1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
Não. Sei que existem vários softwares e tecnologias assistivas que podem auxiliar alunos com deficiência visual. Aqui estão alguns exemplos:
Bengala Longa: Funciona como uma extensão do corpo da pessoa com deficiência visual, antecipando obstáculos em seus trajetos e deslocamentos.
Vídeo ampliadores portáteis: Dispositivos destinados para pessoas com baixa visão. Eles têm a capacidade de ampliar.
Máquina Braille: Uma das tecnologias assistivas mais difundidas na alfabetização de pessoas com deficiência visual, ela permite a escrita usando o sistema criado no século XIX1.
O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Esse sistema surgiu no século XIX, na França, e foi criado por um jovem estudante chamado Louis Braille. Atualmente, é padrão no mundo, sendo utilizado por milhões de pessoas cegas.
O sistema Braille é formado por caracteres em relevo que permitem o entendimento por meio do tato. Ele é utilizado em quase todos os países do mundo, com pequenas diferenças de uma região para outra.
2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
- Falta de conhecimento: Muitas vezes, os professores e funcionários da escola podem não ter conhecimento suficiente sobre como usar esses softwares de maneira eficaz.
- Barreiras econômicas: Algumas escolas podem não ter recursos financeiros suficientes para adquirir os softwares necessários ou para treinar seus funcionários no uso dessas ferramentas.
- Estigma: Infelizmente, ainda existe um estigma associado ao uso de tecnologias assistivas, o que pode levar a uma falta de interesse ou resistência por parte de alguns alunos ou funcionários da escola.
- Falta de recursos: Algumas escolas podem não ter os recursos necessários, como computadores ou dispositivos móveis, para implementar o uso desses softwares de maneira eficaz.
Referências:
BERSCH, R. Introduçao à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008.
PENTEADO, A. F. C.; ZATTERA, V.; FORNARI, J. Utilização de um dispositivo de inserção de células braille em computadores para escrita de texto e música. Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, n. 18, 2017.
MELARE, J. Novas tecnologias facilitam a leitura e o letramento de deficientes visuais. Com Ciência, n. 157, 2013.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In:
Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82-86, 2005.