As transformações que impactaram a sociedade brasileira na década de 1990 tiveram diversas repercussões em diferentes setores, incluindo o sistema educacional. A alegada busca pela universalização do ensino, na realidade, constituía uma tentativa de moldar uma massa de trabalhadores e consumidores.
A canção "Globalização, o Delírio do Dragão" (Tribo de Jah) aborda temáticas ligadas à globalização, lançando críticas sobre o sistema econômico e social. Um trecho significativo é o seguinte:
“Globalização é uma falsa noção do que seria a integração,
Com todo respeito a integridade e a dignidade de cada nação
É a lei infeliz do grande capital
O poder da grana internacional
Que faz de cada país apenas mais um seu quintal
É o poder do dinheiro regendo o mundo inteiro
Ricos cada vez mais ricos e metidos
Pobres cada vez mais pobres e falidos”
Já o documentário "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá", dirigido por Sílvio Tendler, examina as problemáticas da globalização a partir da perspectiva dos menos favorecidos. O filme consiste em uma entrevista com o geógrafo realizada poucos meses antes de seu falecimento. Milton Santos não se opunha à globalização em si, mas sim ao modelo predatório que estava vigente, direcionando sua crítica para uma realidade mais justa e humanizada.
A solução proposta reside na reformulação do modelo capitalista neoliberal, com o intuito de instaurar uma verdadeira integração entre as nações, em contraposição a um modelo baseado no consumo e em novas formas de colonização.