Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1

Globalização

Globalização

por Claudia Rakel Pena Pereira - Número de respostas: 0

Tanto na canção "Globalização, o delírio do dragão" de Tribo de Jah quanto no documentário "Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Silvio Tendler, 2006) fazem uma crítica a chamada Globalização. Defini-se como Globalização o processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação. No entanto, o processo de globalização para países emergentes significa maior endividamento, perda do controle sobre seus recursos naturais e o poder de negociar no mercado internacional competitivo.

A letra da música "Globalização, o delírio do dragão" de Tribo de Jah , diz que pessoas pobres não se beneficiaram em nada com a Globalização, ainda existe pobreza, desemprego, violência. Alguns lucram e outras continuam na pobreza. Esse trecho da música resume bem o que foi dito:

"Não sentem o momento crítico, talvez apocalíptico
Os tigres asiáticos são um exemplo típico
Agora mais parecem gatinhos raquíticos e asmáticos
Se o sistema quebrar será questão de tempo
Até chegar o racionamento e o desabastecimento
Que sinistra situação!
O globo inchado e devastado com a superpopulação
Tempos de barbárie então virão, tempos de êxodos e dispersão
A água pode virar ouro
O rango um rico tesouro"

Para Milton Santos a Globalização é um processo que produz uma homogeneização cultural, econômica e política, gerando um modelo único de sociedade. Faz crítica quanto a homogeneização da cultura. Para ele, a importância de estudar os lugares reside na possibilidade de captar seus elementos centrais, suas virtudes locacionais de modo a compreender suas possibilidades de interação com as ações solidárias hierárquicas. E faz críticas quanto a globalização econômica onde diz que a globalização permite a acumulação capitalista por meio de uma flexibilidade geográfica e temporal.