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Atividade 2.1

Atividade 2.1

Atividade 2.1

por Márcio Douglas de Carvalho e Silva - Número de respostas: 3

Com base no conteúdo da semana, tendo como referência a legislação educacional expressa nas leis e diretrizes existentes no Brasil, pode-se entender que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 estabeleceu as bases da educação no Brasil e regulamentou a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, integrada ou concomitante ao ensino regular, como uma das modalidades da educação profissional, buscando a formação integral dos alunos. Além dela, há as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que estabelecem os princípios, fundamentos e procedimentos da educação nesse nível de ensino. Desde a reforma do Ensino Médio em 2017 (Lei nº 13.415/2017), essas diretrizes passaram a contemplar a possibilidade de oferta de itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional, já as Diretrizes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, podem ser consideradas como orientações específicas para a oferta da educação profissional técnica complementando a Lei nº 9.394/1996 e definindo critérios para a organização curricular, carga horária, estágios e práticas profissionais. Acerca Lei nº 13.415/2017, que instituiu a Reforma do Ensino Médio), pode-se dizer que permitiu a criação dos itinerários formativos, que incluem formação técnica e profissional, podendo os alunos podem escolherem um percurso mais voltado para a Educação Profissional Técnica, possibilitando a integração entre conhecimentos gerais e práticas específicas.


Em resposta à Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Re: Atividade 2.1

por Joelma Alves Lúcio -
- O artigo discute a importância da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) para o desenvolvimento do país.
- Os autores argumentam que a EPTNM tem sido negligenciada pelas políticas públicas de educação, o que tem impactado negativamente a formação dos jovens e a inserção no mercado de trabalho.
- Os autores fazem uma análise crítica da lei nº 13.415/2017, que altera a LDB e outras leis relacionadas à educação, e argumentam que a nova legislação pode ser um retrocesso para a EPTNM.
- Os autores destacam a importância da valorização dos profissionais da educação, incluindo melhores planos de carreira e salários, para a melhoria da qualidade da educação, que se relaciona fortemente com o conteúdo discutido na semana 2 deste módulo.
- Os autores criticam a falta de investimento na oferta de itinerários formativos nas escolas públicas, o que limita a escolha dos jovens e prejudica a formação técnica.
Em resposta à Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Re: Atividade 2.1

por João Paulo Rodrigues dos Santos -
É importante não perder de vista este percurso que o cara colega fez, assim, podemos compreender melhor o papel desses itinerários informativos.
Em resposta à João Paulo Rodrigues dos Santos

Re: Atividade 2.1

por Leonardo Pena Testasicca -
Prezad@s colegas e professor Luiz.

Os textos apresentam uma visão positiva sobre a legislação da Educação Profissional Técnica (EPT), destacando seu compromisso em fornecer uma formação que atenda às necessidades contemporâneas. No entanto, a análise poderia ser aprofundada ao considerar alguns desafios e limitações. Embora a legislação abra portas para uma educação mais adaptada e prática, a implementação efetiva dessas políticas pode encontrar obstáculos, como a falta de recursos adequados, infraestrutura e capacitação de professores para lidar com a complexidade da educação profissional. Além disso, a disponibilidade de itinerários formativos pode variar entre regiões e instituições, resultando em desigualdades no acesso a essa oportunidade de formação mais especializada.

A integração da formação técnica ao currículo regular e a criação de itinerários formativos são passos significativos para uma educação mais alinhada às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade. No entanto, é crucial reconhecer que a eficácia dessas políticas depende da superação de desafios práticos, como a garantia de recursos, a qualidade da infraestrutura e a formação dos educadores. Uma implementação bem-sucedida pode proporcionar aos estudantes uma educação mais completa e adaptada, equipando-os para enfrentar os desafios de suas futuras carreiras e vidas pessoais. Portanto, a legislação representa um marco importante, mas é necessário um esforço contínuo para garantir que seus objetivos sejam realizados de maneira eficaz e equitativa.