Apesar das críticas, fica evidente a importância do trabalho representada na LDB numa perspectiva que articula uma formação geral para a vida e para o mercado, estreitando, a princípio, a relação entre educação e qualificação profissional. Com o passar dos anos, a educação Profissional (EP) incorporou jovens e adultos em sua destinação, preservando a identidade de se dirigir à classe trabalhadora, qualificando mão de obra para o mercado de trabalho.
Com a promulgação da lei nº 5.692/71 (Brasil, 1971), a formação específica (técnica) passou a ser o cerne da base da formação do ensino de 2o grau (atualmente denominado de ensino médio). Em 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), foi promulgado o decreto nº 2.208/97 (Brasil, 1997), que regulamentava a LDB, tornando a oferta dos cursos técnicos com currículo próprio de modo independente do ensino médio.
Diante de todas essas leis e decretos. as más remunerações dos professores ainda causam desânimo perante a dificuldade enfrentada dentro da sala de aula. Alunos desinteressados, infraestrutura escolar precária, entre vários outros fatores que atrapalha a evolução da educação no Brasil. Devido a vários fatores limitantes, não foi conferido às escolas públicas, sobretudo as estaduais, o investimento necessário para a oferta de vários itinerários. Desse modo, a escolha do aluno ficará no limite da oferta do prato do dia. Ou seja, terá que fazer o curso que tem disponível e não o de sua vontade e escolha.