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Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

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Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 46

Prezadxs,

Nesse último fórum da disciplina, discutam sobre a importância do diagnóstico precoce para promover estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação.

Lembre-se que o objetivo é dialogar e, portanto, um fórum é tanto mais produtivo quanto maior for a exposição de ideias e o debate respeitoso a partir destas.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Considerando os estudos realizados na Semana 4, a falta de informações sobre as características de estudantes com altas habilidades e a falta de um diagnóstico precoce pode gerar um conceito equivocado sobre as suas singularidades. Nesse sentido, é imperativa a identificação do aluno com superdotação para a sua inclusão no processo ensino-aprendizagem, considerando suas especificidades e, portanto, mediante a adequação de estratégias de ensino e direcionamento ao atendimento educacional especial.

Conforme a coletânea de textos (apostila) da disciplina, dentre algumas características de alunos com altas habilidades podemos citar: demonstração de curiosidade, impaciência com atividades repetitivas, foco de atenção direcionado a atividades específicas, resistência em seguir regras, disposição e persistência para solucionar suas dúvidas, desempenho superior notório em uma ou mais áreas do conhecimento, desenvolvimento elevado para sua faixa etária, entre outros. Além dos atributos como boa memória, concentração, independência, autonomia, criatividade, imaginação, riqueza de expressão verbal (fluência de ideias), interesse por livros e outras fontes de conhecimento, etc.

Nesse sentido, a não observação/consideração às habilidades desses estudantes, negando a oferta de um atendimento educacional especial, pode resultar em problemas de ajustamento socioemocional e desempenho acadêmico, podendo demonstrar baixa autoestima e falta de motivação em seu dia a dia dentro e fora do ambiente escolar.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Jaqueline e demais colegas!

Também destaco a identificação de interesses e paixões e a parceria com os pais. Conhecer as áreas de interesse do aluno com altas habilidades é crucial. O diagnóstico precoce ajuda a identificar esses interesses, permitindo a exploração e o aprofundamento em tópicos que o aluno valoriza. O diagnóstico precoce envolve os pais no processo educacional de seus filhos. Isso permite que os pais compreendam melhor as necessidades do aluno e possam apoiar seu desenvolvimento.
é fundamental buscarmos estimular ao pensamento crítico e criativo. Alunos com altas habilidades muitas vezes têm uma capacidade excepcional de pensamento crítico e criativo. O diagnóstico precoce permite que o sistema educacional aproveite e cultive essas habilidades.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Bom dia


O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação em estudantes é de extrema importância para promover estratégias de ensino adequadas e oferecer a melhor educação possível. O diagnóstico precoce permite identificar as necessidades específicas do aluno com altas habilidades/superdotação. Isso possibilita a criação de um plano de ensino adaptado às suas habilidades, desafios e interesses, permitindo que ele avance em seu próprio ritmo.
Com a identificação precoce, o aluno pode começar a receber apoio e desafios apropriados desde cedo. Isso promove o desenvolvimento máximo de suas habilidades, impedindo que se sintam entediados ou subestimados na sala de aula.
Também devemos estar atentos para prevenir os desafios emocionais e sociai. Alunos com altas habilidades frequentemente enfrentam desafios emocionais e sociais, como isolamento, ansiedade e frustração. O diagnóstico precoce pode ajudar a implementar estratégias de apoio para lidar com essas questões e promover o bem-estar emocional.


Abraços
Jozeildo
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
O diagnóstico precoce de crianças com Altas Habilidades/Superdotação é muito importante para buscar estratégias pedagógicas que favoreçam a permanência do aluno na escola, sem que estes se sintam entediados e, sim, motivados.
A identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto escolar é uma necessidade para que este desenvolva suas habilidades e
usufrua com qualidade do seu potencial. As pesquisas avançadas e os estudos propostos têm proporcionado grande sucesso no processo de identificação e atendimento
aos alunos com AH/SD.
Em resposta à Ana Caroline Lôbo dos Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Além das pesquisas, os estudos propostos auxiliam no aprimoramento do atendimento aos alunos com TDAH e SD. Esses estudos incluem pesquisas de campo em escolas, análise de casos clínicos, levantamento de dados estatísticos e avaliação de intervenções educacionais. Essas pesquisas ampliam o conhecimento sobre as necessidades específicas desses alunos e ajudam a identificar as melhores abordagens de intervenção para cada caso. Em conjunto, as pesquisas avançadas e os estudos propostos têm proporcionado um grande sucesso no processo de identificação e atendimento dos alunos com TDAH e SD. Isso resulta em uma educação mais inclusiva e de qualidade, que atende às necessidades individuais desses estudantes e os auxilia em seu desenvolvimento acadêmico e social.
Em resposta à Ana Caroline Lôbo dos Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

Concordo, colega. O diagnóstico precoce é importante para a realização de uma adaptação curricular nas áreas de interesse do aluno de forma que este não se exclua e possa explorar suas habilidades.


Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
O diagnóstico precoce é de extrema importância quando se trata de identificar e atender estudantes com altas habilidades/superdotação. Essa identificação precoce desempenha um papel fundamental na promoção de estratégias de ensino adequadas para atender às necessidades desses alunos. Aqui alguns motivos pelos quais o diagnóstico precoce são essenciais:

Atendimento personalizado: O diagnóstico precoce permite que os educadores identifiquem as habilidades profissionais do aluno e desenvolvam um plano de ensino personalizado que se adapte a essas habilidades. Isso ajuda a garantir que o aluno receba um ensino desafiador e enriquecido que atenda às suas necessidades.

Evitar o tédio e a desmotivação: Estudantes com altas habilidades/superdotação muitas vezes enfrentam o tédio na sala de aula quando o currículo não os desafia o suficiente. Isso pode levar à desmotivação e à perda de interesse pela escola. O diagnóstico precoce permite que os educadores identifiquem esses desafios e tomem medidas para evitar o tédio, mantendo os alunos envolvidos e motivados.

Desenvolvimento integral: O diagnóstico precoce permite que os alunos com altas habilidades/superdotação desenvolvam todo o seu potencial. Se essas habilidades não forem orientadas a tempo, o aluno pode perder oportunidades de crescimento acadêmico, emocional e social.

Preparação para o futuro: Estudantes com altas habilidades/superdotação podem se destacar em áreas específicas, como matemática, ciências, artes ou música. O diagnóstico precoce ajuda a preparar esses alunos para futuras oportunidades educacionais e carreiras que estejam alinhadas com seus pais e talentos.

Evitar problemas de comportamento: Quando os alunos com altas habilidades/superdotação não recebem a diferenciação e o desafio necessário, eles podem ficar entediados e frustrados, o que pode levar a problemas de comportamento na sala de aula. O diagnóstico precoce ajuda a prevenir esses problemas, criando um ambiente de aprendizagem mais positivo.

Melhorar a equidade educacional: A identificação precoce de alunos com altas habilidades/superdotação contribui para a promoção da equidade educacional, garantindo que todos os alunos tenham acesso a oportunidades educacionais que atendam às suas necessidades, independentemente de seu nível socioeconômico, raça, gênero ou origem .

Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais: Além do desenvolvimento acadêmico, os estudantes com altas habilidades/superdotação podem se beneficiar da interação com seus pares e do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. O diagnóstico precoce ajuda a integrar essas crianças em ambientes educacionais inclusivos, onde podem construir relacionamentos e habilidades interpessoais.

Em resumo, o diagnóstico precoce desempenha um papel crucial na promoção de estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação. Isso não apenas beneficia o desenvolvimento acadêmico desses alunos, mas também contribui para seu bem-estar emocional, social e sucesso futuro. Portanto, é essencial que escolas e educadores estejam atentos à identificação e atendimento precoce de estudantes com altas habilidades/superdotação.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elias José Mendes Conceição Junior -
O diagnóstico precoce se mostra de suma importância para que o estudante com altas habilidades/superdotação não seja prejudicado, fazendo com que tenham seus talentos valorizados. assim como o impacto das intervenções no desenvolvimento sadio da criança com altas habilidades/superdotação.
Além disso o diagnóstico precoce ajuda a garantir que os estudantes com altas habilidades/superdotação tenham igualdade de oportunidades na educação. Isso é importante para evitar disparidades educacionais e promover a equidade no sistema educacional. Também permitindo que os alunos recebam o suporte emocional e social de que precisam. Eles podem se beneficiar de interações com colegas de mentalidade semelhante e de orientação de profissionais de educação que entendem suas necessidades únicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Ao diagnosticar um aluno com altas habilidades/superdotação, a escola tem a oportunidade de adaptar o currículo e as estratégias de ensino de acordo com suas habilidades e interesses específicos. Dessa forma, o aluno pode receber os estímulos necessários para desenvolver plenamente seu potencial intelectual. Além disso, o diagnóstico precoce permite ao aluno e à sua família obterem suporte e orientação adequados. Profissionais especializados na área de altas habilidades/superdotação podem auxiliar tanto o aluno quanto seus pais ou responsáveis no entendimento e manejo das características próprias desse perfil. Ao identificar esses estudantes cedo, é possível evitar a subestimação de suas habilidades, a falta de desafios educacionais e a consequente desmotivação. O ensino direcionado às suas habilidades específicas permite que eles alcancem seu pleno potencial acadêmico, ao mesmo tempo em que têm suas necessidades emocionais e sociais atendidas. Nesse sentido, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a inclusão e o desenvolvimento saudável e integral dos estudantes com altas habilidades/superdotação dentro do sistema educacional.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
Hoje, nas escolas, muitas das vezes os professores se deparam com diversos alunos com diferentes necessidades especiais; no entanto, nem todos possuem formação para identificar e trabalhar de forma adequada com estes e, apesar da legislação vigente amparar o trabalho devido e assistência por parte da escola, por meio de materiais, salas de recurso, formação continuada e afins, o que se vê na realidade de muitas instituições, públicas ou não, é a falta de preparação estrutural e profissional. No caso das Altas Habilidades, ainda é mais complexo, pois há identificações tardias devido à normalização dos sinais apresentados e, no caso dos já identificados e que possuem o parecer, prevalece o mito de que os superdotados são pequenos gênios com facilidade em todas as áreas.
Em resposta à Franciele Soares de Souza

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Oi, Franciele.

Sim, esse ponto que tocou sobre os alunos com altas habilidades/superdotação de serem gênios, e que não precisariam de adequações curriculares é muito interessante. Os alunos que possuem essas características precisam que o docente direcione o seu aprendizado, a fim de garantir a sua suplementação curricular. Caso isso não ocorra, e não tenha as suas habilidades e competências potencializadas, esse aluno poderá perder o interesse até mesmo nas suas áreas de interesses. É preciso estar atento aos sinais que podem aparecer na forma de falta de interesse nas aulas.

Abraço.
Em resposta à Clayton Torres Felizardo

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
Excelente colocação! Os alunos com superdotação e altas habilidades precisam ter as suas necessidades atendidas para o desenvolvimento pleno desses estudantes.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
O diagnóstico precoce de estudantes com altas habilidades/superdotação desempenha um papel fundamental na implementação de estratégias de ensino adequadas e no apoio ao desenvolvimento desses indivíduos. Identificar e compreender as necessidades desses alunos desde cedo é essencial para garantir uma educação de qualidade e permitir que eles atinjam seu máximo potencial.
Uma vez que o diagnóstico tenha sido feito, é possível implementar intervenções educacionais apropriadas para promover a inclusão escolar, e o desenvolvimento desses estudantes. Isso pode incluir programas de enriquecimento curricular, aceleração de conteúdos, projetos de pesquisa e atividades extracurriculares que estimulem suas habilidades e interesses específicos. Além disso, a identificação precoce também permite que os professores e a escola estejam preparados para fornecer apoio psicológico e emocional, caso necessário.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
Nem todos possuem formação para identificar e trabalhar de forma adequada com estes e, apesar da legislação vigente amparar o trabalho devido e assistência por parte da escola, por meio de materiais, salas de recurso, formação continuada e afins, o que se vê na realidade de muitas instituições, públicas ou não, é a falta de preparação estrutural e profissional. No caso das Altas Habilidades, ainda é mais complexo, pois há identificações tardias devido à normalização dos sinais apresentados e, no caso dos já identificados e que possuem o parecer, prevalece o mito de que os superdotados são pequenos gênios com facilidade em todas as áreas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
Observar cada aluno em particular em meio a 25, 30 alunos não é tão simples, isso requer que o professor tenha um olhar sensível e atento para notar evidencias que levem a um diagnóstico de alguma DI, TEA ou altas habilidades...Sendo que não é o educador quem faz o diagnóstico, apenas anotamos nossas observações e conversamos com os responsáveis sobre as possibilidades trocando informações de acordo com relatos de como esse estudante age no lar também. Essas atitudes somadas, podem auxiliar no diagnóstico precoce que facilitará muito a vida do aluno, do professor e da família, pois sabendo qual a necessidade da criança/adolescente é mais fácil buscar soluções (ferramentas adequadas) ampliando as potencialidades do estudante, ajudando-o a compreender o motivo dele ser e agir de modo diferente em alguns aspectos. No entanto, o professor precisa estar qualificado para conseguir ter esse olhar sensível e isso requer formação adequada e atualização profissional.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
Compreender a importância do diagnóstico precoce de estudantes com altas habilidades e superdotação é de grande importância para que esses estudantes sejam atendidos dentro de suas necessidades para que seu processo de ensino-aprendizagem não seja prejudicado.
No entanto, identificar estudantes com altas habilidades e superdotação é ainda mais importante, para que sejam asseguradas as atividades suplementares, dentro de seu interesse, sem que atrapalhe outras aprendizagens.
A realidade é que a maioria de nós, educadores, estamos sempre preocupados com estudantes com dificuldade de aprendizagem, e até mesmo classificamos alguns estudantes com altas habilidades como estudantes com dificuldade de aprendizagem, caso sua área de interesse não esteja dentro de nossas áreas curriculares, e não respondam adequadamente aos diversos tipos de avaliação às quais são submetidos durante o período letivo.
Isso faz com que a escola se torne desinteressante e tediosa, prejudicando grandemente seus processos de ensino-aprendizagem. Por isso é muito importante ampliar as discussões sobre o tema, para que educadores e educadoras possam ter mais acesso a informações, ajudando a identificar estudantes com altas habilidades e superdotação, para que em suas práticas sejam sempre utilizados recursos com atividades suplementares, de modo que esses estudantes sejam bem atendidos e se sintam mais confortáveis nos espaços escolares, atendidos dentro de suas necessidades educacionais.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Olá, minha gente! Tudo bom?
Conforme estudado ao longo deste capítulo, quadros de superdotação muitas vezes passam batidos ao corpo docente e, até mesmo pela própria família da criança, por encarem a criança como agitada ou dispersa. Além disso, ainda é comum encarar a superdotação como uma condição que não demanda atendimento educacional especializado, visto que a criança atende às exigências (especialmente, as educacionais) projetadas para a sua idade, ou seja, não apresenta uma “limitação” em si.
Porém, o diagnóstico precoce da superdotação é de importância para garantir a promoção de educação personalizada e desafiadora, adequada ao seu nível de habilidade e interesse, a fim de evitar que o(a) estudante se sinta desestimulado dento e fora do ambiente escolar, por ter sua capacidade subestimada. Além disso, quando há a identificação do potencial do(a) estudante superdotado(a) desde cedo, seus talentos podem ser desenvolvidos e estimulados desde cedo, e acordo com a área de interesse.
Isso é fundamental para construir um ambiente de a desenvolvimento integral de estudantes superdotados, especialmente nas esferas emocional e social, evitando problemas de adaptação que podem culminar na desistência dos estudos. Essa inclusão também permite o estabelecimento de um ambiente escolar mais tolerante e receptivo às especificidades de cada pessoa.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação é crucial para promover estratégias de ensino adequadas e maximizar o potencial desses estudantes. Identificar precocemente as altas habilidades permite que os educadores personalizem o ensino de acordo com as necessidades específicas do aluno, oferecendo desafios e oportunidades adequadas ao seu nível de habilidade. Muitas vezes, alunos superdotados podem enfrentar desafios socioemocionais devido à falta de compreensão de seus educadores. O diagnóstico precoce permite a implementação de estratégias para apoiar o desenvolvimento socioemocional, prevenindo problemas como o isolamento e a falta de motivação.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
A importância do diagnóstico precoce para promover estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação.

Semnpre que estou no conselho de classe das minhas turmas, ou em conversa com algum colega professor, e falamos sobre o comportamento dos alunos assinalando que o mesmo pode ser possuidor de alguma patologia referente a PcD, é de costume ouvir a frase: Ele não tem laudo, E isto influencia toda a trajetória do aluno na escola.
O dianóstico precoce possibilita que tanto a família quanto a escola encontre estratégias sócio-educativas para o desenvolvimento do aluno. A escola precisa conhecer e promover estratégias de aprendizagem para todos os seus aluno e, em especial, aqueles que necessitam de atendimento educacional especializado.
O diagnóstico precoce para os alunos com altas habilidades/dotação possibilita que os atores da escola contribuam de forma efetiva nos caminhos didáticos necessários para que o aluno permaneça na escola motivado e construa seu conhecimento para o exercício da cidadania.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação é crucial para garantir que os estudantes recebam o suporte educacional adequado desde o início de sua jornada acadêmica. Identificar esses alunos precocemente permite a implementação de estratégias de ensino personalizadas, desafiadoras e estimulantes, que atendem às suas necessidades específicas. Sem um diagnóstico precoce, os estudantes superdotados podem enfrentar desafios como o tédio na sala de aula, falta de motivação e subdesempenho acadêmico. Ao considerar suas habilidades profissionais, os educadores podem adaptar o currículo, proporcionando atividades mais complexas e incentivo o desenvolvimento contínuo desses talentos. Além disso, a identificação precoce permite a implementação de programas de enriquecimento, aprimoramento ou outras abordagens educacionais que desafiem e envolvam os estudantes superdotados de maneira eficaz. Isso ajuda a prevenir problemas emocionais e sociais associados ao não atendimento das necessidades educacionais dessas aulas, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e estimulante.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
O diagnóstico correto e precoce dos estudantes com altas habilidades/superdotação permite que estes alunos sejam atendidos pela educação especial inclusiva e devido a isso suas habilidades serão trabalhadas adequadamente, estimulando seus interesses e evitando problemas emocionais (depressão, ansiedade, etc) no futuro. Eles receberão o apoio necessário e não se sentiram incompreendidos.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
A identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, é importante para que ele desenvolva suas habilidades com qualidade do seu potencial.
Quando a professora regente suspeita que um aluno possua altas habilidades o encaminha a equipe responsável para a efetivação do processo diagnóstico. O encaminhamento após a suspeita observada pelo professor regente é de extrema importância para que a investigação se inicie o mais rápido possível e leva-se em conta, os aspectos cognitivos do aluno superdotado a participação da família e o envolvimento de diversos profissionais da área da educação.
Com o proposito de, auxiliar e favorecer condições para que esse aluno diagnosticado seja tratado no âmbito da sala de aula regular de acordo com seu grau de inteligência ou habilidade, agregando com pessoas que tenham interesses e aptidões semelhantes, que se pratique com a criança, o exercício da empatia, da compreensão, da diversidade, do respeito pelas características individuais das pessoas e das relações saudáveis entre as diferenças pessoais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
O diagnóstico precoce desempenha um papel crucial na educação de estudantes com altas habilidades/superdotação. O fato de que identificar essas habilidades excepcionais desde cedo oferece a base necessária para a implementação de estratégias de ensino adequadas e benéficas para esses alunos. Primeiramente, o diagnóstico precoce permite uma resposta mais eficaz às necessidades desses estudantes. Quando os educadores, pais e profissionais de educação especial reconhecem as habilidades excepcionais de um aluno, podem adaptar o currículo e as atividades de aprendizado para desafiá-lo de maneira apropriada. Isso evita o tédio e a desmotivação, mantendo o aluno envolvido e interessado em sua educação. Além disso, é crucial para evitar problemas emocionais e comportamentais que podem surgir quando os alunos superdotados não recebem o estímulo adequado. Esses alunos podem enfrentar sentimentos de isolamento, ansiedade e até mesmo depressão devido à falta de desafio e ao sentimento de não pertencerem. Com um diagnóstico oportuno, os educadores e profissionais de saúde podem fornecer apoio emocional e social necessário, ajudando os alunos a desenvolver uma autoimagem saudável.
Em resposta à Cláudia Marques Eleres

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Olá Claudia, penso a mesma coisa que você. O diagnostico precoce é algo muito positivo, pois contribiui para que o próprio aluno se conheça e possa lhe dar melhor com a sua condição no dia a dia escolar.
Em resposta à Armstrong Pereira de Almeida

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
Armstrong e Cláudia, exatamente. O diagnóstico precoce é benéfico para o estudante e para a escola, pois permite que o planejamento pedagógica e os demais encaminhamentos possam ser realizados de maneira mais adequada às necessidades que se apresentarem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Acredito que quando um professor percebe e encaminha a família deve ser levado em conta a fala e atenção que o professor esta tendo em relatar as informações para que assim a família busque o acompanhamento com as equipe multidisciplinares. Quando mais cedo forem realizado os teste e identificação das Altas Habilidades e Superdotação Intelectual, melhor será o acompanhamento com recursos e metodologia apropriados favorecendo uma aprendizagem significativa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Pnso que antes de abordar a questão do agnóstico precoce do estudante com Altas Habilidades éimportante destacar quais seriam estes indicativos de superdotação conforme Aranha (2002), Joseph Renzulli, em 1978, que iniciou suas pesquisas apresentando uma combinação de conjuntos relacionados de comportamentos, relatando que um indivíduo poderá ter altas habilidades se houvesse uma interação entre os três traços: habilidade geral acima da média, compromisso com as tarefas e criatividades. No decorrer dos tempos, esta concepção de inteligência foi desenvolvida para a facilitação da identificação e de todo o processo diagnóstico do aluno com suspeita de altas habilidades. São considerados crianças com Altas Habilidades/Superdotação, conforme Diretriz da Educação Básica aqueles que as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora. As características diferenciadas fazem com que as crianças com altas habilidades, pensem que não precisem de apoio, incentivo, auxílio e identificação precoce. Para tanto o Ministério da Educação disponibiliza todo o embasamento e assistência a esses indivíduos para que gestores e professores, pais e outros profissionais da área pesquisem para maior compreensão, capacitação e assistência para a criança superdotada.
Em resposta à Armstrong Pereira de Almeida

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Boa noite! Através do seu uma visão foi possível ter uma visão abrangente e esclarecedora sobre a superdotação, pois enfatiza a necessidade de reconhecimento precoce e suporte contínuo. Ao incentivar a pesquisa, compreensão e capacitação, se contribui para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos e adaptados às necessidades específicas de cada criança superdotada.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
Ao reconhecer as características associadas à superdotação, como a rápida aprendizagem, a criatividade pronunciada e a capacidade de resolução de problemas, os educadores podem adaptar seus métodos de ensino para atender às demandas desses alunos, oferecendo desafios intelectuais apropriados e estimulando o desenvolvimento de suas habilidades. Além disso, o diagnóstico precoce permite a implementação de programas educacionais diferenciados e personalizados, criando um ambiente que nutre o potencial máximo desses estudantes, promovendo não apenas seu sucesso acadêmico, mas também seu bem-estar emocional e social.
Não podemos esquecer da importância da participação familiar nesse processo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
Indivíduos com altas habilidades/superdotação possuem potencialidades destacadas em alguns ou vários campos da aprendizagem e identificá-las precocemente permite que a escola proponha uma metodologia de ensino direcionada para que esses estudantes sejam estimulados na sua área de alta habilidade/superdotação. Isso possibilita um melhor ensino e também evita a evasão escolar desses estudantes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
É de suma importância o diagnóstico precoce para os devidos encaminhamentos pedagógicos e um estudo do corpo docente e coordenação pedagógica, em busca das estratégias mais adequadas para cada caso de superlotação/altas habilidades. Desta forma, é possível minimizar ou extinguir o tédio que o estudante pode sentir na classe regular; encaminhá-lo para uma turma de educação especial para superdotados; adequar o planejamento pedagógico; e fazer outros encaminhamentos, se forem necessários.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
A ação de um diagnóstico precoce é importante porque permite que o professor juntamente com todo corpo pedagógico da escola organize o processo de aprendizagem dos alunos com superdotação e altas habilidades da maneira que não comprometa o desenvolvimento desses alunos, bem como, dos alunos típicos. Desta forma, quanto antes o corpo pedagógico conseguir identificar esse grupo específico de alunos, maiores serão as chances de construir um planejamento de excelência e que permita um processo de ensino e aprendizado efetivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
O diagnóstico precoce dos alunos com superdotação e altas habilidades permite ao professor e aos pais dos alunos compreender qual o tipo de superdotação o educando tem e traçar metodologias que acompanhem o desenvolvimento de suas potencialidades, fazendo com que todo o processo de ensino-aprendizagem tenha o envolvimento e o interesse do aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
Esse é um tema que me envolve pessoalmente e, de cara, é bem difícil de responder, pois o diagnóstico de altas habilidades é uma verdadeira caminhada e a expressão de cada um é diferente. Sou mãe de uma criança de 11 anos com diagnóstico de dupla excepcionalidade, TDAH e AH/SD, o que não é incomum, pois muitas crianças TDAH e TEA tem ah/sd. O diagnóstico é lento e muito caro, sem acesso via rede pública de saúde, a não ser em centros específicos como APAE, o que leva meses entre uma consulta e outra, ou seja, não serve de quase nada.
Uma das características da AH/SD é a assincronia, algumas coisas se desenvolvem além da média e outras estancam ou regridem, dependendo de muitos fatores: interesse da criança, acompanhamento psicopedagógico e psicológico, estabilidade emocional, estabilidade familiar.
Ter um diagnóstico precoce é muito importante, pois cada criança apresenta expressões diferente da AH/SD. A escola, tendo o diagnóstico, é capaz de iniciar o preparo mais específico de metodologias que atendam as necessidades desta criança, diversificando as metodologias em sala de aula, nas avaliações e propondo atividades extras de aprofundamento na área de interesse desta criança nas salas de AEE e desenvolvendo um trabalho de parceria com os responsáveis e especilistas que o acompanha. Esse é um imenso desafio, pois mesmo as pessoas que trabalham com esse grupo não sabem como fazer essas adaptações de fato.
Pra falar da realidade da escola, a maioria dos alunos nem tem diagnóstico e quando a pessoa é percebido pelo docente, a primeira dificuldade é fazer um diagnóstico, a segunda é promover a adapação que demanda conhecer esse aluno de forma muito profunda. Na escola de ensino médio, em que os alunos encontram o professor uma vez na semana, essa identificação de especificidade é muito difícil, dependendo de um diagnóstico prévio e acompanhando de equipe multidisciplinar.
Em resposta à Fabrícia de Lima Brito

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -

Paz e bem, Fabrícia!


Também tenho um filho de 11 anos com diagnóstico de dupla excepcionalidade, TEA e AH/SD. E passei pelas peripécias no SUS e com o plano de saúde para conseguir a avaliação diagnóstica, e sigo na batalha para conseguir proporcionar a meu filho o acesso as terapias que ele necessita, além do supor familiar e acompanhamento escolar. Sou coordenadora pedagógica na rede municipal, e acompanho a saga de outras famílias para ter o diagnóstico e o acesso as terapias. Na escola as adaptações curriculares não acontecem e há muita resistência dos docentes em aprimorara as estratégias didáticas para promover educação inclusiva. Para que meu filho tivesse o PDI e a escola aceitasse receber o psicólogo que o acompanha em reunião, precisei acionar o Ministério Público. Temos uma legislação recente que garante o direito a avaliação e intervenções terapêuticas precoces, mas falta a elaboração e a implementação de uma política pública transversal a saúde, educação e assistência social para concretização dos direitos.

Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Ana! Especialistas apontam despreparo dos professores, que não observam o lado emocional atrás dos talentos. É difícil até comprovar a superdotação, pois o exame é caro. Existem habilidades que não são captadas pelos testes de inteligência, como as artísticas e corporais. Por isso, os superdotados - e suas famílias - sofrem. Leia mais em: https://exame.com/ciencia/superdotados-os-desafios-de-diagnostico-e-inclusao-de-criancas-acima-da-media/
Em resposta à Fabrícia de Lima Brito

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Fabrícia! Assim com você, muitos pais reclamam que faltam recursos extras para explorar o potencial dos filhos.
Em resposta à Eliana Antonia Demarques

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Também devemos ressaltar a questão da qualificação profissional, sendo esta de importância fundamental no desenvolvimento de pessoas com altas habilidades e superdotação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
A importância do diagnóstico prévio consiste na capacidade de oferecer intervenções educacionais personalizadas e adaptadas desde o início da trajetória escolar do aluno superdotado. Essa identificação antecipada permite que educadores e profissionais da educação compreendam as características únicas desses estudantes, como uma rápida capacidade de aprendizado, criatividade excepcional, pensamento crítico aguçado e a necessidade de desafios intelectuais mais avançados.
A identificação precoce de altas habilidades/superdotação é essencial para criar ambientes educacionais que atendam às necessidades específicas desses alunos. Essa abordagem proativa não apenas maximiza o potencial acadêmico dos estudantes superdotados, mas também contribui para o desenvolvimento global de suas habilidades, preparando-os para enfrentar desafios intelectuais e sociais de maneira mais eficaz ao longo de sua jornada educacional.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação é crucial para proporcionar um ambiente educacional adequado às necessidades desses estudantes especializados. Assim como em outras deficiências, identificar precocemente as características de superdotação permite iniciar instruções e estratégias de ensino adequadas desde cedo.
A importância do diagnóstico precoce reside na capacidade de oferecer um suporte educacional personalizado, solicitado e enriquecedor para os alunos superdotados. Ao identificar essas habilidades profissionais, as instituições educacionais podem desenvolver programas específicos, adaptando o currículo para atender às demandas intelectuais desses estudantes.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
A importância do diagnóstico para identificar estudantes com altas habilidades / superdotação (AH/SD) é fundamental para que se possa permitir a elas que coloquem seu talento em prática. O docente pode promover estratégias de ensino adequadas para esses estudantes. Algumas dicas são:
• Criar condições físicas, ambientais e materiais, propiciando melhores níveis de comunicação e de interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar;
• Favorecer a participação nas atividades escolares, procurando agrupar os alunos de uma maneira que facilite a realização de atividades em grupo, e incentive a comunicação e as relações interpessoais;
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Emilly Camila Soares Nobre -
O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação é importante em vários aspectos, auxiliando evita que esses alunos fiquem desmotivados ou desinteressados na escola devido à falta de desafios e estímulos adequados. Com o conhecimento das suas habilidades especiais, os professores podem adaptar o currículo, oferecer atividades diferenciadas e permitir maior autonomia no processo de aprendizagem, o que contribui para o seu desenvolvimento integral. Outro ponto importante é a importância de oferecer um ambiente escolar que valorize a diversidade de habilidades e promova a inclusão desses estudantes, para que eles se sintam acolhidos e estimulados a desenvolver suas potencialidades.
Em resumo, acredito que o diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação é crucial para garantir que esses estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e possam desenvolver todo o seu potencial.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
A importância da anamnese do aluno com altas habilidades e superdotação, tem um significado importante para o processo de desenvolvimento, de estratégias, projetos pedagógicos voltados para o atendimento especializado destes alunos, políticas públicas para dar o suporte necessário ao atendimento destes, garantindo a aprendizagem e a permanência na instituição educacional e também à inclusão destes discentes, resguardando seus direitos.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Joice Santana Lisbôa -
A identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto escolar é uma necessidade para que este desenvolva suas habilidades e usufrua com qualidade do seu potencial. Esta identificação se faz necessária tendo em vista os equívocos a cerca deste público alvo da educação especial, além disso, é fundamental para que se possa permitir a esses alunos que coloquem seu talento em prática, desenvolvendo suas capacidades.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
A escola regular e os professores necessitam conhecer os aspectos legais que amparam os alunos com altas habilidades, buscando diagnosticá-los através da participação ativa de todos os profissionais envolvidos no contexto escolar, para que a intervenção junto a eles possa ser efetivada de acordo às suas necessidades. Este tema é significativo para a sociedade por que é necessário que os atores das escolas públicas utilizem uma avaliação precisa sobre esses alunos que muitas vezes passam a sua existência acadêmica, social e cultural sem compreenderem a veracidade de seu potencial de habilidade. Alencar e Fleith (2001) afirmam que a incidência das altas habilidades no Brasil, avaliada pela Organização Mundial de Saúde, varia de 3,5% a 5% da população, mas observou-se que houve várias subidentificações destes indivíduos nas escolas regulares do país. Relatam, também, que as causas das altas habilidades podem ser, entre outras, a hereditariedade, a cultura do indivíduo.

Para que haja desenvolvimento de acordo com as especificidades deste grupo de alunos com altas habilidades, torna-se fundamental que a identificação de todo o processo diagnóstico seja efetivada de maneira a incentivá-los, encorajá-los e orientá-los para que obtenham o reconhecimento de suas habilidades principais como alunos talentosos ou com habilidades especiais devendo inseri-los na sociedade e não apenas em sua escola regular.