Relacione o texto desta primeira semana de curso com a música "Globalização, o delírio do dragão! - Tribo de Jah" e o documentário "Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Sílvio Tendler, 2006)"
A música “Globalização, o delírio do dragão! - Tribo de Jah” faz uma crítica à globalização como uma falsa noção de integração que beneficia o grande capital e explora as nações periféricas, gerando desigualdade, pobreza e violência.
O texto da primeira semana de curso aborda os conceitos, as características e os impactos da globalização na economia, na política, na cultura e na sociedade, bem como as resistências e as alternativas à globalização hegemônica.
Com o fenômeno da globalização ocorreram mudanças importantes nas relações sociais, políticas, culturais e econômicas, impactando na esfera política com a redefinição do papel do Estado-nação, especificamente no que diz respeito à capacidade de manter um sistema de proteção social que reduzisse os efeitos do processo de acumulação capitalista.
De modo geral, os anos de 1990 tiveram como ênfase a reorganização do Estado brasileiro e a estruturação das políticas sociais, cabendo ao campo educacional o desafio da universalização do acesso de todos à escola.
Referências:
BROOKE, Nigel (Org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, 520 p. (Coleção EDVCERE, 19).
FRIGOTTO, G. A educação e a formação técnico-profissional frente à globalização excludente e o desemprego estrutural. In SILVA, L. H. (org.) A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998