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Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 51

Considerando os estudos realizados até esta segunda semana, discutam com os seus colegas sobre como o professor regente da classe pode contribuir com a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
A inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas é um desafio, mas os professores podem desempenhar um papel fundamental em tornar o ambiente educacional mais inclusivo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os professores podem contribuir:
1. Conhecimento: Os professores devem buscar informações sobre as síndromes genéticas específicas dos alunos em sua sala de aula. Isso ajudará a entender melhor suas necessidades e desafios.
2. Adaptação do currículo: Os professores devem adaptar o currículo para atender às necessidades individuais dos alunos. Isso pode incluir modificações nas atividades, tarefas e materiais de aprendizagem.
3. Comunicação efetiva: Manter uma comunicação aberta com os pais dos alunos é essencial. Os professores devem discutir as metas de aprendizagem, estratégias de ensino e quaisquer preocupações que possam surgir.
4. Apoio emocional: Os estudantes com síndromes genéticas podem enfrentar dificuldades emocionais e sociais. Os professores devem ser sensíveis a essas necessidades, oferecer apoio emocional e promover um ambiente inclusivo.
5. Colaboração: Trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, pode ajudar a fornecer um apoio abrangente ao aluno.
6. Adaptações físicas: Fazer adaptações no ambiente físico da sala de aula, como ajustar a iluminação, a disposição dos móveis e a acessibilidade, pode ajudar os alunos com síndromes genéticas a se sentirem mais confortáveis e participar plenamente das atividades.
Lembrando que cada caso é único, é importante enfatizar que a participação dos professores nesse processo é fundamental para promover uma inclusão escolar efetiva e proporcionar um ambiente de aprendizado positivo para todos os alunos.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
Excelentes pontuações, colega. O que aqui foi elencado deveria ser levado em consideração em muitas práticas escolares, bem como, na construção e efetivação de políticas públicas.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Emilly Camila Soares Nobre -
Muito bom. Mas sinceramente, acredito que além da formação profissional, os professores já formados devem ter mais atenção nesse debate. Pois são eles que estão agora trabalhando com esse público e não sabem a forma mais inclusiva de trabalhar com alunos de síndromes genéticas. É responsabilidade deles buscarem, mas também da instituição ajudar nessa capacitação, todos somos responsáveis por essas formações de futuros cidadãos.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Joice Santana Lisbôa -
Ótimas observações colega. Vale ressaltar a importância das formações continuadas para os docentes com objetivo de frisar e avaliar as metodologias trabalhadas, adquirir novos conhecimentos se preparando para situações adversas que surgem no cenário da inclusão.
Abraços!
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
Infelizmente esse ideal de Educação preconizado pela Declaração dos Direitos Humanos (1948) e também pela Declaração de Salamanca, (1994) a Educação para todos caminha a passos lentos e enfrenta muitos desafios, desde colocar em prática todos os ajustes necessários ditados pelas políticas públicas implantadas, propiciar uma formação de qualidade para o professor ( formação inicial e contínua) para atender com eficiência a demanda dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs), até mesmo a conscientização dos pais , comunidade e de todos aqueles que de uma maneira ou de outra está envolvido com a educação.
A formação ao meu ver é um eixo de fundamental importância a todos aqueles comprometidos com as mudanças e vontade de transformar a teoria na prática
efetivamente inclusiva.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Faz-se necessária uma abordagem centrada no aluno e de forma colaborativa (para além dos profissionais da escola, realizando parcerias com a família e instituições locais) para criação de um ambiente educacional mais inclusivo. Para além disso, é preciso: a capacitação dos profissionais dos profissionais da educação para maior conhecimento sobre as características, necessidades e desafios associados a essas síndromes. E, principalmente, é importante a mudança na didática/metodologias de ensino, realizando adaptações no currículo e nas atividades de ensino para atender às necessidades dos alunos.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Jaqueline,concordo com você é de fundamental importância trabalhar em conjunto família,escola e as equipe multidisciplinar.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

Concordo, colega. A capacitação dos profissionais de educação é fundamental para receber os alunos com alguma síndrome genética, respeitando-os e adotando metodologias específicas para a aprendizagem destes educandos.  

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
Penso que um dos passos iniciais é a efetiva implementação de políticas públicas, todavia, pós análise de práticas efetuadas dentro do próprio territórios e fora do mesmo, que se mostrem efetivas de maneira que possam vir a tornar-se bases para a construção dessas políticas públicas, juntamente com a valorização dos profissionais que estarão a frente da aplicação dessas políticas educacionais de inclusão - que são os professores - assim poderemos construir políticas públicas efetivas, também, é necessário que exista uma colaboração do ambiente escolar com outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, de maneira que a amplitude do processo de inclusão e efetiva ação de concretização da aprendizagem e desenvolvimento da mesma ocorra, podendo portanto, ajudar a fornecer um apoio abrangente a todo aluno(a) com deficiência ou em específico aqui citado, alunos com síndromes genéticas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
Para o educador exige-se uma prática contextuada e flexibilizada, levando em conta ainda a escuta, e o acolhimento dos diversos conceitos dos atos dos sujeitos para fortalecer a
formação educacional da criança. O professor regente tem papel essencial na inclusão do aluno com deficiência, uma das atribuições que o professor regente precisa ter para ser inclusivo é ter conhecimento sobre a deficiência do seu aluno, aceitar que esse aluno tem limitações, mas que ele precisa ser estimulado a superar ou aprender a lidar com elas. A implantação de políticas educacionais, a formação de professores e valorização dos mesmos podem facilitar esse processo.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
Primeiro passo seria ter contato com esse aluno antes do início das aulas (coisa que é rara na educação pública, pois na maioria das vezes, quando inicia o ano letivo, nos deparamos com os alunos já em sala, sem nenhuma informação prévia). Esse contato anterior permite ao professor conhecer as características desse aluno e criar alternativas de trabalho em sala de aula. A variedade de síndromes genéticas e a variedade de expressões dentro de cada síndrome dificulta muito uma formação para os professores. Sendo assim, conhecer esse aluno, trazer um relato hitórico dos anos anteriores é muito importante.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
O professor regente da classe pode contribuir com a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas da seguinte forma: Procurando conhecer a síndrome genética específica do aluno em questão, pesquisando sobre suas características, necessidades e desafios isso ajudará a criar empatia e a entender melhor como apoiar o estudante. Fazendo adaptações no currículo e no material didático para atender às necessidades e habilidades do estudante. Isso pode incluir ajustes na velocidade de ensino, uso de recursos visuais ou táteis, e apresentação de materiais em formatos acessíveis. Criando um ambiente de sala de aula inclusivo, onde todos os estudantes se sintam acolhidos, promova a interação entre os alunos, estimule a empatia e respeito mútuo. Incentive a colaboração entre os estudantes e estabelecendo uma parceria com outros profissionais da escola, como equipe de apoio, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros, para compartilhar informações, estratégias e sugestões que possam auxiliar na inclusão do estudante com síndrome genética. Entre outros fatores.
Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Ellem e demais colegas!

Com certeza, estimular a empatia e respeito mútuo é o ponto basilar do processod e inclusão do aluno. As síndromes genéticas são condições complexas que requerem abordagens de ensino igualmente adaptadas e abrangentes. A chave para o sucesso educacional de alunos com síndromes genéticas está na individualização, no apoio multidisciplinar e na promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor.

Abraços
Jozeildo
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elem Mariane da Costa Soares -
O professor regente tem papel essencial na inclusão do aluno com deficiência, uma das atribuições que o professor regente precisa ter para ser inclusivo é ter conhecimento sobre a deficiência do seu aluno, aceitar que esse aluno tem limitações, mas que ele precisa ser estimulado a superar ou aprender a lidar com suas limitações.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diego Leite dos Santos -
O professor regente da classe desempenha um papel crucial na promoção da inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas. Primeiramente, é essencial que o professor esteja bem informado sobre a síndrome específica do aluno, compreendendo suas características, necessidades e desafios. Isso permite que o professor adapte seu ensino para atender às necessidades individuais do estudante. Além disso, o professor pode criar um ambiente inclusivo na sala de aula, promovendo a aceitação e o respeito entre os alunos. Isso pode ser feito por meio de atividades que incentivem a empatia e a compreensão das diferenças. O professor também pode estabelecer parcerias com outros profissionais, como psicólogos e terapeutas, para desenvolver estratégias de ensino e apoio adequadas. A comunicação aberta com os pais e responsáveis é fundamental. O professor deve manter um diálogo constante para entender as preocupações da família e colaborar no desenvolvimento do plano de ensino individualizado do aluno. Além disso, é importante incentivar a participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos. A flexibilidade no ensino e na avaliação é outra maneira pela qual o professor pode promover a inclusão. Isso envolve a adaptação de materiais, a oferta de suporte adicional e a consideração das necessidades do aluno ao planejar atividades e avaliações. O professor regente desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas, criando um ambiente de aprendizado acolhedor, adaptando o ensino, colaborando com outros profissionais e mantendo uma comunicação aberta com os pais. A inclusão não se trata apenas de acesso à escola, mas de proporcionar uma educação de qualidade e oportunidades iguais para todos os estudantes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
A inclusão de estudantes com síndromes genéticas consiste em algo muito delicado, tendo em vista que nos professores, por vezes, não termos a formação ou a orientação necessária que nos ajude a lidar com alunos que possuam essa especificidade. Sendo que cada síndrome possui uma característica especifica e cada individuo tem um determinado grau de comprometimento, de modo que é necessário uma equipe multidisciplinar e de professores que tenham acesso a uma formação mais ampla em relação a essa temática, para que de fato o aluno seja melhor atendido e se desenvolva plenamente.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Bom dia

Como aspectos so processod e ensino-aprendizagem dos alunos com síndromes genéticas, destaco a necessidade de estratégias de ensino adaptadas. As estratégias de ensino devem ser adaptadas às necessidades de aprendizado de cada aluno, levando em consideração suas dificuldades cognitivas e de atenção. Isso pode incluir aulas mais curtas, instrução visual, material didático adaptado e métodos de avaliação diferenciados.
Promover a inclusão e conscientização entre os colegas é essencial. Os educadores podem criar um ambiente de apoio e respeito, incentivando a interação entre alunos com síndromes genéticas e seus colegas.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Oi, Jozeildo.

Concordo com a sua afirmação de que a turma também deve ser trabalhada no sentido de promover um ambiente inclusivo e de interações entre os discentes. Assim, promovendo a valorização das diferenças.

Abraço.
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Boa noite, Jozeildo!
Seu texto aborda de forma muito relevante a importância das estratégias de ensino adaptadas para alunos com síndromes genéticas. A necessidade de personalizar o ensino é fundamental, uma vez que cada aluno enfrenta desafios cognitivos e de atenção únicos. A sugestão de aulas mais curtas, instrução visual, material didático adaptado e métodos de avaliação diferenciados é muito apropriada, pois tais adaptações podem fazer uma grande diferença na aprendizagem desses alunos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
A individualização do ensino constitui uma importante abordagem que o professor regente pode fazer uso. Sabemos que os indivíduos aprendem de maneiras distintas, cada um tem o seu estilo de aprendizagem. E os estudantes com síndromes genéticas também apresentam suas particularidades. Procurar conhecer um pouco do universo do discente, seus interesses pode ajudar nas estratégias pedagógicas a serem utilizadas, assim, como o PEI também pode ser um importante instrumento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
É fundamental garantir que esses alunos tenham oportunidades educacionais significativas e equitativa, e para tanto é preciso um entendimento profundo das necessidades específicas de cada aluno, o que inclui conhecer as características das síndromes genéticas que vamos lidar em sala de aula.
Para contribuir com a inclusão eficaz, devemos adaptar seu ensino para atender às necessidades individuais, o que pode envolver modificações nos materiais, métodos e abordagens pedagógicas. Além disso, é crucial colaborar com profissionais de apoio, terapeutas e pais para desenvolver planos de apoio individualizados e garantir que o aluno receba os serviços necessários. A criação de um ambiente inclusivo e acolhedor na sala de aula é igualmente importante, onde a diversidade é valorizada e a empatia prevalece.
A paciência, o apoio emocional e o estímulo à autonomia do aluno desempenham um papel fundamental. É preciso reconhecer os desafios enfrentados pelo aluno e incentivar sua participação ativa nas atividades da classe, contribuindo para o desenvolvimento de sua autoestima e habilidades sociais, porém, não é possível quando não nos é dado o devido apoio - seja estrutural, de qualificação, de recursos financeiros e humanos.
A avaliação contínua do progresso do aluno e a disposição para ajustar estratégias de ensino são essenciais para garantir o sucesso da inclusão.
Em resumo, desempenhamos um papel crucial na inclusão escolar desses estudantes especiais, e a abordagem deve ser adaptável e centrada nas necessidades individuais, promovendo um ambiente inclusivo, apoiando o desenvolvimento emocional e intelectual do aluno, e trabalhando em estreita colaboração com outros profissionais e a família.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
O professor assume uma responsabilidade de ser o elo de intermediação entre a comunidade escolar e a família. Quando o mesmo observa as dificuldades dos alunos com síndrome genéticas tem a função de preparar materiais adaptados individualizados que favoreça o despertar e atenção dos alunos para realizar o processo de ensino aprendizagem incluindo no ambiente escolar realizando a socialização e interação com os demais alunos.
Como também estabelecer um clima de amizade afim de conseguir a confiança dos alunos para exercer as atividades planejadas.
Ao professor cabe também a função de preencher os relatórios que conterá as informações dos alunos apresentando os avanços e dificuldades deles que irá ser repassado aos gestores e a família com as informações necessárias. Sendo que esses relatórios deveria ser uma prática exigida por cada escola que irá receber o aluno assim cada nova escola e professor teria informações iniciais que auxilia os mesmo no seus planejamentos dando continuidade ao ritmo que os alunos se encontra.Na vivencia de sala de aula muito os alunos chegam sem informações anteriores o que dificultar ainda mais a aprendizagem dos alunos.
Para essas atividades acontecer de forma significativa os docentes e toda a comunidade tem que está preparado a nível de formação e aberto para vivenciar cada etapa do dia a dia escolar.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
O professor regente desempenha um papel crucial nesse processo, por isso é necessário que ele busque constante capacitação sobre as especificidades das diversas síndromes genéticas, para entender as características, necessidades e potencialidades desses estudantes. Dependendo da síndrome genética, pode ser útil o uso de tecnologias que auxiliem no aprendizado, como softwares específicos e materiais adaptados. Outros pontos também são muito relevantes como: criar um ambiente de respeito; estabelecer parcerias com outros profissionais para atender às necessidades específicas dos alunos; é importante entender as expectativas, preocupações e desejos da família, bem como fornecer orientações sobre como podem auxiliar no processo educacional de seus filhos; promover atividades que celebrem a diversidade e fornecer feedback regular focando no progresso e nas conquistas do aluno, bem como nas áreas que necessitam de mais apoio, assim como promover a conscientização sobre o respeito às diferenças.
Em resposta à Jésse Ray Mendes Costa

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
Boa noite!

Concordo com seu posicionamento Jésse, e destaco a colocação sobre a necessidade da formação continuada, muito bem pontuada por você ao se referir sobre a necessidade de capacitação sobre as especificidades de cada síndrome genética. Acrescento que o trabalho colaborativo e a troca de conhecimentos nos horários de formação em serviço também contribuem para superar as dificuldades encontradas e para a construção de percursos pedagógicos viáveis e eficazes de acordo com a clientela da unidade escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
O professor regente da classe pode contribuir significativamente para a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas de diversas maneiras. Primeiramente, ele deve buscar compreender as necessidades específicas de cada aluno, adquirindo conhecimento sobre a síndrome em questão e suas características individuais. Isso possibilita a criação de planos de ensino individualizados, adaptados às necessidades do aluno, bem como a definição de metas de aprendizagem personalizadas. Além disso, o professor deve colaborar de forma próxima com profissionais de saúde e terapeutas, integrando seus conhecimentos para proporcionar um ambiente de aprendizado mais inclusivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
O primeiro passo é ter empatia e compromisso profissional, para procurar conhecer o estudante, sua necessidades e aprofundar seus conhecimentos sobre a síndrome genética apresentada. Dentro do que for necessário realizar para garantir o atendimento e e a inclusão efetiva, não se deve perder de vista a afetividade e o carinho, como agentes facilitadores no processo.
Em resposta à Kátia Alves Bernardino Ujvari

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Concordo Kátia! As vezes a falta do olhar estratégico pode comprometer o aprendizado desse estudante que tem potencial mais que não foi devidamente estimulado.
Em resposta à Kátia Alves Bernardino Ujvari

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Boa noite, Kátia!

Concordo com seu posicionamento! Sem dúvida, o professor precisa conhecer de perto as necessidades desses estudantes, suas habilidades, dificuldades, bem como o contexto em que vivem para que possa fazer as adaptações adequadas em relação ao conteúdo. Para isso, é fundamental que o docente mantenha contato direto com a família desses alunos para que seja informado sobre suas evoluções gradativas no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma educação mais igualitária e inclusiva.
Em resposta à Fernanda Marcelle Miranda

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Concordo com vocês! O papel do professor é essencial na promoção de uma educação inclusiva nesses casos, mas para desempenhar essa função de maneira efetiva, é crucial que ele tenha acesso à formação, tempo e recursos adequados. Quando os professores têm o suporte necessário, podem realmente personalizar o ensino e proporcionar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, atendendo às necessidades individuais de cada aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
O professor regente da classe desempenha um papel significativo na inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas. Para isso, é fundamental compreender as individualidades e necessidades específica de cada aluno, terr empatia, respeitar as diferenças, e na prática educativa adaptar o currículo, promover um ambiente acolhedor e inclusivo de verdade, colaborar com profissionais de apoio e manter uma comunicação constante com os pais. Dessa forma o professor será capaz de possibilitar que esses alunos desenvolvam seu potencial acadêmico e social, contribuindo para uma educação mais igualitária e inclusiva.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
A inclusão escolar é um dos pilares da educação inclusiva, que busca garantir o direito fundamental à educação a todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades. Esse conceito vai além da simples presença física dos alunos na sala de aula, pois envolve a participação ativa, o aprendizado significativo e o desenvolvimento pessoal de cada estudante. Quando falamos de estudantes com síndromes genéticas, a inclusão se torna ainda mais relevante e desafiadora, e o professor regente da classe desempenha um papel crucial nesse processo.

As síndromes genéticas englobam uma variedade de condições médicas que resultam de anomalias genéticas. Cada uma dessas síndromes é única e pode manifestar-se de formas diversas, com desafios específicos para o aprendizado. Portanto, é essencial que o professor regente compreenda as características, necessidades e potenciais de cada aluno com síndrome genética em sua sala de aula.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
O professor regente deve propor atividades de argumentação e leitura de textos para potencializar a comunicação.
Os desenhos, pinturas e brincadeiras em grupo são muito importantes para desenvolver a coordenação motora dos alunos com síndromes genéticas.
Outra abordagem muito importante são os jogos de estratégia, pois trabalham com a abstração e raciocínio do estudante.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
Compreendendo que cada aluno necessita de um trabalho específico, o professor deve entender a pluralidade existente no ambiente escolar. Com isso, o processo de inclusão é feito de modo mais efetivo, oportunizando ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades e competências.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
O papel do professor regente no processo de ensino e aprendizagem é extremamente fundamental, na escola a inclusão começa com o professor regente, porém ele deve ter uma equipe que o ajude, por exemplo, mediadores, coordenadores, familiares, etc. O professor regente deve preparar atividades e jogos adaptados para os estudantes com síndromes genéticas, acolher o estudante e respeitar suas dificuldades. Os estudantes com síndromes genéticas devem sentir que fazem parte da escola, isto é, que pertencem a um grupo.
Em resposta à Alessandra Marques de Paiva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Concordo com o que foi colocado por você! É de suma importância que haja a colaboração e participação de todos os envolvidos, não apenas do professor regente, para que o aluno tenha êxito no ambiente escolar e fora dele também.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
Procurar além de auxiliar na construção de um ambiente inclusivo, onde haja a compreensão de diferentes situação, fazendo mudanças e adaptações significativas com ações, na qual, a educação derrube barreiras, preconceitos e a exclusão.
O professor regente deve ser o apoio no processo da inclusão, desta forma, é fundamental que seja um mediador de experiências e orientador da aprendizagem. Nesse sentido, o professor regente irá construir saberes possibilitando o desenvolvimento do aluno e sendo uma ponte dentro de todo o processo da inclusão desses estudantes.
Para tanto, o professor regente dentro da classe para contribuir com uma escola e educação inclusiva, é de grande importância adquirir novos conhecimentos através de formação continuada, estar preparado para situações adversas, criação de materiais pedagógicos, utilização de estratégias e recursos didático pedagógicos diferenciados, desenvolvimento de formas diferenciadas de comunicação e avaliação do aluno, inclusão nas diferentes atividades a serem desenvolvidas, e isso contando com uma equipe multidisciplinar e os professores de apoio para efetivação da inclusão escolar.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
O professor regente da classe, para então conseguir colocar em prática à inclusão nas salas de aula, para com pessoas com síndromes genéticas, necessita se especializar, buscar estudos nessa área, não apenas conhecimentos científicos, mas também os de humanização, pois sem eles, o processo se torna raso, vazio e mecanizado. Conseguir ter empatia com o outro, em um ambiente escolar é de suma importância, esse traz o diferencial, não só para o aluno que necessita desse atendimento especializado, mas também para seus colegas de classe. O professor, não deve ser visto como uma autoridade e sim como um mediador de conhecimentos, será através dele que seus alunos terão um processo educacional e de vida mais humanizado, com as devidas atenções.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
A inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas é um desafio importante e complexo que requer o envolvimento de toda a comunidade escolar. Contudo, o papel do professor nesse contexto é fundamental, pois ele desempenha um papel central na criação de um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos, independentemente de suas diferenças.
Primeiramente, o professor regente da classe pode contribuir com a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas ao desenvolver um conhecimento profundo sobre as necessidades específicas desses alunos. Isso envolve a familiarização com as características da síndrome genética em questão, bem como as implicações para o aprendizado e o desenvolvimento da criança. Ao entender as necessidades individuais de cada aluno, o professor pode adaptar o currículo e as estratégias de ensino para atender a essas necessidades de maneira mais eficaz. Além disso, o professor pode promover a sensibilização e a empatia entre os outros alunos da classe.
O uso de estratégias pedagógicas diferenciadas é outra maneira pela qual o professor regente pode apoiar os estudantes com síndromes genéticas. Isso pode incluir a adaptação de materiais didáticos, a disponibilização de apoio individualizado, a implementação de pausas regulares para alunos que precisam de mais tempo ou a utilização de recursos de tecnologia assistiva, conforme necessário. O objetivo é garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver da melhor maneira possível.
Em resposta à Ana Paula Dias Frazão

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Isso mesmo Ana Paula! Acredito que um ambiente acolhedor contribui na mediação e na relação de afetividade com empatia e colaboração.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Na perspectiva de inclusão, o papel do professor regente é de fundamental importância, procurando conhecer a deficiência do estudante com respeito as limitações. No caso das síndromes genéticas, as ações de mediação precisam estimular as habilidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais na relação de afetividade com empatia e colaboração. O uso de estratégias de ensino com metodologias ativas e materiais lúdicos ajudam nesses processos educativos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
A inclusão de alunos com síndromes genéticas é um grande desafio, mas há caminhos que o professor pode fazer para superar esse entrave, como conhecer a síndrome genética do aluno: É essencial que o professor se informe sobre a síndrome genética específica do aluno, suas características e desafios. Isso ajudará a adaptar o ambiente e o currículo para atender às necessidades individuais do aluno. Como também trabalhar em estreita colaboração com profissionais da educação especial, terapeutas, pais e outros especialistas para desenvolver um plano de apoio individualizado que atenda às necessidades do aluno. E também adaptar o currículo, modificando o currículo para acomodar as necessidades do aluno, fornecendo materiais de ensino apropriados, atividades e estratégias de ensino que se alinhem com suas habilidades e níveis de desenvolvimento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -

A inclusão escolar de pessoas com síndromes genéticas (Síndrome de Down, Síndrome de X frágil, Síndrome de Cri du Chat) pode ser viabilizada pela adoção de metodologias de ensino que estimulem habilidades, cuja condição genética interpôs uma limitação ao desenvolvimento. Essa condição é um desafio que requer formação adequada a elaboração de estratégias de ensino voltadas a condições cognitivas específicas.
Pensando na condição docente de oferta de ensino para turmas com mais de 20 estudantes no Fundamental I, mais de 30 estudantes no Fundamental II, e de 30 a 40 estudantes no ensino médio, propiciar atenção individualizada a aprendizagem de pessoas com síndromes genéticas torna-se ainda mais desafiadora.
Se considerarmos que via de regra há uma variedade de tipos de aprendizagem e que para cada tipo é possível se estabelecer uma estratégia de ensino, o desafio passa a ser ofertar o ensino com combinadas formas de estilo de aprendizagem visando propiciar estímulo visual, sensorial, sinestésico dentre outros.

Ademais, a oferta do ensino com atenção, afeto e estímulo a interação entre pares também propícia a inclusão, sobretudo nas situações em que se desconhece as necessidades de aprendizagem específicas dos estudantes.


Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
A inclusão de estudantes público da Educação Especial nunca acontece de maneira simples. Mas, apesar de ser um grande desafio para professores regentes, não é uma tarefa impossível.
Inicialmente, é importante que o(a) professor(a) regente conheça as principais demandas de seu estudante e elabore o planejamento educacional individualizado (PEI). Após isso, é importante que toda a turma participe do processo de inclusão desses estudantes. A elaboração de atividades adaptadas aplicadas para toda a turma, para que demais estudantes possam compreender as necessidades de outros estudantes e desenvolvam respeito e empatia.
Em resposta à Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
Assim como a Ingrid acho muito importante começar as atividades de inclusão com a elaboração do planejamento educacional individualizado (PEI). É ele que nos orienta inicialmente. E o que também é essencial, é o desenvolvimento de atividades adaptadas em que toda a turma possa participar do processo inclusivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
O professor regente tem papel essencial na inclusão do aluno com deficiência, uma das atribuições que o professor regente precisa ter para ser inclusivo é ter conhecimento sobre a deficiência do seu aluno, aceitar que esse aluno tem limitações, mas que ele precisa ser estimulado a superar ou aprender a lidar com suas indiferenças.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Boa noite a todos e todas!

Respondendo ao questionamento proposto, o estudante que possui deficiência genética como a Síndrome de Down, por exemplo, costuma apresentar algumas dificuldades de comunicação e aprendizado, sendo necessário que o(a) professor(a) esteja preparado(a) para repetir as orientações diversas vezes e de forma diferente, até que o(a) estudante compreenda. Paciência e dedicação devem fazer parte desse processo.
Além de estar pronto para repetir a informação, o docente também pode usar de alternativas para facilitar a comunicação. No geral, esses alunos compreendem mais facilmente quando as instruções são visuais. Para isso, é indicado que o professor use ilustrações grandes e chamativas. Optar por cores e símbolos de fácil compreensão é também uma boa ideia.
As dificuldades de aprendizado devem ser respeitadas. Por isso, as atividades muitas vezes podem precisar ser especiais para esse aluno. No entanto, os desafios devem ser gradativos. Outra possibilidade ao professor para trabalhar com este público-alvo é planejar pausas entre as atividades, visto que o desenvolvimento de funções cognitivas demanda muito esforço desses estudantes e o cansaço pode afetá-las.
É preciso também que o docente valorize o aluno, bem como suas conquistas. Caso não o faça, o aluno pode se sentir isolado e isso pode levar ao desinteresse, Por fim, o contato com a família desses estudantes é fundamental, tendo em vista que, a troca de informações sobre a evolução ou qualquer alteração que o(a) aluno(a) apresente pode ajudar em sala de aula, já que é interessante ao professor saber mais sobre as características apresentadas pelo(a) discente.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
Boa noite.
Penso que o professor pode contribuir de dikversas maneiras, sendo a principal delas a realização de um curso de formação continuada para poder compreender as diversass característricas apresentadas pelos alunos com síndrome genética.
O professor rgente da classe também pode contribuir oferecendo apoio emocional e incentivando os alunos a se integrarem e não isolar o PcD nem na realização de atividades em grupo nem nos momentos de recreação escolar ou negando sua participação em atividades que todos os outros aluos participem.
É aconselhável ao professor realizar adaptações em suas atividades didáticas a fim de permitir  a realização pelo PcD que pode se utilizar da Tacnologia Assistida ou da Comunicação Assistiva para a realização das atividades.

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Joice Santana Lisbôa -
O professor dentro da proposta da educação inclusiva demonstra-se um profissional de grande importância, pois é alguém que cria ações de mediação entre o aluno e o conhecimento e entre o aluno e a escola, possibilitando sua melhor socialização e desenvolvimento. É claro que este professor precisa de uma estrutura física adequada, a flexibilização e criação de materiais pedagógicos, a utilização de estratégias e recursos didático pedagógicos diferenciados, desenvolvimento de formas diferenciadas de comunicação e avaliação do aluno, inclusão nas diferentes atividades a serem desenvolvidas, e isso contando com uma equipe multidisciplinar e os professores de apoio para efetivação da inclusão escolar.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Apesar de as síndromes mencionadas no texto da apostila apresentarem sintomas comuns às três, como as dificuldades motoras, de fala e de aprendizagem, é importante que cada estudantes tenha sua rotina de atividades escolares adaptada às suas necessidades específicas, uma vez que a manifestação desses sintomas pode ocorrer de maneira mais ou menos pronunciada, tornando cada estudante único.
No geral, é importante que o Plano de Educação Individualizado do estudante seja elaborado em conjunto com especialistas, e envolva a adoção de tecnologias assistivas e adaptações no ambiente e na metodologia de ensino para que o estudante possa desenvolver, de maneira gradual tais habilidades (escrita, fala, psicomotricidade etc.) Além das ações que podem ser promovidas pelo professor, é fundamental a garantir a inclusão social e assim como o apoio psicossocial.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
O professor regente desempenha um papel essencial na inclusão escolar de alunos com síndromes genéticas. Para atingir esse objetivo, é crucial que o educador adquira conhecimento aprofundado sobre a síndrome específica, desenvolva um Plano de Educação Individualizado (PEI) e colabore com profissionais de apoio. A adaptação do ambiente escolar, a comunicação clara, o estímulo da participação social e o monitoramento contínuo do progresso do aluno são aspectos chave. Além disso, o professor deve buscar oportunidades de desenvolvimento profissional para aprimorar suas habilidades em lidar com a diversidade na sala de aula. Por conseguinte, a inclusão efetiva exige compromisso, adaptação constante e colaboração com todos os envolvidos no processo educacional.