sentidas ainda hoje no Brasil.
Tanto a musica quanto o documentário são exemplos importantes de críticas ao modelo neoliberal de desenvolvimento e seus efeitos negativos na educação. Essas obras de arte são um lembrete de que a educação é um direito fundamental e que é preciso lutar pela defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.