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Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

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Número de respostas: 35

Leia o texto “Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos” da Meirelles (2020) (download).

Em seguida, assista ao documentário produzido pela UEMA: “A diferença que a EaD faz na vida das pessoas:

Associe esses dois materiais com sua experiência como aluno à distância e compartilhe no fórum obrigatório da semana sua opinião sobre essas questões: todo curso pode ser à distância? Se sim, por quê? Se não, quais podem e quais não podem? Justifique (sinta-se a vontade para argumentar segundo suas próprias concepções).

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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Vitor Fernando da Silva Felix -
Acredito que a EaD não é capaz de abranger as necessidades de todos os cursos. Existem cursos em que os estudantes precisam realizar atividades práticas frequentemente e o EaD não é suficiente para atender a essa demanda. Os cursos de engenharia e os referentes à área de saúde, citados pela autora do texto da semana, são exemplos claros de cursos dessa naturezas. Mas também podemos colocar cursos como as ciências biológicas, química, teatro, cinema, geologia, turismo, entre outros.
Acredito, inclusive, que cursos de graduação ligados à docência não deveriam ocorrer totalmente em EaD, uma vez que o exercício docente necessita de uma aprendizagem prática decorrente do próprio exercício da docência, conjugado com um processo de auto-avaliação. Momentos presenciais em que o professor e os alunos possam interagir de maneira mais próxima são fundamentais para o desenvolvimento profissional desses futuros professores.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -
Todo curso pode se beneficiar com as vantagens da EaD, seja em algumas disciplinas ou módulos, mas nem todo curso atingiria o seu objetivo se todo ele fosse na modalidade à distância. Não vejo, atualmente, cursos que lidam essencialmente com atividades procedimentais e práticas serem disponibilizadas na EaD. A profissionalização de um indivíduo vai além da sua formação acadêmica, mas é ela que estrutura o saber para o exercício da função, por isso a discussão da expansão de cursos possíveis à distância deve ser feito considerando também a qualidade teórica, conceitual, empática e prática.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Arthur Vieira Duran -
Sim, acredito que a maioria dos cursos podem ser EaD, principalmente os cursos de Pós-Graduação. Porque flexibiliza os dias e horários dos estudos. Além de filtrar os alunos que estão determinados e focados em estudar. Todavia, como docente vejo a necessidade dos cursos de graduação em licenciaturas serem preferencialmente semipresenciais. Em outras palavras, as reuniões presenciais seriam destinadas a debates críticos e os encontros nas escolas para o convívio escolar, para o contato com os desafios da escola.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Ana Paula Souza Araujo -
É fato de que a Educação à distância democratizou e disseminou a Educação no Brasil, principalmente, em lugares longiquos. A oferta de Ensino Superior e classes mais baixas da nossa sociedade pôde ter o Diploma de Ensino Superior.
No entanto, em minha opinião, existem cursos onde a didática, a experiência do professor e a prática são mais necessárias que outros. Tal como medicina, enfermagem. Embora as licenciaturas hoje sejam em maior parte feitas a distância, a prática é muito importante quando estamos em sala de aula.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
A partir da leitura do texto e do vídeo, foi possível perceber que a educação à distância tem percorrido uma trajetória de diversas mudanças ao longo do tempo. Tem possibilitado que muitas pessoas consigam realizar um curso superior ou formação continuada, sendo possível conciliar com o trabalho e/ou com outras demandas. Enquanto professor de pré-vestibular comunitário, encontro alguns alunos que, mesmo aprovados em cursos presenciais, optam pela modalidade EaD devido a algumas de suas facilidades.
Por isso, acredito que muitos cursos podem adotar a modalidade à distância, uma vez que é possível, hoje, por meio da tecnologia, explorar recursos e metodologias que tornem possível o aprendizado à distância e, além disso, a troca dialógica entre os aprendizes. Mesmo assim, considero que a vivência fora das telas da EaD se faz crucial, sobretudo na parte mais prática dos cursos, como as licenciaturas, por exemplo. Algumas instituições de EaD, em vez de cobrar o estágio obrigatório em escolas, têm possibilitado que os alunos assistam a palestras para computar tais horas.
Nesse sentido, nem todos os cursos podem ser à distância. Há aqueles que necessitam de práticas laboratoriais, como Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, que seriam totalmente prejudicadas na EaD.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Fabricio da Silva Lobato -
Boa tarde, creio que cursos a distância possibilidade a democratização do ensino. Sim, qualquer curso pode ser oferecido à distância. Isso ocorre devido ao avanço da tecnologia e da internet, que permitem a comunicação e a interação entre professores e alunos mesmo a uma distância física. Além disso, os cursos à distância são uma forma inclusiva de educação, pois possibilitam o acesso à aprendizagem para pessoas que moram em áreas remotas, têm dificuldade de locomoção, possuem diferentes responsabilidades pessoais ou profissionais, entre outros motivos. Essa modalidade também oferece flexibilidade de horários e maior autonomia para os estudantes, que podem acessar o conteúdo e participar das atividades no momento mais conveniente para eles.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -
Acredito que nem todo curso pode ser feito à distância, pois alguns cursos precisam de prática manual( aulas práticas em laboratórios, estágios supervisionados), onde a preparação do aluno precisa ser feita presencialmente. Alguns cursos requerem a vivência do aluno com os objetos de estudo. É o caso das Engenharias e das graduações relacionadas à área de Biológicas. Exemplos de cursos que não podem ser à distância: Biotecnologia, Fonoaudiologia, Geologia, Medicina, Cinema,etc.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por José Antonio Gonçalves de Sousa -
O ead e um tipo de modalidade de ensino que veio para levar a aprendizagem a varias pessoas do mundo, existe sim cursos que se necessita que seja presencial para que se tenha aquela vivencia de estudo e aprendizado, mas o ead fez com que muda- se a vida de muita gente conseguido assim a tão sonhada graduação sem deixar o ensino de lado os curso de licenciatura os cursos educacional eles podem sim ser ead pelo fatos que conhecimentos você pode adquirir com leituras e pesquisas a internet esta ao mundo para facilitar esse aprendizado sendo que algumas pessoas precisam daquele contato professor e aluno para que haja o entendimento do assunto estudado.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Alice Elias de Souza -


                   


Ao ler o texto "Reflexões históricas  e considerações teóricas em torno da Educação à distância e da educação de adultos " vemos todo o percurso de implantação e avanços da EaD até chegar  a esse atual cenário promissor.  Percebemos que é uma trajetória de luta ainda recente, na qual há critérios a serem seguidos e que há muito ainda a ser conquistado no campo da EaD, claro, primando sempre pela qualidade do ensino ofertado.

Fazendo um paralelo com os depoimentos do documentário produzido pela UEMA, é possível notar que a educação à distância tem se configurado com um meio para muitas pessoas alcançarem um curso superior e uma qualificação profissional que antes não era possível. 

Por isso a EaD tem sido vista não somente como uma novidade advinda dos avanços tecnológicos, mas como uma oportunidade de democratização do ensino.  Ao eliminar as barreiras físicas existentes,  a EaD possibilita que pessoas em vários lugares e em diferentes horários possam acessar um ensino de igual qualidade.

Ressalto que, nem todo curso não pode ser realizado totalmente à distância, devido ao viés prático de sua estrutura e objetivo.  Alguns cursos,  como de medicina e engenharia,   nos quais a experimentação,  a prática, o contato e interação com equipe e pacientes,  a utilização de laboratórios e equipamentos são imprescindíveis, não é possível serem ofertados totalmente à distância. 

No entanto,  em muitos dos cursos a oferta à distância tem se configurado uma oportunidade imensurável.  A exemplo,  posso citar essa Pós-Graduação que tem uma qualidade igual ou superior às pós oferecidas na modalidade presencial: um conteúdo acessível,  atual, relevante,  plataforma interativa, espaços de interação (estudantes, professores,  tutores,  coordenadores, direção) e também reflexão.  Temos um ensino de qualidade, flexível e adaptado às necessidades de um público que trabalha,  estuda,  e que está fisicamente distante do polo/ campus de oferta (caso da maioria dos pós- graduandos dessa PGD). 


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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -
Venho de uma experiência, discussões e pesquisas com a EaD há mais de 10 anos, o que me faz acreditar na modalidade no processo da formação acadêmica e profissional dos sujeitos. Essas experiências foram e continuam sendo cruciais para que eu possa entender e compreender as necessidades de formação por meio da EaD, no Brasil. Nesse contexto, se faz necessário compreender que a EaD possui especificidades, singularidades que são inerentes à modalidade e assume também várias abordagens filosóficas, políticas e pedagógicas. A abordagem da EaD deve extrapolar o olhar sobre a universalização da educação, reconhecendo evidentemente a relevância que a modalidade proporciona na tentativa de minimizar a exclusão e considerando ser um caminho possível.

A EaD tem sido um campo de grande procura, para se ter uma formação, principalmente em nível superior. No entanto, é necessário que haja atenção, tanto por parte da instituição de ensino, como de seus profissionais e alunos, para que não se perca de vista o que está sendo realizado no processo de aprendizagem. É preciso compreender, também, que esta modalidade educacional não deve ser entendida como concorrente à educação na modalidade presencial, porque ambas contribuem e fazem parte de um mesmo processo que levará à formação superior, seja ela inicial ou continuada, em nível de graduação ou pós-graduação ou, ainda, para qualificação profissional.

Os cursos de graduação e pós-graduação que tenho conhecimento e, em alguns pude contribuir, em uma instituição pública de ensino superior aqui em Alagoas, vão desde a formação de professores (em diversas licenciaturas), à cursos de pós-graduação na área da saúde. São cursos semipresenciais, ou seja, desenvolvidos de forma presencial e a distância, o que possibilita momentos de discussões e práticas, sem que prejudique a formação e o processo da aprendizagem dos sujeitos.

Não quero dizer com isso, que não existam dificuldades, mas acredito na força da EaD na formação pessoal e profissional. Basta conhecer os relatos dos estudantes e egressos desses cursos EaD (de instituições comprometidas com o processo de ensino e aprendizagem), sobre o percurso da formação, quando a EaD, em muitas situações, é a única oportunidade para que esses sujeitos possam obter uma formação em nível superior.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Rejane Maria -
Algumas graduações ainda não podem ser ofertadas a distância porque necessitam de uma formação específica e mais prática. Por isso, a preparação do estudante precisa ser feita presencialmente. Na área da saúde, a graduação de Medicina é mais longa comparada a outros cursos.
Os cursos de Biotecnologia. Fonoaudiologia. Geologia. Medicina, não são oferecidos a distância.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Rejane Maria -
Algumas graduações ainda não podem ser ofertadas a distância porque necessitam de uma formação específica e mais prática. Por isso, a preparação do estudante precisa ser feita presencialmente. Na área da saúde, a graduação de Medicina é mais longa comparada a outros cursos.
Os cursos de Biotecnologia. Fonoaudiologia. Geologia. Medicina, não são oferecidos a distância.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Elenita Fernanda Rodrigues -
Minha primeira experiência como aluna da Educação a Distância não foi agradável, visto que não me preocupei em procurar uma boa faculdade EaD e carecia de informações a respeito dessa modalidade de ensino. Assim sendo, o sistema Ead não foi eficaz para suprir minhas necessidades educacionais. Dessa forma, fiz minha primeira graduação no sistema presencial. Atualmente, busco incessantemente formação e tenho clara preferência pela EaD, visto a indisponibilidade de tempo para comparecer in loco. Nessa concepção, a Ead é uma oportunidade que está à disposição daqueles que buscam melhores perspectivas de vida, crescimento pessoal e profissional. Confere que a EaD, oferece ao educando oportunidade de estudar no conforto de casa, flexibilidades de horários, menor custo, múltiplos canais de participação, além de facilidade para aqueles que trabalham durante todo o dia. Diante de todo o exposto e do questionamento sobre a possibilidade de todo curso ser oferecido no sistema EaD, acredito que a teoria é possível de ser trabalhada nesse sistema, contudo é fundamental que o cursos EaD ofereçam condições de relacionamento com os professores, mesmo que de forma assíncrona, pois acredito que na educação a relação professor-aluno é fundamental para construção efetiva do conhecimento. Acredito também, que para alguns cursos o sistema EaD não seja viável ou eficaz, visto as atividades práticas que são necessárias, como os cursos relacionados a área da medicina e as engenharias. Contudo, mesmo em cursos amplamente difundidos no sistema EaD como nas áreas educacionais é também fundamental que haja os momentos de prática, como metodologias que chamem a atenção dos alunos e acima de tudo, professores/tutores que atuem no direcionamento das dúvidas, bem como na condução das disciplinas.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -
Primeiramente, vale ressaltar que, ao meu ver, não é uma tarefa tão simples responder se todo curso poder ser realizado à distância ou não, pois me falta conhecimento sobre as especificidades de todas as áreas de ensino/conhecimento. De forma geral, inicialmente, creio que todo curso pode sim ser realizado à distância, mas acredito que em determinado momento, a depender do tema do curso, de suas características, a experiência prática (presencial) será primordial, pois, certas práticas docentes e atividades, ainda, não podem ser realizadas remotamente, seja pela falta de recursos materiais, de questões éticas, de conhecimento técnico ou de tecnologia disponível que atenda aos objetivos de aprendizagem propostos pelo curso. Portanto, dependendo do nível do curso ou de seus objetivos, creio a princípio poder ser ofertado à distância, talvez, no formato híbrido, em que algumas disciplinas sejam à distância e outras presencialmente, mas que essa questão presencialmente deverá ser analisada e planejada considerando a situação e os recursos disponíveis para cada aluno.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Fabricio da Silva Lobato -
Como aluno de um curso EAD do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), posso afirmar que minha experiência foi enriquecedora e trouxe inúmeros benefícios para minha formação acadêmica e profissional.
Uma das principais vantagens de estudar em um curso EAD é a flexibilidade de horários. Como trabalho durante o dia, seria impossível frequentar aulas presenciais em um horário fixo. No entanto, com o curso EAD, posso acessar o conteúdo das disciplinas a qualquer momento, desde que cumpra prazos estabelecidos.
Além disso, a plataforma virtual do IFMG é muito intuitiva e fácil de usar. Lá, encontro todos os materiais de estudo, como apostilas, vídeos e atividades. Também posso interagir com os professores e colegas por meio de fóruns de discussão e chats, o que me permite tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.
Outro aspecto positivo é a diversidade de recursos tecnológicos utilizados no curso. Durante o curso, percebi que o autodidatismo se tornou uma habilidade necessária. É importante ter disciplina e organização para estudar de forma independente, já que não há uma rotina imposta pelas aulas presenciais. Mas essa autonomia me fez desenvolver habilidades como autogestão e proatividade, o que será fundamental para minha carreira profissional.
Em resumo, minha experiência como aluno em um curso EAD do IFMG foi extremamente positiva. A flexibilidade de horários, a variedade de recursos tecnológicos, o desenvolvimento de habilidades autodidatas e o suporte oferecido pelo instituto contribuíram para minha formação acadêmica e me prepararam para os desafios profissionais. Estou muito satisfeito com a escolha de optar pelo ensino a distância.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Ana Raquel Alves de Negreiros -
O ensino à distância proporcionou o acesso à educação para muitas pessoas por romper barreiras de tempo e de espaço, por exemplo, Acredito que todos os cursos podem utilizar da educação à distância, mas nem todos podem utilizar somente essa modalidade. A partir da minha experiência como estudante de graduação em Geologia, considero que esse é um exemplo de curso que não poderia ser feito totalmente à distância, pois, para além das importantes interações entre os que fazem o curso, há práticas e disciplinas que só podem ser realizadas em laboratórios, como análises químicas e de de lâminas de rochas que precisam ser analisadas em microscópicos específicos e inacessíveis à grande parte dos estudantes, sem contar nas aulas de campo, essenciais à formação do geólogo.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Luiz Felipe Gomes Martins -
Não, nem todo curso pode ser oferecido à distância. A viabilidade de um curso à distância depende de vários fatores, incluindo a natureza do conteúdo, os objetivos de aprendizado e as necessidades dos alunos. A decisão de oferecer um curso à distância ou presencial deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa desses fatores.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Ludymila Furtado Cantanhede -
Apesar de sua importância e por diminuir a distância da educação em muitas comunidades sem acesso a mesma, acredito que em alguns cursos a EaD não poderia ser aplicada em 100% da matriz curricular. Algumas áreas do conhecimento, principalmente voltadas à saúde, precisam de acompanhamento profissional presencial e práticas. Nesses cursos a Ead pode ser utilizada como ferramenta de colaboração e complementação para melhoria do ensino.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Rogério Santos Ferreira -
Atualmente, a maioria das graduações são ofertadas na modalidade EaD, porém algumas ainda possuem restrições que impedem com que as faculdades possam oferecer determinados cursos. Em Medicina, por exemplo, há uma resistência muito grande dos conselhos federais e estaduais, que fiscalizam a prática médica.
Concordo plenamente que nem todos podem ser Ead e com isso a pratica se faz necessário nos laboratórios , para que o aluno desenvolva seu potencial , afim de que possa ser um profissional qualificado.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Stephanie de Oliveira Moreira -
Através da leitura do texto "“Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos” é possível perceber uma importante evolução percorrida pela EaD no Brasil. A princípio, estabelecida para atender às necessidades profissionais e de mercado, a EaD passa a se configurar como uma forma de aprendizagem comprometida com a inclusão e com a justiça social, levando novas oportunidades a uma parcela da população impedida de continuar seus estudos. Da mesma maneira, o documentário da UEMA nos traz experiências concretas da mudança que a EaD promoveu na vida de adultos do interior do Maranhão, mulheres, cujos desafios impostos, foram vencidos com persistência. Entretanto, devemos ser sensíveis às diferentes realidades sociais presentes no Brasil e a questão da exclusão digital.
Acredito que todos os cursos, em certa medida, podem se beneficiar da EaD. Cursos da área da Saúde ou das Engenharias (como citados no texto), por exemplo, precisam se valer de aulas práticas para que cumpram com êxito a formação de seus alunos, contudo, nada impede a realização de conteúdos teóricos no formato à distância. Nesse sentido, as instituições precisariam se planejar para se adaptarem ao hibridismo do ensino. Até mesmo os cursos de graduação da área da Educação precisariam de momentos presenciais nas experiências nas escolas de educação básica promovidas pelos estágios obrigatórios, que apesar de não abarcarem toda a realidade do ensino brasileiro, leva ao graduando uma aproximação e um contato fundamental com a sua futura profissão.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Keise Monique Chagas da Costa -
Há várias formas de se fazer um curso à distância, mas acredito que nem todos os cursos podem ser totalmente à distância, mas em algum momento podem se privilegiar de ferramentas utilizadas na educação à distância. Acredito que cursos na área da saúde necessitam de muita atividades práticas, por isso seria inviável se fazer um curso de medicina totalmente EaD, mas em contrapartida, há disciplinas que podem ser repassadas à distância. Portanto, há inúmeras possibilidades de se fazer Educação à Distância, sempre observando o objetivo de cada curso.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Silvana Maria Santos -
Após ler o texto da Meirelles (2020) e assistir ao documentário produzido pela UEMA, eu posso relatar que a educação à distância é capaz de transformar a vida das pessoas de forma significativa, como é mostrado no documentário. No entanto, é preciso ter em mente que essa modalidade de ensino requer cuidados especiais e pode não ser a ideal para todos os tipos de cursos.
Pude perceber que a educação à distância pode ser bastante eficiente em alguns casos, especialmente quando o aluno tem disciplina, organização e motivação para estudar e interagir com os colegas e professores de forma virtual. Além disso, a EaD pode ter um impacto positivo em pessoas que têm dificuldades em frequentar aulas presenciais, como é o caso de muitos adultos que trabalham e não têm tempo disponível para frequentar um curso presencial.
No entanto, acredito que nem todos os cursos podem ser totalmente à distância. Por exemplo, cursos que exigem habilidades práticas, como: medicina, necessitam de aulas práticas em laboratório e contato direto com pacientes para que o aluno possa desenvolver as competências necessárias para a profissão. Nesses casos, é preciso encontrar um equilíbrio entre aulas presenciais e virtuais, de modo que o aluno possa adquirir tanto a parte teórica quanto a prática do curso.
Em suma, a educação à distância é uma modalidade de ensino que pode trazer muitos benefícios para os alunos, mas é preciso avaliar cada curso individualmente e definir qual é o tipo de ensino mais adequado para cada situação. É importante lembrar que a EaD não substitui completamente o ensino presencial e que ambos podem ser complementares para uma formação mais completa e eficiente.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Maria Natividade Ferreira Coutinho -
Acredito que existem cursos que não deveriam ser oferecidos à distância, uma vez que requerem uma prática mais aprofundada. Neste grupo, estão os cursos citados no texto da semana, os cursos na área de saúde e engenharia, mas também os cursos de Artes Cênicas e Teatro, por exemplo, que exigem prática e interação com os colega e professor. Acredito que cursos como esses terão melhores resultados se forem realizados em modalidade presencial.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Maria Vera Lucia Medeiros -
A possibilidade de oferecer um curso à distância depende de vários fatores, incluindo o conteúdo do curso, os objetivos de aprendizado, os recursos disponíveis e as preferências dos alunos. Há cursos em diversas áreas cure com requisitos diferentes.
Entre os cursos na modalidade EAD, é possível serem em sua totalidade virtual quando forem cursos teóricos, as disciplinas que dependem principalmente de conteúdo teórico, como história, filosofia, literatura e muitas áreas das ciências sociais, podem ser ministradas com eficácia à distância. Os materiais de leitura, discussões online e videoaulas podem ser utilizados para transmitir o conhecimento. Muitos cursos relacionados à tecnologia, programação, design gráfico e outras habilidades digitais podem ser ministrados online, com laboratórios virtuais e ferramentas colaborativas disponíveis. Cursos de idiomas podem ser eficazmente ensinados à distância, com aulas virtuais, exercícios interativos e prática de conversação online. Cursos que preparam para certificações profissionais, como certificados de tecnologia ou de gestão, podem ser oferecidos online, permitindo que os alunos estudem e pratiquem no seu próprio ritmo.
Então há cursos que existem presença física ou limitações à distância, necessitam de Laboratórios Científicos e Experimentos. Nesse sentido, as disciplinas que envolvem experimentos práticos, pesquisa de laboratório intensiva ou demonstrações práticas podem ser difíceis de ministrar totalmente à distância. A presença física pode ser necessária.

Cursos com Atividades Práticas como artes cênicas, educação física ou treinamento em habilidades manuais, podem ser mais eficazes com instrução presencial para fornecer feedback imediato e orientação prática. Outros que envolvem estágios e treinamento Clínico, algumas áreas, como medicina, enfermagem e psicologia clínica, exigem treinamento prático com pacientes. Essa experiência geralmente requer a presença física em locais de estágio ou clínicas. Cursos que enfatizam a aprendizagem experimental, como viagens de campo em ciências ambientais ou estágios em negócios, podem não ser totalmente substituíveis pela educação à distância.
A disponibilidade de recursos tecnológicos e acesso à internet é fundamental, porque nem todos os alunos têm acesso à tecnologia necessária para o ensino à distância. Os objetivos do curso também desempenham um papel crucial. Se o objetivo principal for adquirir conhecimento teórico, a educação à distância pode ser adequada. No entanto, se o objetivo for desenvolver habilidades práticas, a presença física pode ser necessária. A forma como os alunos são avaliados também pode influenciar a viabilidade do ensino à distância. Alguns métodos de avaliação, como testes práticos ou apresentações pessoais, podem ser mais difíceis de realizar remotamente.
Portanto, a decisão de oferecer um curso à distância ou presencial deve ser baseada na natureza do curso, nos recursos disponíveis e nos objetivos educacionais, buscando sempre proporcionar a melhor experiência de aprendizado para os alunos.
Benefícios como flexibilidade de horário, acessibilidade, autodisciplina e autonomia, custo reduzido, variedade de cursos, aprendizado personalizado, ambiente de aprendizado Inclusivo, atualização contínua, maior integração de tecnologia, sustentabilidade, e como eu muitos alunos estão em cursos em EAD porque não tem como cumprir a rotina familiar e de trabalho na modalidade dos cursos presenciais. No entanto, é importante destacar que o sucesso na EAD depende do comprometimento e da disciplina do aluno, uma vez que a responsabilidade pelo aprendizado é em grande parte individual. Além disso, a qualidade do curso e a credibilidade da instituição de ensino são fatores cruciais para uma experiência de aprendizado eficaz na modalidade EAD.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Thallytah Leite Alves -

Nem todos os cursos podem ser a distância, pois a viabilidade do ensino à distância depende do conteúdo e dos objetivos de aprendizagem. Alguns cursos que envolvem habilidades práticas, laboratórios ou interação pessoal, como medicina ou engenharia, podem ser mais difíceis de ministrar via EaD. No entanto, muitos cursos teóricos e baseados no conhecimento, como ciências sociais, gestão e algumas disciplinas de ciências da computação, podem ser ministrados eficazmente através do ensino à distância devido à disponibilidade de recursos online e tecnologias de comunicação. Portanto, a EaD oferece vantagens atrativas em termos de acessibilidade e flexibilidade, mas não é adequada para todos os tipos de cursos devido às limitações de interação pessoal e à natureza prática de certas disciplinas. A escolha entre ensino presencial e EaD deve considerar cuidadosamente os objetivos de aprendizado e os recursos disponíveis.
Minha experiência pessoal na EaD mais significativa foi a segunda Licenciatura em Pedagogia, no período de 2020 a 2021. Além de ser à distância foi em meio a pandemia do COVID-19, o que prejudicou a parte do estágio. O estágio foi realizado remotamente, tivemos que assistir vídeos no YouTube da SEDUC de Curitiba e fazer relatório a cada módulo. Porém, só agora que estou de fato vivenciando o que é uma de aula de Ensino Fundamental. Mesmo com essa dificuldade sou grata a essa modalidade de ensino, afinal consegui o trabalho com o diploma da EaD e não da minha formação inicial.

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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Gabriel Flora Vieira -
Sim, acredito no método EaD e na sua aplicabilidade em alguns cursos. A modalidade supracitada facilita o acesso à educação e conhecimentos acadêmicos pela possibilidade de acesso em horários de disponibilidade (fugindo da concepção presencial de horários pré-estabelecidos) e a comodidade do estudo em casa. Por sua vez, acredito que a necessidade de interação e troca de experiências seja fundamental em alguns cursos como os da área de saúde, os quais é necessário a prática e o aprendizado por experiência. O método EaD no que concerne a educação é sem dúvidas proveitoso para promover a formação continuada de docentes que não dispõem de horários fixos ao longo da semana para estudos, entretanto, vejo o EaD como complementar ao ensino inicial, isto é, na formação continuada, tenho meus questionamentos acerca da qualidade do profissional formado inicialmente neste método, devido a ausência de interação e realização de atividades de campo e pesquisa.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Lilian Santos Almeida -
A partir dos estudos do material proposto e reflexões penso que não são todos os cursos que podem ser ofertados em modalidade EaD. Um exemplo são os cursos da área de saúde que exigem aperfeiçoamento prático de cuidado com a vida e de engenharia, citados no artigo Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação a distância e da educação de adultos. Tais cursos apresentam demandas de aplicação prática que podem trazer prejuízos a saúde e preservação da vida, devendo ser frequentemente supervisionados. Contudo, algumas possibilidades da Educação á Distância possam ser utilizadas em qualquer área. Como discussões teóricas síncronas, ou estudos de materiais digitais disponibilizados previamente, participação em fóruns virtuais, entre outros.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Daniel Santos Mota -
Cursos com um viés mais teórico têm muito à ganhar com a formação EaD, especialmente se o aluno é capaz de desenvolver uma crítica de seus próprios estudos, mas cursos mais práticos, sejam eles técnicos ou superiores, como medicina, reparos em eletrônica e mecânica, construção, todos eles exigem um nível de prática que apenas os modelos híbrido e presencial podem ofertar.
Um outro momento fundamental é o acompanhamento local do professor no momento do estágio do aluno-professor em formação, passando a segurança e dando dicas de como o aluno pode lidar com o dia a dia da sala de aula.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Camyla Silva da Costa -
Hodiernamente, reconhecemos que o processo de inserção da Educação a Distância, ampliou o acesso à informação em diferentes lugares, onde era difícil como por exemplo em Timbiras-MA, desde seus primeiros passos com o telecurso, até os dias atuais com diferentes cursos. Com base nisso, entendo que a Educação a Distância deveria estar presente em todos os cursos, sim, é possível. Como em atividades extraclasses na educação básica. Acredito que seja realizável utilizá-la tanto de forma integral, como também de forma complementar com no caso de cursos que exijam mais a prática. Ela pode ser utilizada por um carga horária completa de um curso, ou apenas módulos, e-books extras, formações continuadas e até mesmo complementar a carga horária de determinado componente curricular.
Utilizar a Educação a distância é um grande passo para a revitalização dos processos tecnológicos vigentes, expandindo o aprendizado e atuando de forma democrática.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Thiago Junior Miranda Pompeu -
Na minha opinião, nem todos os cursos de graduação podem ser oferecidos inteiramente na modalidade EaD, pois isso pode prejudicar a aprendizagem do aluno, especialmente em áreas como saúde, engenharia e licenciatura, em que é essencial uma prática eficiente. Portanto, considero mais coerente a escolha de cursos semipresenciais, priorizando disciplinas mais teóricas para o ensino a distância, enquanto as práticas são realizadas nos polos. Dessa forma, o aluno pode usufruir de um ensino-aprendizado mais eficaz.
No caso das especializações, acredito que seja válido estudar completamente a distância, uma vez que os alunos já passaram pelo nível básico de formação e estão buscando um aprofundamento em suas áreas. Além disso, essa abordagem facilita a vida dos profissionais que podem estar trabalhando e estudando ao mesmo tempo, proporcionando mais oportunidades de capacitação.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Daniel Oliveira Rodrigues -
Muitos dos cursos cuja oferta à distância tem se configurado como uma oportunidade imensurável. Essa Pós-Graduação que tem uma qualidade igual ou superior às pós oferecidas na modalidade presencial: um conteúdo acessível, atual, relevante, plataforma interativa, espaços de interação (estudantes, professores, tutores, coordenadores, direção) e também reflexão. Uma vez que o exercício docente necessita de uma aprendizagem prática decorrente do próprio exercício da docência, conjugado com um processo de auto avaliação. Momentos presenciais em que o professor e os alunos possam interagir de maneira mais próxima são fundamentais para o desenvolvimento profissional desses futuros professores. Como aluno de um curso EAD do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), posso afirmar que minha experiência foi enriquecedora e trouxe inúmeros benefícios para minha formação acadêmica e profissional.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Geovanna Bastos Gallito -
Acredito que nem todo curso pode ser à distância, pois muitos cursos dependem de muitas aulas práticas para conseguir entender melhor como ocorre alguns eventos dentro da profissão. Exemplos: engenharia, medicina, enfermagem...
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Rejane Maria -
O ensino a distância torna o aluno mais autônomo. A responsabilidade dele não é apenas acompanhar as aulas. Ele precisa aprender a aprender.
Como não foi desenvolvida para ser aplicada na educação básica, a forma como a EaD tem sido executada na pandemia não tem alcançado os objetivos e os estudantes não têm atingido o rendimento normal que teriam com as aulas normais presenciais. Ter flexibilidade e autonomia são benefícios desse tipo de ensino. Já falta de diálogo e insegurança se aprendeu o conteúdo, pontos negativos. O Ministério da Educação (MEC) autorizou os primeiros cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) no final dos anos 1990.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Aleise Guimarães Carvalho -
Levando em consideração a leitura do texto proposto e do vídeo da UEMA, pode-se considerar que a EAD democratiza o ensino, permitindo até mesmo que pessoas moradoras de lugares de difícil acesso tenham a oportunidade (destacando o vocábulo escolhido pela entrevistada do vídeo quando definiu o que a EAD significou para sua vida) de continuarem seus estudos e concluírem a graduação e pós-graduação em uma educação de qualidade. Assim, a EAD contribui para a inclusão social e supera obstáculos.
Então, diante destas considerações, podemos afirmar que todo curso de graduação pode ser disponibilizado na modalidade EAD?
Como resposta rápida eu diria que NÃO, uma vez que não considero interessante que alguns cursos que exigem o desenvolvimento uma prática profissional específica, como por exemplo os cursos da área de saúde, sejam 100% a distância. No entanto, o sistema EAD das instituições públicas, a partir de ações governamentais, poderiam estruturar Polos que atendessem às necessidades das disciplinas práticas e recebessem alunos para cursarem as referidas disciplinas presencialmente nos Polos. Dessa forma, a modalidade não mais poderia ser considerada 100% virtual, mas semipresencial.
No mais, os cursos de graduação cuja principal abordagem seja discursiva/reflexiva é completamente possível e necessário que sejam disponibilizados de maneira virtual em todas as universidades do Brasil (UAB). Assim, esta modalidade cumpre o que mais é sua missão, a democratização da educação pública e gratuita para todos os brasileiros.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Juliana Kohari da Silva -
Ao meu ver, ainda não é possível que qualquer curso de ensino superior seja 100% à distância. Embora essa modalidade de ensino tenha suas potencialidades, como as mostradas no documentário que aponta a importância que o EaD teve na vida de pessoas que só podiam acessar à universidade nessa modalidade, há cursos nos quais as aulas práticas são essenciais, por exemplo, nas áreas biológicas.
Ainda vejo uma diferença entre cursos de graduação e de pós-graduação; no primeiro caso, dependendo do curso, penso que uma formação à distância pode ter grandes entraves à aprendizagem, já, no segundo caso, considerando que se trata de alunos com algum conhecimento na área de formação, considero que a modalidade EaD pode ser produtiva.