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Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 72

Prezados/as,

1) Disserte sobre as possíveis dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez.

2) Faça mais uma postagem contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Faça deste um ambiente de aprendizado coletivo. Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
A inclusão escolar de estudantes com alguma deficiência, como a auditiva ou surdez, é um importante desafio nas nossas escolas. Embora existam políticas públicas e leis que busquem garantir a igualdade de oportunidades educacionais para esses estudantes, ainda existem diversas dificuldades a serem superadas, tais como: indisponibilidade de recursos financeiros e infraestruturas inadequadas; falta de formação continuada de professores e/ou ausência de profissionais capacitados, como intérpretes de língua de sinais e professores especializados em educação inclusiva; falta de adaptação de conteúdos, materiais didáticos e avaliações; barreiras linguísticas; barreiras atitudinais, uma vez que estudantes com deficiência muitas vezes enfrentam o estigma social e o preconceito, o que pode resultar em dificuldades de interação com seus colegas; desafios para acessibilidade tecnológica por falta de recursos tecnológicos assistivos e/ou ausência de manutenção regular/atualização dos softwares para funcionar em plataformas mais recentes, entre outros.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
Olá, Jaqueline!

A inclusão de estudantes com transtorno do aprendizado e/ou deficientes visuais, surdos e outros só se dará de fato quanto a sociedade estiver conscientizada da importância de incluir e não excluir. Esse deve ser um movimento de todos. Ressalto a importância de se rever o currículo de formação de professores por parte do Mec e CNE para que estes tenham e saiam com uma formação robusta da graduação , afinal de contas educação é investimento e seus frutos irão corroborar para que o país produza ainda mais.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Justamente, colega
Além dessa formação dos educadores, é necessária a garantia do trabalho da possibilidade de um trabalho de excelência, o que inclui: maior tempo para planejamento e acompanhamento dos alunos e suas necessidades individuais. Nossa carga horária de aula ainda é muito extensa e são destinadas poucos horários para as atividades complementares. Isso precisa ser revisto em caráter de urgência, sobretudo para os professores/profissionais que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Realmente, Jaqueline. Pontuei isso na minha resposta porque, como docentes, sabemos que as demandas são inúmeras e, infelizmente, é muito difícil investir em formação complementar ou planejamentos estratégicos para alunos com surdez ou qualquer tipo de deficiência sem haja sobrecarga do/da profissional. O mesmo se aplica aos/às tradutores/tradutoras de LIBRAS.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
Este ponto é extremamente importante, pois a discussão da inclusão tem que passar pela qualidade do trablaho docente, esta qualidade inclui tempo para planejar suas ações, espaço saudável para prepararem suas ações educativas, equipamentos e recursos disponíveis, entre várias outras situações que são sempre deixadas de lado porque se criou uma falácia que professor trabalha por amor, podendo trabalhar independente de muitas situações, muitas vezes em casa e com auxilio financeiro do próprio bolso.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Jaqueline! Existem inúmeras barreiras necessárias de serem superadas nos espaços escolares para trabalhar as necessidades especificas dos estudantes com deficiência visual e auditiva dentro das perspectivas de uma educação mais inclusiva.
Em resposta à Eliana Antonia Demarques

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

Verdade, colega. A falta de profissionais com capacitação para atender alunos com deficiência auditiva ou surdez, como intérprete de Libras e a formação de professores, talvez seja uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas escolas para promover uma educação inclusiva de qualidade.


Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
Existe a necessidade de apoio do estado por não só ferramentas de apoio para o estudante, mas essa responsabilidade de capacitação docente. Vejo a necessidade de especialização, mas muitas das vezes fazemos por conta propiá essa busca. Tenho aulas de biologia e dou aula para 40 alunos do 3º grau e é meu segundo ano lecionando em sala com estudantes com deficiência auditiva e atender os alunos e os estudantes com necessidades especiais sejam com acompanhante ou não PAEE é um desafio diário.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
Abordar essas dificuldades requer uma abordagem abrangente que envolve não apenas adaptações físicas, mas também mudanças nas atitudes, conscientização e formação de professores. Uma inclusão bem-sucedida depende da criação de um ambiente que valorize a diversidade e promova oportunidades iguais para todos os estudantes.
Em resposta à Íria Talita do Couto

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
Corroboro com sua colocação, pois vale ressaltar que, a inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um desafio complexo que exige uma abordagem de diversos aspectos, desde a barreira da comunicação até a formação de professores e a capacitação de recursos adequados.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez pode apresentar diversas dificuldades, mas é importante destacar que a superação desses desafios é fundamental para promover uma educação inclusiva e equitativa. Alguns dos obstáculos mais comuns incluem:

Falta de recursos: Muitas escolas não possuem os recursos necessários para atender às necessidades específicas de estudantes com deficiência auditiva, como intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), sistemas de amplificação sonora e materiais didáticos adaptados.

Despreparo dos educadores: Professores podem não estar devidamente capacitados para lidar com estudantes surdos, o que inclui desconhecimento da língua de sinais e estratégias pedagógicas adequadas.

Comunicação inadequada: A comunicação é um desafio central. Alunos surdos frequentemente enfrentam dificuldades para compreender aulas ministradas em língua oral, e a falta de intérpretes ou recursos de comunicação eficazes pode aliená-los do processo educacional.

Estigma social: Estudantes com deficiência auditiva podem enfrentar estigma e preconceito por parte de colegas e até de professores, o que pode afetar sua autoestima e motivação para aprender.

Barreiras arquitetônicas: A infraestrutura das escolas nem sempre é acessível para estudantes com deficiência auditiva, tornando difícil a sua locomoção e participação em atividades extracurriculares.

Pouca interação social: A falta de colegas surdos ou a ausência de oportunidades para a interação social com pares ouvintes pode prejudicar o desenvolvimento social e emocional dos estudantes com deficiência auditiva.

Isolamento linguístico: Alunos surdos podem enfrentar isolamento linguístico se não tiverem acesso à língua de sinais ou a uma comunidade surda que os apoie.

Para superar essas dificuldades, é crucial investir em capacitação para professores, adaptar os ambientes escolares, promover a conscientização sobre a inclusão e proporcionar recursos de comunicação adequados, como intérpretes e tecnologias assistivas. A inclusão escolar eficaz requer um esforço conjunto da comunidade escolar e da sociedade como um todo.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Cristiano! Como educadores precisamos unir forças e trabalhar em equipe com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para superar alguns desses obstáculos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -

É considerado pessoa com deficiência auditiva quem apresenta quadro de perda auditiva ou surdez, há na primeira condição subdivisões relativas ao comprometimento da perda auditiva, que compõem um quadro geral variado de pessoas com deficiência auditiva.


Por lei este conjunto significativo de pessoas tem direito a educação especial inclusiva, contudo há uma série de barreiras que limitam o acesso destas pessoas à educação voltada a suas necessidades e potencialidades, comprometendo assim a conquista da autonomia da pessoa com deficiência auditiva e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, conforme direitos assegurando em lei.


No que toca a educação institucional as barreiras com as quais as pessoas com deficiência auditiva tem que lidar são as arquitetônicas dado que a arquitetura das escolas não foi projetada com a acessibilidade necessária às pessoas com deficiência auditiva, de maneira geral não há acessibilidade nos caminhos, como placas sinalizadoras, seja por imagem seja em Libras.


A comunicação também é uma barreira, porque apesar da formação introdutória em Libras constar nos currículos das licenciaturas, poucos profissionais se tornam fluentes, dado que a fluência depende da prática diária, e não há formação continuada para os profissionais da educação. Outra barreira da comunicação é a ausência de formação para as adaptações necessárias e razoáveis a fim de que a comunicação e o processo de ensino e aprendizagem ocorra sem obstáculos a compreensão das pessoas com deficiência auditiva ou surdez, como atitudes e comportamento que auxiliem a expressão e o recebimento das informações pelas, e presença de intérprete de libras na sala de aula, além do uso de recursos visuais nas práticas pedagógicas.
O que nos leva às barreiras atitudinais que se tornam um entrave à participação e ao desenvolvimento com autonomia das pessoas com deficiência auditiva, em igualdade de condições e oportunidades com os demais estudantes, dado que há certa resistência das(os) docentes em realizar propostas didáticas mais inclusivas, sob a alegação de ausência de formação, que é fundamental, mas não deve ser considerada um empecilho, uma vez que a adoção de metodologias ativas independe da formação para educação especial na perspectiva inclusiva.


Ademais, há a barreira tecnológica, uma vez que os recursos de tecnologia assistiva não são difundidos nas escolas, é seguro dizer que a maioria dos docentes desconhece as tecnologias assistivas que poderiam ser adotadas nas práticas didáticas.


Considerando as barreiras citadas é possível afirmar que o processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência auditiva não ocorrem considerando o direito a inclusão em todos os níveis de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem, conforme estabelece o Art. 27 da Lei 13146/15. Portanto, assegurar o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento das pessoas com deficiência auditiva passa pela elaboração de políticas públicas transversais que modifiquem de forma significativa e estrutural a oferta da educação escolar em escolas públicas e privadas, para que de fato a educação especial ocorra na perspectiva inclusiva nas escolas regulares.

Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Ana Gabriela e demais colegas!

Para a inclusão de alunos com deficiencia auditiva observa-se que a tecnologia está desempenhando papel cada vez mais importante na educação de alunos surdos e com deficiência auditiva. Apesar dos mandatos legais, os avanços tecnológicos têm servido como meio de inclusão e exclusão para as populações marginalizadas.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Ana! Não podemos esquecer que muitos desses direitos fazem parte do movimento social dos deficientes surdos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -

Acredito que todas as dificuldades e barreiras apontadas aqui no fórum só serão superadas com mobilização para que sejam elaboradas políticas públicas que efetivem o acesso aos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 13146/15, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão. Porque sem a devida formação e mudança estrutural não é possível oferecer educação inclusiva.

Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
Concordo, Ana.
Mas infelizmente, não é apenas superar as barreiras de mobilização quanto as políticas públicas, temos também que nos atentarmos nas questões atitudinais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Bom dia

Mesmo havendo maior inserção de alunos com deficiência auditiva e surdos no ensino regular, as pesquisas mostram que esses alunos têm dificuldade em participar e interagir com professores e colegas ouvintes, gerando prejuízos tanto à interação social destes, quanto para o seu desenvolvimento acadêmico, Assim, muitos fatores são possíveis dificuldades para esses alunos, mais destaco as barreiras de comunicação, as atitudes e o conhecimentos dos professores sobre inclusão e deficiências, consciência dos alunos sobre surdez e organização da sala de aula, podem limitar a participação e interação de alunos surdos no ensino regular.
É fundamental que todos os membros da escola, especialmente os professores, que trabalham na sala de aula de educação inclusiva, criem condições e desenvolvam uma variedade de estratégias que eliminem as barreiras enfrentadas para participação de alunos surdos. Os professores devem desenvolver uma estrutura em sala de aula que possibilite uma interação positiva entre alunos surdos e com deficiência auditiva e alunos ouvintes. Além disso, os professores regentes e professores de apoio, destinados ao auxílio de alunos com deficiência auditiva, devem fornecer informações aos alunos ouvintes sobre a surdez e as características dos alunos surdos, a fim de melhorar sua consciência, bem como incentivá-los a falar e interagir um com o outro.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Jozeildo! Ainda há uma grande demanda de profissionais capacitados em LIBRAS e necessidade de ampliar as políticas públicas conforme nossa colega Ana já comentou.
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Boa noite, Jozenildo!
Realmente, atitude dos professores e dos próprios alunos desempenha um papel importante na inclusão. Atitudes negativas, falta de conhecimento sobre deficiências e insensibilidade podem criar um ambiente hostil para alunos com deficiência auditiva. Portanto, é fundamental que os educadores promovam a conscientização sobre deficiências, incentivem a empatia e a compreensão e criem um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Olá, minha gente! Tudo bem?
Entre os inúmeros desafios que envolvem a educação de estudantes surdos/surdas, especialmente no que se refere à sua inclusão em turmas regulares de ensino, podemos destacar a dificuldade de comunicação com este público, principalmente pelo baixo domínio em LIBRAS por partes dos professores/das professoras e dos/das demais estudantes.
Primeiramente, que a disciplina de LIBRAS nas licenciaturas ainda é bastante superficial, pois a carga horária é insuficiente para a abordagem da Língua. Por conta disso, os/as docentes e demais profissionais da educação precisam investir na sua formação complementar por conta própria, sem dispensa parcial de sua jornada de trabalho, resultando na acumulação das tarefas. Essa sobrecarga é, na maioria das vezes, um fator limitante para que os docentes invistam em formação complementar ou continuada.
Além disso, a estrutura curricular escolar ainda é insuficiente nos aspectos de inclusão, pois a Língua ainda é pouco explorada na educação básica. Apesar da presença obrigatória de tradutor/tradutora de LIBRAS em sala de aula, ainda existe uma barreira entre estudantes ouvintes e surdos, pela necessidade de se comunicar através de uma outra pessoa.
Ainda em relação ao/à tradutor/tradutora, a falta de momentos de planejamento (por questão de sobrecarga profissional) com docentes também é um fator limitante visto que a efetividade ensino está vinculado a compreensão do/da profissional que vai traduzir a aula para o estudante.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
A primeira dificuldade é a falta de estrutura básica para receber alunos cegos e surdos. Isto inclui tecnologias, salas adaptadas, estrutura escolar, banheiros, materiais em libras, audiolivros e profissionais especializados. A formação dos professores no uso desses recursos e em como adaptar materiais somam nas dificuldades encontradas por esses alunos. Curriculo extensos e sala superlotadas dificultam a ação de professores e equipe multidisciplinar mesmo tendo formação. A barreira da lingua também existe e é de difícil superação, pois seria uma outra lingua a ser aprendida por todas as pessoas, em um pais em que o ensino de linguas já é bem complicado. 
Em resposta à Fabrícia de Lima Brito

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Além disso Fabrícia de Lima Brito, a falta de conscientização e sensibilização por parte dos demais alunos e até mesmo dos próprios professores pode criar um ambiente inadequado e excludente para os alunos deficientes auditivos. A falta de compreensão sobre as necessidades e habilidades desses alunos pode gerar preconceitos e dificultar sua integração.
Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
Olá Ellem Mara, quando você mencionou a "falta de conscientização e sensibilização", me veio à mente a situação de estudantes que fazem uso de aparelhos auditivos, nesses casos o ruído causado pelos colegas promove uma irritação sonora absurda que perturba os usuários de aparelhos, inclusive já acompanhei situações em que o aluno preferia ir sem aparelho para a sala de aula porque não suportava o barulho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez pode apresentar várias dificuldades. Essas barreiras podem ser encontradas em diferentes aspectos, como a adaptação do currículo escolar, recursos técnicos e humanos, além de questões comunicativas e sociais. A principal dificuldade enfrentada pelos estudantes surdos ou com deficiência auditiva é a comunicação. Em um ambiente escolar predominantemente oral, a ausência ou limitação da audição pode dificultar a interação e compreensão das aulas. Muitos professores não possuem conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que torna o processo de inclusão mais desafiador. Em suma, a inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez enfrenta uma série de desafios, desde a comunicação até a falta de recursos técnicos e humanos. É essencial fornecer suporte adequado aos estudantes, promover a sensibilização e o conhecimento em Libras para os professores, além de criar um ambiente escolar inclusivo e livre de estigma. Somente assim será possível garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades auditivas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez enfrenta desafios consideráveis, afetando tanto o processo de ensino quanto a aprendizagem desses alunos. Algumas das principais dificuldades incluem para mim Comunicação Limitada, Falta de Professores Especializados, Dificuldades de Acesso aos Materiais, Dificuldades de Acesso aos Materiais, Falta de Tecnologia Assistiva, Acesso limitado às atividades extracurriculares, Desafios no Desenvolvimento da Linguagem.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
Ótimas pontuações, principalmente ao que tange os materiais didáticos-tecnológicos e tecnologias assistivas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
A comunicação é um exemplo dos inúmeros e grandes desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva. Dessa dificuldade surgem os problemas de evasão escolar e baixo acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.
Em resposta à Carla Juliety Pinheiro da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Sim, no qual a inclusão dos alunos com deficiência auditiva ainda, na maioria das vezes, não saiu da teoria. Esse processo caminha em passos lentos e ineficazes para o atendimento dos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
Acredito que uma das maiores dificuldades de inclusão no espaço escolar de alunos com deficiência auditiva e ou surdez, seja, principalmente, a questão da formação não só dos professores mas de todo o corpo escolar, de tal maneira que o aluno com deficiência auditiva ou surdez possa ser para além incluído no espaço, "ouvido" na sua forma de expressar a língua e compreendido/percebido nesse processo de construção das relações no ambiente escolar.
Em resposta à Adriano da Silva e Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
Exatamente. É importante destacar que toda comunidade escolar precisa ser preparada para atender estes alunos, de forma que os mesmos possam estabelecer relações e se sentir parte integrante nesse processo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
As possíveis dificuldades são diversas. Dentre elas, a principal é a barreira comunicacional, pois devido à insuficiência de indivíduos fluentes na Libras, dificulta à socialização entre os ouvintes e surdos/pessoa com deficiência auditiva, tanto nos ambientes formais quanto nos informais, meios de lazer, etc. O preconceito ainda é muito latente para com pessoas com deficiência auditiva/surdos, tornando, assim, o processo ainda mais complexo. Como podemos trabalhar o processo de inclusão com tantas desigualdades, faltas de interesses políticos, sociais, para ofertar assistência, como a acessibilidade para esses alunos?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
A pessoa surda, por intermédio da aplicação da Libras, pode desenvolver integralmente todas as formações cognitivas, afetivas e emocionais, gerando com isso, uma maior e mais efetiva inclusão e integração na sociedade, tornando-se com isso, imprescindível que pais de crianças surdas estabeleçam contato formador com a Língua de Sinais o mais cedo possível, admitindo sobretudo a condição de surdez de seus filhos como diferença e a Libras como uma modalidade de comunicação.
Portanto, o aprendizado de Libras pelos professores também é fundamental para promover uma educação inclusiva, igualitária e de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas capacidades auditivas.
Em resposta à Diane Santos de Almeida

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
Concordo com você, Lidiane!
E por isso é importante que nos espaços escolares tenhamos instrutores e intérpretes de Libras para que todos possam ter acesso e, dessa forma, promovermos mais práticas inclusivas para esses estudantes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diego Leite dos Santos -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um objetivo louvável, mas enfrenta diversas dificuldades que precisam ser reconhecidas e superadas para garantir que esses alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Algumas das principais dificuldades incluem: Falta de Recursos e Infraestrutura Adequados: Muitas escolas não estão devidamente equipadas para atender às necessidades dos estudantes com deficiência auditiva. A falta de recursos, como sistemas de amplificação sonora, intérpretes de língua de sinais e materiais didáticos adaptados, pode tornar o ambiente de aprendizado inacessível para esses alunos. Falta de Formação de Professores: A inclusão eficaz de estudantes surdos requer que os professores tenham treinamento adequado para lidar com as necessidades específicas desses alunos. A falta de formação em métodos de ensino inclusivos e na língua de sinais pode dificultar a comunicação e o ensino adequado. Barreiras de Comunicação: A comunicação é essencial na educação, e a barreira da língua pode ser uma das maiores dificuldades para os alunos surdos. Nem todos os educadores estão familiarizados com a língua de sinais ou têm acesso a intérpretes qualificados. Isso pode levar a mal-entendidos e dificultar o acesso à informação. Isolamento Social: Alunos surdos muitas vezes enfrentam o risco de isolamento social, pois podem ter dificuldade em interagir com colegas ou em participar de atividades extracurriculares. Isso afeta não apenas seu desenvolvimento acadêmico, mas também seu bem-estar emocional. Estigma e Discriminação: A sociedade muitas vezes estigmatiza as pessoas com deficiência auditiva, o que pode levar a tratamento injusto e discriminação. Essa atitude negativa pode ser internalizada pelos próprios estudantes surdos, afetando sua autoestima e motivação acadêmica. Avaliação e Avaliação Padronizada: Muitos sistemas educacionais dependem fortemente de avaliações padronizadas, que podem ser inadequadas para medir o progresso de alunos surdos. As limitações na acessibilidade das provas podem levar a avaliações imprecisas de seu desempenho. Desafios nas Transições Escolares: A transição entre diferentes níveis de ensino (por exemplo, da educação infantil para o ensino fundamental) pode ser especialmente difícil para alunos surdos. A mudança de ambiente e a necessidade de se adaptar a novos educadores e colegas podem ser desafiadoras. Para superar essas dificuldades, é essencial que governos, escolas e comunidades invistam em recursos, formação de professores e políticas educacionais inclusivas. Isso inclui a disponibilização de tecnologias assistivas, intérpretes, professores especializados e a promoção de um ambiente escolar que celebre a diversidade. Além disso, é importante fomentar a conscientização sobre a surdez e combater estereótipos prejudiciais para promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos os alunos, independentemente de suas diferenças. A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um desafio, mas também é uma oportunidade de enriquecer a experiência educacional e preparar todos os alunos para um mundo mais inclusivo.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
Mesmo com vários avanços no campo da Inclusão Educacional de pessoas com surdez na educação básica, essa ainda é uma tarefa lenta e muito complexa. A Educação Especial é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) garantido o direito da permanência aos alunos especiais no ambiente escolar. Muitos desafios são encontrados, infelizmente. A falta de um espaço adequada, propício para aprendizagem, recursos tecnológicos ou manutenção destes, e a falta de profissionais capacitados e comprometidos que possam atender as demandas exigidas por cada aluno. É importante ter cuidado e atenção, pois, o tratamento de uma pessoa com necessidades especiais deve ser igual ao de qualquer outra, entretanto, com peculiaridades diferenciadas, é necessário que ela se sinta bem e perceba que as possibilidades do ensino são múltiplas para todos, ouvintes ou não. Um dos maiores desafios da inclusão dos alunos surdos no contexto escolar é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como parte dos componentes curriculares dentro da grade escolar em toda educação básica, desde a alfabetização até a formação do docente, nível superior.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
A inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou surdez, tem como principal entrave a carência de profissionais intérpretes de LIBRAS. Além disso, num cenário ideal, seria necessário que a alfabetização de todos os alunos ocorresse em paralelo em Língua Portuguesa e na Linguagem Brasileira de Sinais, pois assim a inclusão seria efetiva, do contrário, o estudante continua excluído do convívio com os colegas e interage apenas com seu intérprete, ficando alheio a qualquer outro tipo de interação por meio da fala/escuta. Alguns ainda possuem a habilidade de realizar leitura labial, outros não, e mesmo os que o fazem precisam estar frente a frente com o outro para que a leitura seja possível, logo, numa sala de aula onde as mesas são dispostas em filas, isso se torna impossível.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elem Mariane da Costa Soares -
A comunicação, por exemplo, é um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva. Dessa dificuldade surgem os problemas de evasão escolar e baixo acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um desafio que requer atenção a diversas questões para garantir um ambiente educacional equitativo e acessível. Algumas possíveis dificuldades:

Falta de recursos adequados: Os materiais didáticos nem sempre estão disponíveis em formatos acessíveis, como linguagem de sinais ou recursos visuais. Isso pode criar barreiras significativas para o aprendizado.
Comunicação: Uma comunicação eficaz pode ser um desafio, especialmente se os educadores e colegas não estiverem familiarizados com a língua de sinais ou não utilizarem estratégias adequadas de comunicação. Isso pode levar ao isolamento social e dificultar a participação ativa na sala de aula.
Falta de Profissionais Especializados: A deficiência de profissionais capacitados em educação inclusiva pode prejudicar a qualidade do suporte oferecido aos alunos com deficiência auditiva. A presença de intérpretes, por exemplo, é crucial, mas nem sempre está disponível.
Atitudes e Estigma: Atitudes negativas e estigmatização por parte de colegas e até mesmo de professores podem criar um ambiente hostil para os estudantes com deficiência auditiva. Isso não afeta apenas o bem-estar emocional, mas também pode impactar o engajamento acadêmico.
Falta de Conscientização: Muitas vezes, a falta de conscientização sobre as necessidades específicas dos alunos com deficiência auditiva contribui para a ausência de adaptações no ambiente escolar. Educar toda a comunidade escolar sobre inclusão é fundamental.
Avaliação Inadequada: Os métodos tradicionais de avaliação podem não ser os mais adequados para alunos com deficiência auditiva. É importante adotar as estratégias de avaliação para garantir que a verdadeira compreensão e habilidades dos alunos sejam medidas.
Infraestrutura Física: Muitas escolas não possuem infraestrutura adequada, como salas de aula com sistemas de amplificação sonora, o que pode dificultar a participação ativa do aluno nas atividades escolares.
Necessidades Individuais Diferentes: Cada aluno com deficiência auditiva é único, com diferentes necessidades. Personalizar o suporte educacional para atender a essas necessidades individuais pode ser desafiador, mas é essencial para o sucesso inclusivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
A inclusão escolar é um princípio fundamental na busca por uma sociedade mais igualitária e justa, na qual todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades e diferenças, tenham a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional.
No entanto, quando se trata de estudantes com deficiência auditiva ou surdez, a jornada rumo à inclusão nem sempre é tão direta quanto se esperaria. A inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva enfrenta uma série de desafios que precisam ser abordados para garantir que esses estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e equitativa.
Uma das principais dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é a falta de acessibilidade nas escolas. As barreiras físicas e de comunicação muitas vezes impedem que esses alunos participem plenamente das atividades escolares. A ausência de intérpretes de língua de sinais, materiais educacionais em formatos acessíveis e sistemas de amplificação sonora pode criar um ambiente desafiador para a aprendizagem.
Outro obstáculo significativo reside na falta de capacitação dos professores em relação às necessidades específicas desses estudantes. A maioria dos educadores não recebe treinamento adequado em métodos de ensino inclusivos para alunos com deficiência auditiva. Isso resulta em uma falta de compreensão sobre como adaptar o currículo, fornecer suporte linguístico adequado e utilizar tecnologias assistivas para atender às necessidades dos alunos surdos ou com deficiência auditiva.
Além disso, a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou surdez muitas vezes enfrenta desafios sociais e emocionais. A falta de conscientização e empatia por parte dos colegas pode levar ao isolamento e à discriminação, afetando negativamente o bem-estar emocional dos estudantes com deficiência auditiva. Isso, por sua vez, pode afetar seu desempenho acadêmico e sua autoestima.
Para superar essas dificuldades, é fundamental adotar uma abordagem holística para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou surdez. Isso inclui a criação de ambientes escolares acessíveis, a disponibilização de recursos de apoio, como intérpretes de língua de sinais e tecnologias assistivas, e a implementação de programas de treinamento para professores. Além disso, é crucial promover a conscientização entre os alunos sobre as diferentes formas de comunicação e a importância da inclusão.
Em resumo, a inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez enfrenta uma série de desafios que vão desde a falta de acessibilidade até a necessidade de capacitação e conscientização. No entanto, ao abordar essas dificuldades de maneira abrangente e colaborativa, as escolas podem criar um ambiente mais inclusivo e equitativo, garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial educacional e pessoal. A inclusão não é apenas um objetivo a ser alcançado, mas um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
Olá, boa noite,

A inclusão de estudantes com deficiência auditiva enfrenta desafios significativos, incluindo a barreira da comunicação devido à diferença linguística, falta de adaptação metodológica, recursos visuais insuficientes e a necessidade de qualificação dos professores. Para uma inclusão eficaz, é crucial promover a língua de sinais, desenvolver métodos de ensino adaptados, disponibilizar recursos visuais adequados e capacitar os educadores. A verdadeira inclusão vai além da presença na sala de aula, exigindo um compromisso contínuo com a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
Embora decretado nas políticas educacionais do Governo Federal para a educação especial, LDB 9.394/96 art. 60, que estabelece “como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública regular de ensino”, ainda existe segregação, por medo do desconhecido muitos pais acabam não levando seus filhos à escola regular, concomitantemente, muitas escolas acabam ignorando a inserção deste aluno, talvez por falta de preparo ou de verbas para atender às exigências impostas a essa realidade. Fazer acontecer a Inclusão Educacional de pessoas com surdez na educação básica é uma tarefa lenta e muito complexa. É importante ter cuidado e atenção, pois, o tratamento de uma pessoa com necessidades especiais deve ser igual ao de qualquer outra, todavia, com peculiaridades diferenciadas, é necessário que ela se sinta bem e perceba que as possibilidades do ensino são múltiplas para todos, ouvintes ou não.
Em resposta à Franciele Soares de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
Embora decretado nas políticas educacionais do Governo Federal para a educação especial, LDB 9.394/96 art. 60, que estabelece “como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública regular de ensino”, ainda existe segregação, por medo do desconhecido muitos pais acabam não levando seus filhos à escola regular, concomitantemente, muitas escolas acabam ignorando a inserção deste aluno, talvez por falta de preparo ou de verbas para atender às exigências impostas a essa realidade. Fazer acontecer a Inclusão Educacional de pessoas com surdez na educação básica é uma tarefa lenta e muito complexa. É importante ter cuidado e atenção, pois, o tratamento de uma pessoa com necessidades especiais deve ser igual ao de qualquer outra, todavia, com peculiaridades diferenciadas, é necessário que ela se sinta bem e perceba que as possibilidades do ensino são múltiplas para todos, ouvintes ou não.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
A principal barreira na inclusão desses estudantes, a meu ver, é a barreira comunicacional. Pois, principalmente nas escolas da rede pública, não contamos com intérpretes de LIBRAS para que os estudantes que conhecem e utilizam a língua de sinais possam acompanhar e se comunicar durante as aulas. E, no caso daqueles que ainda não conhecem, faltam instrutores de LIBRAS para que eles possam aprender. Sobre isso, é importante que os docentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes conheçam também a Língua Brasileira de Sinais, o que dificilmente acontece.
Em resposta à Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
Olá Ingrid, penso assim também! O conhecimento básico de LIBRAS pelo professor regente e até mesmo pela turma que irá receber esse estudante surdo no início do ano letivo, quando possível, favoreceria de forma significativa sua inclusão.
Em resposta à Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
Concordo com você Ingrid, e acrescento que a Libras deveria ser a segunda língua ensinada em todas as escolas do país, pois o processo de comunicação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva deve acontecer naturalmente com todo o corpo estudantil, desde os alunos, aos docentes, aos colaboradores da escola e sociedade em geral.
Em resposta à Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Oi, Ingrid.

Concordo com o seu exposto. Também trouxe isso na minha primeira postagem sobre as dificuldades de inclusão da pessoa surda.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

Uma grande dificuldade é a falta de intérprete de Libras. Mesmo sendo assegurado pela legislação e recomendado em vários documentos sobre inclusão escolar, muitas escolas ainda não possuem este profissional para o atendimento adequado para alunos com deficiência auditiva, dificultando a comunicação e a educação de qualidade.


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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um desafio para a escola, que precisa receber esse aluno com qualidade. Uma das maiores dificuldades é a falta de interação com os professores e colegas, por conta da barreira linguística que existe. É claro que a presença de um profissional interprete de LIBRAS favorece e muito, a inclusão desses estudantes porém, o conhecimento básico de LIBRAS pelo professor regente e até pela turma que irá receber esse aluno no início do ano letivo, quando possível, seria muito positivo.
Em resposta à Crislaine Santana de Jesus Cruz

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Concordo, Crislaine, o desafio da comunicação é muito grande. A comunicação para a pessoa surda pode ficar prejudicada a qualquer momento. Muitas vezes o ano letivo inicia nas escolas sem a presença do interprete, somente dias depois é que se contrata os profissionais, enquanto isso o aluno ficou na sala de aula sem o suporte educacional. Eu já vi isto acontecer em minha cidade, então penso que as secretarias de educação tinha que garantir, já no primeiro dia de aula do aluno, o professor especialista e o interprete para o estudante para evitar prejuízos no processo educativo do aluno.
Em resposta à Crislaine Santana de Jesus Cruz

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Crislaine, seu posicionamento é uma realidade em muitas escolas.Muitos docentes deixam tudo relacionado a pessoa surda com o intérprete. E não realizam a interação e socialização com o mesmo.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Entendo que os desafios para os estudantes deficientes auditivos são variados. Os alunos podem ter desafios de variadas ordens, desde o momento da matrícula até o processo educativo. Digo matrícula porque já vi escola não aceitar matrícula de aluno com deficiência com alegação de que não tem professor capacitado para lhe dá com esta realidade. Quanto ao processo educativo as aflições dos estudantes podem ser variadas, desde a demora para a contratação do profissional, quanto a falta do mesmo e sem dizer que em muita das vezes com formações fragilizadas o que compromete a entrega de uma educação de qualidade para o aluno público alvo.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
Há inúmeras dificuldades que um estudante com deficiência auditiva ou surdez pode enfrentar no ambiente escolar, mas o mais impeditivo e frustrante acredito ser a dificuldade na comunicação em libras, principalmente para os surdos, mas também para os deficientes auditivos. Já que a parcela de profissionais que sabem se comunicar através da Libras é pequena, e menor ainda entre os estudantes, que não são apresentados a Libras na escola. Outro impecilho são as tecnologias assistivas que não são presentes nas escolas, principalmente as públicas, e portanto o aprendizado desse público de estudantes se dá de forma mais difícil ainda.
Em resposta à Cláudia Marques Eleres

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
Olá Claúdia. Concordo com suas colocações. No ano de 2019 vivi essa situação na escola que leciono. Tivemos um aluno com deficiência auditiva e encontrei muitas dificuldades com libras. Mesmo com uma intérprete na sala, sentia que muitos conteúdos não eram compreendidos por parte do aluno.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Realizar a inclusão escolar com deficientes auditivos ou surdo requer que os professores saibam utilizar a Libras( Língua Brasileira de Sinais) ou mesmo que tenha auxílio de intérprete em sala de aula que realize essa intermediação das informações em português para Libras. Muitas são as dificuldades a ser vencidas uma dela é o professor aceitar o intérprete em sala de aula porque alguns professores tem dificuldades de compreender outra pessoa juntamente com o mesmo em sala de aula, pois tem ideia errônea de que estará no ambiente para fiscalizar-ló.
É preparar os alunos para se comunicar pela Libras pois muitos pela convivência aprende por gesto e não sinalizar de forma correta. Como também preparar toda a comunidade escolar não somente os professores pois se é para incluir todos devem saber realizar ao menos o básico das comunicação.
Sem deixar de mencionar que a escola deve está preparada em sua estrutura física e tecnológica como por exemplo uso de Tecnologia Assistiva (TA) que proporcionem a independência e autonomia para lidar dentro e fora do ambiente escolar.
Em resposta à Elane Manuelle Felix da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
Boa tarde, Elane!
Concordo com você, é necessário preparar (instruir) os alunos ouvintes e os profissionais da escola sobre a Libras, pois o aluno surdo deve ter a chance de se comunicar com as outras pessoas que estão no ambiente escolar. Geralmente quando existe um intérprete na turma, o aluno surdo interage somente com ele e com isso a escola acredita que está realizando a inclusão deste aluno.
Em resposta à Elane Manuelle Felix da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
Elane, boa noite.
O conhecimento da Lingua Brasileira de Sinais (Libras) é de muita importância para que o professor possa trabalhar com o aluno surdo. Quando eu era mais jovem recebia panfletos impressos com os símbolos do alfabeto com seus correspondentes em Libras. Atualmente, o advento da EaD possibilita que a Libras seja disponibilizada através de muitos canais: pelo Youtube, pelas prefeituras e pelos diversos cursos de Formação Inicial e Continuada oferecido pelas Instituições de Ensino Superior.
O aluno surdo precisa ter um ensino de qualidade e isso inclui que o professor tenha o conhecimento de Libras e isto não está acontecendo.
Em resposta à Geneci Couto da Silva Filho

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
Concordo com você Geneci, e diria que deferia ser obrigatório o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais ( Libras) na formação inicial do professor e ser obrigatória a formação continuada para os já em exercício; para garantir o atender efetivo do aluno com deficiência auditiva.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
A inclusão dos alunos com deficiência auditiva ou surdez no ambiente escolar traz aos professores e à escola diferentes desafios, pois requer a transformação desse espaço para receber e atuar com os alunos. Acredito que um dos principais desafios da inclusão dos alunos surdos no contexto escolar é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde a alfabetização até a formação do docente.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
1) Disserte sobre as possíveis dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez.
Com o Decreto nº 5.626/05 a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornou-se disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores, porém sabemos que apenas uma disciplina não capacita o professor para ministrar aulas para alunos surdos. A falta de preparo da escola, dos professores, da família e também a grande dificuldade de acesso a intérpretes em sala de aula são algumas das dificuldades na inclusão de alunos surdos. Inserir o aluno surdo na escola e não fornecer um ensino de qualidade com metodologias e currículo diferenciado demonstra que a escola não é inclusiva.
Em resposta à Alessandra Marques de Paiva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Concordo com você, Alessandra!

Para se promover a inclusão dos alunos com deficiência auditiva ou surdez nas escolas é necessário que haja o envolvimento de toda a comunidade escolar - equipe diretiva e pedagógica, professores da classe comum, professores de apoio/intérpretes de LIBRAS, pais e alunos - em prol de um ensino de qualidade que garanta que as necessidades educacionais desses estudantes sejam, de fato, atendidas. Infelizmente, muitas escolas ainda contam com uma carência de profissionais especializados para o atendimento a esses alunos, como os intérpretes de LIBRAS.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Olá,

acredito que um dos maiores entraves para a inclusão escolar de estudantes com surdez, seja a falta do profissional tradutor/intérprete de Libras.
Nas escolares regulares a presença do profissional especializado em Libras é bem escassa. Dessa forma, prejudica o andamento do trabalho que é desenvolvido no AEE, e que deveria ser ser continuado na sala comum.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
O principal desafios da inclusão dos alunos surdos no contexto escolar é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a dependência do intérprete na sala de aula a falta de preparo dos professores e como dito na palestra para um processo de aprendizagem e inclusão desses alunos, antes que tenham o aprendizado de uma matéria é necessário o aprendizado da língua de sinais. Isso pode ser uma questão muito relevante, tendo uma problematização quanto à não compreensão de libras, fazendo com que esses alunos não tenham um bom desempenho dentro da sala de aula, não aproveitando o aprendizado como deveria.
Dessa maneira, percebo como é preciso pensar na importância da Língua Brasileira de Sinais (libras) e, a adequação da escola com recursos visuais, que favoreçam sua comunicação no espaço escolar, além de recursos didáticos e profissionais capacitados, para assim, desenvolver os saberes e inclui-lo de fato.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
A falta de estrutura apresentada pelos sistemas de ensino é um dos principais problemas que dificulta a interação de estudantes com deficiência auditiva ou surdos no espaço escolar. Para que a inclusão desses estudantes no sistema regular de ensino se efetive, é necessário investir em políticas públicas de programas de formação continuada que orientem o trabalho docente. Os gestores das escolas precisam solicitar aos órgãos competentes os intérpretes de LIBRAS e materiais para que esses estudantes tenham condições iguais e necessárias para aprender e se desenvolver garantindo sua inclusão social.
Muitas dificuldades se explicam devido ao fato de que o estudante com deficiência auditiva ou surdo não consegue captar informações transmitidas, sobretudo, em nossa sociedade, de forma oral. Tal situação coloca alguns obstáculos ao desenvolvimento psicolinguístico dos sujeitos nessa condição ontogenética. Portanto, é necessário que o docente conheça e considere as características observadas em estudantes com deficiência auditiva ou surdez, a fim de utilizar metodologias ativas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem dentro das perspectivas de uma educação mais inclusiva.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
Boa noite.
A principal dificuldade na inclsão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez está na comunicação da escola com o aluno surdo, mas especificamente dos professores com o aluno surdo. Essa dificuldade de comunicação provoca a terrível consequência de a escola ter o pré conceito que o aluno surdo está na sala de aula apenas para sua socialização, como se ele não conhecesse pessoas falantes e está na escola simplesmente porque a convivência com pessoas falantes irá contribuir para o decorrer de sua vida e esse aluno não precisa de construir conhecimento pelos saberes dos conteúdos didáticos.

Ao Estado está a obrigação de oferecer o ensino gratuito e de qualidade e também ja existe a Lei Brasileira de Inclusão e, ainda, princípios nos estatutos dos direitos humanos. A simples existência dessas leis já revela que os direitos dos alunos com surdez não estão sendo garantidos e, para que sejam garantidos, é preciso que a sociedade civil, principalmente os pais e responsáveis pelos alunos surdos, realizem protestos e manifestos que façam ser cumpridas, no mínimo, o que se encontra nos artigos e incisos das leis.
Em resposta à Geneci Couto da Silva Filho

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
Boa noite, concordo com você Geneci. A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um desafio importante no contexto da educação inclusiva. Embora haja avanços significativos nessa área, ainda existem diversas dificuldades que podem ser encontradas ao longo desse processo.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Boa noite a todos!

A meu ver, as principais dificuldades para a inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez estão relacionadas à falta de preparo de grande parte das escolas para receber e acolher estes alunos de forma adequada, à não-formação dos docentes em Libras para que possam ministrar aulas que possibilitem um melhor entendimento desse público-alvo e, por fim, ao fato de a LIBRAS ainda não ter sido inclusa na grade curricular das disciplinas da Educação Básica, visto que se fosse incluída, possivelmente, os alunos ouvintes poderiam aprender a se comunicar com os alunos surdos ou com deficiência auditiva, promovendo-se assim uma maior inclusão desses nas classes consideradas comuns.

Além da necessidade de incentivo à formação continuada docente, há também a necessidade gritante por implementação de programas governamentais totalmente voltados para essa área, visto que a formação inicial dos cursos de licenciatura muitas vezes é insuficiente nesse contexto e apresenta escassas discussões no currículo do Ensino Superior. De acordo com Mantoan (2015) "formar o professor na perspectiva da Educação Inclusiva implica ressignificar o seu papel, o da escola, o da educação e o das práticas pedagógicas usuais do contexto excludente do nosso ensino em todos os níveis. [...] A inclusão escolar não cabe em uma concepção tradicional de educação. A formação do professor inclusivo requer o redesenho das propostas de profissionalização existentes e uma formação continuada que também muda " (MANTOAN, 2015, p. 81).

Infelizmente, dentro das escolas, na atualidade, a maioria dos professores não possui formação que lhes possibilite trabalhar adequadamente com os alunos surdos, o que gera exclusão e distanciamento dos estudantes surdos nas salas de aula. A formação continuada é, portanto, um ótimo instrumento para os professores se orientarem a respeito das políticas públicas para a inclusão, se atualizarem e desenvolverem novas competências para sua prática pedagógica.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
1) Falta de Acessibilidade: A falta de acessibilidade em muitas escolas é uma barreira significativa para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva. Isso inclui a falta de intérpretes de língua de sinais, legendas em vídeos, materiais didáticos adaptados e sistemas de amplificação sonora.
Despreparo dos Professores: Muitos professores não têm a formação adequada para lidar com estudantes com deficiência auditiva. Eles podem não conhecer a língua de sinais, não saber como adaptar o ensino ou não estar cientes das necessidades específicas desses alunos.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
As escolas estão avançando na questão da inclusão, mas existem diversas problemáticas que precisam ser superadas. Os cursos de licenciatura estão oferecendo a disciplina de Libras como componente obrigatório, o que é extremamente relevante, pois permite aos licenciandos um contato direto com a Língua Brasileira de Sinais. No nosso dia a dia nas salas de aula, observamos os desafios para que, de fato, ocorra a inclusão. Os principais desafios enfrentados pelos professores são as metodologias que devem ser aplicadas para que o aluno surdo aprenda, a falta de profissionais para acompanhar o aluno surdo também é um grande problema. 
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
Uma das maiores dificuldades é o preparo docente e recursos adequados disponíveis.

Uma política pública voltada para o diagnóstico precoce e o fornecimento de aparelhos auditivos poderia minimizar o impacto da surdez na vida de muitos alunos. Neste sentido, temos o programa visão do futuro em São Paulo, que garante o exame oftalmológico e o fornecimento de óculos para os alunos na fase da alfabetização.