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Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

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Número de respostas: 28

Leia o texto “Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos” da Meirelles (2020) (download).

Em seguida, assista ao documentário produzido pela UEMA: “A diferença que a EaD faz na vida das pessoas:

Associe esses dois materiais com sua experiência como aluno à distância e compartilhe no fórum obrigatório da semana sua opinião sobre essas questões: todo curso pode ser à distância? Se sim, por quê? Se não, quais podem e quais não podem? Justifique (sinta-se a vontade para argumentar segundo suas próprias concepções).

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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Flávia Rocha dos Santos -
Acredito muito na Educação à distância, sei que a EAD rompe barreiras, torna a educação mais acessível e possível em diferentes situações, porém, existem alguns cursos que requerem conhecimentos, domínio, atitudes que estão inerentemente alicerçados na prática, exemplo disso, são os cursos de psicologia, enfermagem, biomedicina entre outros. Defendo sim a Educação à distância, mas que sejam cursos estruturados e que a falta da abordagem prática não venha interferir na aprendizagem e atuação profissional, penso que o curso de administração seja um curso bom para à oferta em EAD.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Gabriela Livreri Stein Mamprin -
É verdade que a Educação à Distância vem como forma de democratizar o ensino, como no caso exposto no documentário da UEMA e nas considerações trazidas pelo artigo. Também acredito que seja uma modalidade com grande capacidade de gerar um ensino de qualidade. No entanto, existem limitações, sobretudo em relação ao desenvolvimento de habilidades práticas, que são primordiais para grande parte dos cursos de formação, em especial cursos da área da saúde. É difícil imaginar um curso de graduação em odontologia, medicina, enfermagem ou fisioterapia, por exemplo, completamente à distância sem que haja comprometimento na formação profissional dos alunos. Em contraponto, cursos com carga mais teórica como o de filosofia ou administração, bem como cursos ligados à área de TI, podem ser melhor adaptados para a modalidade à distância sem que haja prejuízo na formação dos profissionais.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Iara de Oliveira Borges -
Venho acompanhando o formato da Educação à Distância e apesar de romper barreiras geográficas, acredito que ainda há muito que melhorar em virtude de acesso aos sistemas midiáticos, pois o aluno poderá ter dificuldade na continuidade ao estudo pelo fato de não possuir condições de adquirir os meios de comunicação como a internet de boa qualidade, equipamentos. No entanto, após o afastamento social, o Ensino à Distância permitiu que o acesso ampliasse para as localidades distantes e que havia prejuízo de contato midiático. Tive a oportunidade de fazer Curso por meio de CD pela PUCSP, Interation Teacher. Um curso de aprimoramento para quem já tinha certificação em licenciatura, Curso de aprimoramento em Sequência Didática, porém havia encontros presenciais no Polo para que os grupos discutissem as ações exitosas, compartilhassem os projetos didáticos. Desta forma, acredito sim que o Ensino à Distância é fundamental para que o acesso e a democratização do acesso a Educação, porém há cursos que é necessário que haja práticas experimentais, oficinas, encontros laboratoriais para estudos de casos e assim fortalecer o aprendizado e trocas de reflexões in loco.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por José Edvaldo Salustiano Barbosa -
É inegável que a EaD vem ganhando bastante espaço, notoriedade e adeptos. Ao vislumbrar o contexto histórico da EaD, observamos que não é de hoje que ela acontece, mas aparece há algum tempo com cursos por correspondência . Como a educação possui uma força própria, subjetiva, não seria diferente com essa modalidade que aos poucos foi se aperfeiçoando e tornando possível aquilo que antes só era concebível dentro dos muros de uma universidade. Evidentemente que existem cursos que necessitam ser presenciais, pois a prática é o que lhes garantirá a efetivação do conhecimento, tais como os cursos de medicina, fonoaudiologia, geologia, biotecnologia... Acredito veementemente na força da EaD e no estudante comprometido, mesmo existindo cursos em que a presença do aluno é uma prerrogativa, também acredito nos cursos que foram à distância, afinal, enquanto docentes sabemos das potencialidades das novas tecnologias no ensino uma vez que lecionamos em uma pandemia.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Jacqueline Augusta de Almeida -
Observamos em ambos os materiais que a EaD proporciona transformações na vida das pessoas, especialmente de adultos que são o seu público-alvo. Nesse sentido, me sinto incluída, porque com a minha rotina de trabalho não conseguiria frequentar um curso presencial. A possibilidade de realizar uma especialização a distância me beneficia grandemente.
Acredito que muitos cursos de nível técnico e superior podem ser realizados a distância, especialmente os que se baseiam em conhecimentos teóricos. Por outro lado, aqueles que exigem conhecimentos práticos em seus objetivos formativos precisam ser presenciais para que a formação prática seja realizada adequadamente. Isso se aplica, por exemplo, aos cursos na área da saúde.
Seja presencial ou à distância, o fundamental é a qualidade da educação que está sendo oferecida. O curso precisa estar bem estruturado, ter um corpo docente qualificado e experiente, proporcionar condições adequadas de aprendizagem e oferecer suporte aos alunos, etc.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Juliana Gomes Pantoja -
Independentemente do formato de ensino, seja presencial ou online, a qualidade da educação é de importância primordial. Um curso precisa ser cuidadosamente estruturado, com professores experientes, ambientes propícios à aprendizagem e um suporte eficaz para os alunos, entre outros requisitos essenciais. É claro, a partir da análise dos materiais, que a EaD tem o potencial de causar um impacto significativo, especialmente em adultos, que compõem o seu público principal. Nesse contexto, percebo-me como uma beneficiária, pois minha rotina de trabalho não permite a participação em cursos presenciais. A oportunidade de buscar uma especialização à distância é extremamente valiosa.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Vinícius Mendes -
O Ead acaba sendo muito estigmatizado por ser utilizado em projetos de mercantilização da educação, tornando-a cada vez mais uma mercadoria coordenada pelo neoliberalismo. Entretanto, é uma ferramenta riquíssima de democratização da educação, levando oportunidades a classe trabalhadora, levando a escola até pessoas que estão distante dela a tempo, podendo se adequar em espaço e horário. Assim, o Ead quando feito de forma séria é uma grande ferramenta de transformação de vidas.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Felipe Raposo -
A educação a distância conforme exposto no vídeo e no texto são de suma importância para a democratização do acesso à educação. Acredito que em tempos de mercantilização de tudo que tange a existência humana, a EaD tem sido bastante estigmatizada utilizada sem o cuidado com a qualidade e a potencialidade dessa estrutura de educação.

A educação tem sido sistemáticamente desmontada, limitada a objetivos mercadológicos e tem se tornado cada vez menos o "fim si mesmo". A educação tem sido colocado em "caixinhas" de forma a atender objetivos exclusivamente do mercado de trabalho, e sabemos que qualquer área é muito mais ampla.

Assistir esse vídeo foi emocionante para mim pois eu sou do Maranhão, nascido e criado no Maranhão, estudei a vida toda no Maranhão, me formei no ensino superior no Maranhão, e hoje souestudante de Mestrado acadêmico em São Paulo, e ver meu povo alcançando mais do que poderiamos sonhar alguns anos atrás é muito tocante. Ver a EaD como essa possibilidade, essa oportunidade para as pessoas alcançarem algo maior do que elas haviam sonhado, do que havia sido permitido para elas sonhar mexe comigo. Agora é necessário que hajam políticas públicas que conservem na educação seus valores transformadores da sociedade, que deixem de tratar a educação como mercadoria.

Pra concluir, acredito que todo curso é passível de, no mínimo, um ensino semi presencial, com as aulas à distância podendo ser síncronas ou assíncronas a depender das necessidades pedagógicas. As atividades práticas com experimentações e laboratórios de cursos como Biologia, Biomedicina, Medicina, Design, Engenharias, Química e etc seriam realizadas nos campus ou em polos próximos.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Priscilla Fernandes Vargas Gomes -
A educação a distância sem dúvidas faz uma grande diferença na vida das pessoas. Possui muitas vantagens e poucas limitações, muitos cursos podem ser feitos a distância , principalmente com o avanço da tecnologia. É importante observar a credibilidade e a qualidade de ensino da instituição. Na minha opinião a graduação de medicina não deve ser totalmente realizada a distância , pela quantidade significativa de treinamento prático e a interação direta com o paciente.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Amanda Azevedo Abou Mourad -
Acredito que nem todo curso possa ser feito à distância, principalmente àqueles que requerem prática e cuidam da vida das pessoas, como enfermagem, medicina, ...
Fiz uma breve pesquisa que diz que "os cursos disponíveis a distância geralmente se concentram em áreas que podem ser ensinadas de forma eficaz por meio de recursos online, como palestras em vídeo, fóruns de discussão e materiais de leitura." Então, cursos como medicina, odonto, engenharia,..., não podem ser realizados à distancia.
No entanto, na minha opinião, não concordo que a parte prática de cursos online seja assistir palestra, ver vídeos ou oficinas. Cursos de licenciaturas, que são ofertados online, também necessitam de parte prática, pois como dar aula apenas assistindo palestras em sua formação?
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Fernanda Sherllen da Silva Mendes -
A Educação à Distância oferece mais flexibilidade, tornando o ensino acessível a pessoas que possuem diferentes ritmos de aprendizagem ou que não podem frequentar cursos presenciais. Esse último aspecto é particularmente relevante para adultos que desejam continuar sua formação e deparam-se com limitações de horários devido a compromissos de trabalho ou outros.
É notório que tanto os cursos presenciais quanto os à distância precisam ser bem estruturados e ministrados por professores ou instrutores qualificados para garantir uma educação de qualidade, mas outros aspectos devem ser analisados. Uma das considerações mais importantes em relação à modalidade à distância é a disponibilidade de dispositivos adequados e internet de qualidade, pois alunos que não têm acesso a esses recursos podem enfrentar dificuldades consideráveis.
Sendo assim, compreendo que nem todo curso pode ser oferecido à distância. A viabilidade da implementação dessa modalidade de ensino depende de diversos fatores, incluindo o conteúdo do curso, os objetivos de aprendizado e as habilidades práticas necessárias em cada formação. Portanto, a decisão deve ser feita com base na análise das características específicas do curso e das necessidades dos alunos público-alvo, considerando a possibilidade de fornecer uma experiência de aprendizado eficaz.
Cursos com uma carga-horária mais teórica podem ser mais adequados para o ensino à distância, pois o foco principal é o conhecimento e a compreensão de conceitos. Como exemplo temos: Administração, Ciência Política, Ciências Sociais, Psicologia, a maioria das licenciaturas, etc. Os cursos relacionados à tecnologia também são frequentemente oferecidos com sucesso à distância devido às características próprias das disciplinas. Embora sejam formações proporcionalmente teóricas e práticas, muitas vezes, o laboratório é o próprio computador.
Os cursos que exigem conhecimentos práticos, habilidades clínicas e interações com pacientes, como Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fonoaudiologia, são exemplos de cursos que não podem ser oferecidos totalmente à distância. A experimentação é fundamental para a formação profissional nesses campos, o que torna o ensino exclusivamente à distância inadequado e impraticável.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Daniel do Vale Silva -
A modalidade EAD apresenta importantes virtudes, pois veio popularizar o ensino nas diferentes etapas e assim democratizar o acesso ao ensino público e de qualidade. Com isso diversas oportunidades foram criadas para milhares de estudantes que antes não tinha acesso ou acesso. Nesse sentido, a maioria dos cursos podem se adequar a essa modalidade, porém os cursos que apresentam atividades práticas precisam ser presenciais, porém existem algumas alternativas remotas que podem auxiliar o desenvolvimento prático. Portanto, atualmente o EAD é indispensável no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Raphaella Gomes Lyrio -
A Educação à distância é sem dúvidas algo extraordinário, vem rompendo barreiras e tornando a educação mais acessível. Com o avanço tecnológico vem se estruturando cada vez mais, trazendo mais qualidade ao ensino. Porém, acredito que alguns cursos não podem utilizar esta modalidade de ensino, como medicina e outros na área da saúde, educação física e etc., pois precisam de habilidades práticas.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Matheus Carvalho do Valle da Silva -
Na minha visão, por mais que a Educação a distância tenha performance muito bem nos últimos anos e, mais que outrora, democratizado o acesso ao ensino superior pata muitas pessoas, tenho dúvidas da utilização da EAD em todos os cursos. Acredito que os cursos que lidam frontalmente com as pessoas e que dependem dessa ligação humana não sejam totalmente ministrados a distância. Os cursos da saúde e da educação não podem, na minha opinião, perderem a prática que definirão o destino deste profissional, como exemplo o professor em formação que deve saber lidar com o público, com a crítica pública, com o instigar das discussões em grupo entre outras que marcam a vida do licenciando de um curso presencial. Creio que os cursos que dependam de uma formação teórica e de vivência coletiva em conjunto não devam ser totalmente a distância.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Mateus Gomes da Silva -
Acredito que a educação a distância seja um grande avanço na educação, permitindo sobretudo cursos mais baratos (devido às reduções de custos) e acessíveis (horários flexíveis e possibilidade de se estudar em qualquer local, basicamente). Porém, não sou adepto da ideia de que tal modalidade possa substituir integralmente os cursos presenciais, devido às dinâmicas que são próprias a cada um. Na minha visão, a EAD ainda não supre todas dinâmicas de uma sala presencial, como a interação mais rápida entre alunos e professores. Muitos cursos EAD, como esse que estamos fazendo, disponibilizam os materiais e não dispõe de tanto tempo para tal interação, que é um dos fatores essenciais para a aprendizagem.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Gabriel Willian Callegari de Oliveira -
A Educação à Distância (EaD) é uma valiosa ferramenta para democratizar o ensino, como demonstrado no documentário da UEMA e discutido no artigo. Embora tenha o potencial de proporcionar ensino de alta qualidade, enfrenta desafios, especialmente no desenvolvimento de habilidades práticas em áreas como saúde por exemplo. Por outro lado, disciplinas mais teóricas, como filosofia ou administração, e aquelas ligadas à tecnologia da informação, podem se adaptar melhor à modalidade EaD sem prejudicar a formação dos alunos. Além disso, o EaD, apesar de superar barreiras geográficas, ainda enfrenta desafios de acesso a recursos midiáticos, como internet de qualidade e equipamentos adequados e etc. Embora o EaD tenha se mostrado essencial para ampliar o acesso à educação, é importante reconhecer que alguns cursos demandam práticas experimentais, oficinas e encontros presenciais para enriquecer a aprendizagem. Em qualquer formato de ensino, seja presencial ou online, a qualidade da educação é fundamental e requer planejamento cuidadoso, professores experientes, ambientes propícios à aprendizagem e suporte eficaz aos alunos. Essa modalidade de ensino tem o potencial de causar um impacto significativo, especialmente para adultos com compromissos profissionais que não podem participar de cursos presenciais. Portanto, a oportunidade de buscar especializações à distância é inestimável.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Ilana Gasparini de Souza -
Acredito que a Educação à Distância é benéfica para quem não consegue fazer o curso presencial, da oportunidades de a pessoa conseguir fazer cursos que as vezes não tem na sua cidade. Entretanto não são todos os cursos que conseguem fazer com a EAD, de fato pode-se começar à distância, mas com o tempo será preciso uma o presencial. é preciso muito foco e disciplina com você.
Os cursos na área médica, acredito que seja os que precisam ser presencialmente, pois envolve a área prática.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Izabel Aparecida Fontes dos Santos -
Boa noite,
Todo curso pode ser a distância sim, afirmo que sim porque venho que uma faculdade a distância, onde ocorre aulas presenciais quinzenas de laboratório ou tutorias para os cursos que necessitam (como saúde), são curso excelentes e super concorridos, onde tive uma experiencia muito boa, tenho vontade de fazer outro curso.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Isabela Pereira -
Em seu texto “Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos” Kelen Meirelles, realiza uma análise que visa contextualizar os objetivos da educação a distância de jovens e adultos no Brasil. Argumentando que, na educação à distância, o acesso foi estendido aos excluídos da educação tradicional, promovendo a justiça social. A partir dos anos 90, a busca por uma educação democrática cresceu, alinhando-se com as demandas do mercado. Isso permitiu que indivíduos de diversas origens socioeconômicas e geográficas obtivessem educação de qualidade, rompendo barreiras. A flexibilidade da EAD tornou-se fundamental, adaptando-se às necessidades dos alunos e às exigências de um mundo em constante evolução. Assim, a educação a distância não apenas atendeu às demandas do mercado, mas também se tornou um instrumento poderoso na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. No vídeo documentário produzido pela UEMA: “A diferença que a EaD faz na vida das pessoas", percebemos exatamente as considerações feitas por Meirelles, uma vez que, no vídeo, consta o relato de várias pessoas que não tinham acesso a educação presencial, contando a forma como a educação a distância permitiu a continuidade de estudos. De modo a efetivar uma educação democrática e com um viés social, objetivo do ensino no Brasil a partir da década de 90, segundo Meirelles.
De acordo com minha experiênmcia como aluno à distância, acredito que todo curso pode ser oferecido na modalidade EaD, desde os mais teóricos até os que exigem atividades práticas. O ensino a distância não pode ser pensado como uma transposição para o digital de um curso presencial, ele deve ser pensado em si mesmo como uma própria metodologia educativa. A partir do momento que se consebe a educação a distância como uma modalidade de ensino autônoma é possível oferecer cursos das diversas áreas do conhecimento.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Ana Angélica Gonçalves da Silva -
Boa noite!

Atualmente a maioria das graduações podem ser ofertadas a distância. São poucos os cursos que não podem ser oferecidos em EAD. Embora essa modalidade de ensino venha ganhando cada vez mais espaço, algumas restrições práticas e até mesmo teóricas, impedem que todo curso possa ser feito neste formato. Em alguns cursos a necessidade da prática e da vivência dos estudantes com o material estudado exige que as aulas sejam em sua maioria presencial. Creio que com o avanço da tecnologia, novos cursos irão adotar este formato, porém penso que em alguns cursos a metodologia continuará a exigir presença física do estudante.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Hilda Progênio Morais -
O EaD se tornou uma grande oportunidade para os estudantes que não tiveram um devido acesso nos trajetos educacionais. Atualmente com as tecnologias e a ampliação da internet, a democratização desse ensino deve ser revista pelos professores para levar uma educação de qualidade para nossos educandos, para mim cursos que são compostos por um corpo teórico como as licenciaturas e cursos técnicos e de qualificações podem ser enquadrados no ensino EaD. Creio que por mais que tenha a flexibilização do ensino graduações na área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, e Engenharias devem continuar na prática presencial requisitando de uma atenção maior que vai além de teorias.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Raissa Marin de Oliveira -
É inegável que a EaD vem ganhando bastante espaço, principalmente, após a pandemia de Sars-CoV-2. Dentre as vantagens da EaD é conectar pessoas de diversas regiões e facilitar o acesso à educação a pessoas com dificuldade de locomoção. No entanto, não acredito que a educação a distância democratize o ensino, pois há diversas pessoas que não apresentam acesso à internet, aparelho eletrônico e nem possuem locais adequados para estudo em casa.
A EaD não se encaixa a todos os cursos, visto que para um ensino efetivo se faz necessário as relações sociais e a prática profissional em cursos técnicos e de graduação. Assim, acredito que a EaD não é adequada para a educação básica, graduação na área da saúde e em cursos técnicos.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Jennifer Adryene Silva Carvalho Moura -
Não podemos negar que a Educação à distância proporcionou maior acesso ao ensino superior. Podemos notar que existem perfis dos alunos do ensino presencial para o a distância. No presencial tendem a ser mais homogêneos em relação à idade, nível de qualificação e de escolaridade, residem próximo ao lugar que estudam e têm os estudos como atividade prioritária enquanto observamos o oposto nos alunos do EaD, são grupos mais heterogêneos e que possuem a moradia longe do local de estudo e costumam trabalhar ocasionando em uma não exclusividade aos estudos. Demonstrando assim que o EaD deu a oportunidade de aperfeiçoamento pessoal a mais pessoas, como vimos no documentário: diferença que a EaD faz na vida das pessoas.
No entanto, apesar do EaD proporcionar essa acessibilidade a mais grupos acredito que não seja possível que todos os cursos sejam proporcionados nesta modalidade, pois para alguns a parte prática é indispensável como os cursos que fazem para da área da saúde. Uma possibilidade para esses cursos pode ser uma mescla, no caso o semipresencial, onde as atividades práticas seriam ofertadas presencialmente e as demais na modalidade a distância.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Flávio Augusto Gomes Rosendo -
No ensino à distância, os conteúdos disponibilizados aos alunos, por meio de mídias variadas, decorrem da elaboração docente, com filtragem e sistematização das informações, que são apresentadas para a execução do projeto pedagógico. Nesse percurso, haverá contínua interação entre docentes e discentes por variadas ferramentas didáticas, quais videoconferências, aulas gravadas e fóruns, além da assistência exercida pela tutoria. Observa-se, portanto, que, na educação à distância, o aluno não está isolado, porém, tem seu aprendizado conduzido por meio dos conteúdos e das práticas elaborados pela docência.

Reconhecida a maior autonomia do aluno adulto, compete-lhe disciplinar seus estudos, inteirar-se das atividades propostas e ter iniciativas na reflexão e pesquisa dos conteúdos que lhe são ofertados. Por isso, é fundamental que o professor apresente ferramentas, tecnológicas ou não, por meio das quais os alunos possam se orientar na busca por conhecimento e possam desenvolver pesquisas e aprendizados sem a dependência de toda e qualquer iniciativa do professor.

Ante novas tecnologias que adentram a esfera de ensino-aprendizagem, o professor há de submeter-se a uma crítica pessoal em relação ao conceito que faz de si mesmo como profissional da docência. Essa postura crítica deve ser exercida para que o professor não continue a perseverar nas velhas práticas, agora transpostas para o ambiente virtual. A educação a distância exige do professor atitudes diferenciadas daquelas já conhecidas, em nome das quais devem assumir o constante compromisso de estudo e constante atualização para não serem dragados pela dinâmica incessante do avanço tecnológico, do progresso das técnicas e pela renovação dos conhecimentos.

Por causa dessas características, engana-se quem escolhe curso na modalidade EaD supondo que se trate de curso mais fácil. É necessário ter perfil para EaD. Nem todo aluno consegue submeter-se aos requisitos da EaD seja porque lhe falte disciplina, seja porque prefere a interação síncrona, o contato direto e a oralidade da modalidade presencial. Na EaD, como a interação não é síncrona, o aluno deve aguardar o momento em que suas dúvidas serão esclarecidas por um dos canais do ambiente virtual (chat, fórum, sala de dúvidas, e-mail). Ou, preferencialmente, agir com protagonismo, pesquisar sobre o ponto em dúvida conforme a bibliografia sugerida ou outras pertinentes; se a dúvida persistir, pode-se, então, recorrer ao tutor, a fim de que lhe sejam apontadas direções.

Todas essas experiências e possibilidades devem ser sopesadas nas metodologias e nas práticas do ensino superior, que necessitam se adequar à autonomia que caracteriza o adulto universitário. Ao estudo que busca compreender o aluno adulto em suas múltiplas nuances, de molde a estabelecer as melhores abordagens metodológicas para seu aprendizado, denomina-se andragogia. Na perspectiva andragógica, a verticalidade do processo de ensino-aprendizagem cede espaço à horizontalidade, na qual o aluno é igualmente protagonista de seu percurso acadêmico, enceta um debate de ideias com o corpo docente, divide experiências, exterioriza sua bagagem de conhecimentos.

Em razão, pois, do perfil do aluno, das metodologias e da natureza epistemológica, a EaD é mais indicada a cursos teóricos ou de grande carga teórica, haja vista que as práticas, mesmo quando não ocorrerem em laboratórios, por envolveram habilidades em curso de desenvolvimento, postulam observação e acompanhamento.

Nesse sentido, Medicina e Odontologia são exemplos de cursos presenciais por excelência, tendo em vista a especificidades de conhecimentos e habilidades a serem obtidos com o contato e manuseio com corpos. Por outro lado, Sociologia, cujas abordagens são teóricas e acessíveis por meio de bibliografia, permitem ao aluno maior autonomia de estudos e, por essa razão, é adaptável para EaD.

Os cursos da área da educação são bem adaptáveis à EaD, pois a parte prática consiste, via de regra, nos estágios supervisionados, nos quais o aluno, sob orientação direta de docente, poderá esclarecer dúvidas e adquirir novos conhecimentos no que concerne à regência.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Mariane Barreto Rosa Azevedo -
Sou prova de que a EAD é sim, um instrumento educacional viável e de qualidade. Formada em 2013 em Licenciatura em Biologia, pelo CEDERJ, Pólo São Fidélis, num curso semipresencial, tive durante todo meu período acadêmico apoio dos tutores (presenciais e a distância) e professores, além de um excelente material nos ambientes virtuais. Sou grata ao Consórcio CECIERJ/CEDERJ pela oportunidade que tive, porque foi a luz no fim do túnel, para mim, que trabalhava e não tinha condições de frenquentar presencialmente os bancos acadêmicos. Foi fácil? Não! Exigiu de mim, muito mais disposição, disciplina, atenção e tempo do que pensei! Me arrependo? Nunca! Porque tenho certeza que tive uma formação de qualidade, que se refletiu em minha aprovação no primeiro concurso público para professor de Biologia do meu estado em sexto lugar! Mas, obviamente, sim, há cursos que não podem ser oferecidos nesta modalidade, como por exemplo o curso de Medicina Veterinária, onde é necessário ter domínio de conhecimentos que estão para além dos recursos tecnológicos. São cursos que a vivência e experimentação se conectam com os conteúdos teóricos e os objetos de estudos são outros seres vivos. Não tem como aprender técnicas cirúrgicas, assistindo a vídeos de cirurgia, não tem como aprender a realizar uma anamnese, assistindo a uma demonstração apenas de vídeo-aula. Não tem identificar um sopro no coração de um paciente e não houver o treinamento do médico em observar uma auscuta e identificar ali uma patologia e seus inúmeros graus de severidade.
Mas é preciso ter a mente aberta para a evolução das tecnologias educacionais e buscar soluções para que todo o cidadão tenha acesso a formação superior nas áreas que desejarem ter, de forma, híbrida e democrática, porque uma coisa sabemos, ninguém é detentor de todas as verdades absolutas sobre tudo, ninguém deveria ter o domínio do poder de determinar sobre o cabe as pessoas, que não tem acesso aos grandes polos das universidades, seja pela barreira física ou financeira, dos cursos a ou b que estão autorizadas a cursar.
Esse é um tema que polemiza, polariza e marginaliza e esta barreira, a do descrédito tem que ser rompida. Como, promovendo uma EAD de qualidade, através da fiscalização dos órgãos competentes que trabalhem em favor de inibir ,que cursos sejam oferecidos de forma leviana e diplomas emitidos da mesma forma.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Samanta Martins Barbosa -
A ead torna a educação mais acessível e flexível. O molde atual precisa, ainda, de reformulação, pois muitos são os desafios.
Ainda que tenhamos dificuldade em alguns processos, boa parte dos cursos poderiam, sim, ser ead. Mas, acredito que os cursos relacionados à saude, não.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Vitor Cardoso -
Não, existem cursos que podem ser em EAD e outros que não devem. Acredito que isto depende das habilidades previstas para serem desenvolvidas na formação do profissional que faz o curso, toda a parte teórica do curso pode ser realizada de forma a distância mas as habilidades práticas devem ser realizadas de forma prática em conjunto com os professores e monitores do curso, cursos que exigem maior desenvolvimento prático e acompanhamento não devem depender do EAD, já cursos com uma carga teórica maior podem sim ter essa flexibilização.
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Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Bruna Soares de Lacerda -
O curso à distância quando segue as diretrizes propostas pelo mec é eficiente e oportuniza a educação para populações mais carentes e que não podem acessar a universidade física, atualmente diversas instituições públicas estão adotando este modelo que a experiência ocorre de maneira diferente da instituição física, porém como a diversas formas de aprendizagem cada aluno se adapta melhor a sua realidade, mas ainda ocorre muito preconceito com à modalidade à distância, apesar do ensino ser eficiente. Alguns cursos da área da saúde causam divergências, pois a prática é essencial para a aprendizagem (como a utilização de laboratórios, estágios e atendimento ao público).