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Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 48

Prezados/as,

1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.

Boas discussões!

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
Google BrailleBack (Android)
Esse aplicativo para deficientes visuais foi desenvolvido pelo próprio Google e permite que eles contem com uma mistura de braile com falas para entender os elementos da tela do Android. As falas guiam o usuário até cada ícone da tela, enquanto o teclado em braile pode facilitar a navegação no aplicativo. as grandes dificuldade professores despreparados governo que não da assistência, falta material didático e apoio e um descaso geral.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Os softwares apresentados como auxílio para alunos com deficiência visual são muito interessantes - ainda não tinha conhecimento sobre nenhum deles.
Um dos grandes desafios enfrentados por parte das escolas para o uso desses softwares computacionais é relativo aos altos custos de contratação das ferramentas.
Mesmo não sendo tão caros quanto a compra impressoras e de máquinas de escrever para pessoas com deficiência visual, a disponibilização e a manutenção dos softwares exige investimentos financeiros, e nem todas as escolas têm esses recursos.
Alguns softwares exigem, ainda, o uso de equipamentos específicos complementares, como dispositivos táteis, teclados em braile e leitores de tela. Além disso, é fundamental que a instituição tenha infraestrutura tecnológica adequada para rodar os materiais, como hardware atualizado e conexão com internet de alta velocidade.
Outro ponto que se apresenta como uma barreira para a utilização dos softwares é a falta de treinamento dos professores e dos atores educacionais envolvidos no processo de aprendizagem. A capacitação adequada é fundamental para que haja a personalização adequada dos programas para a realidade de cada aluno e para que não exista nenhuma resistência por parte dos professores para aplicarem os recursos em sala de aula.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
O Seeing AI é um aplicativo incrível que está ajudando a mudar a vida de pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. Usando o poder da Inteligência Artificial, o Seeing AI oferece soluções inteligentes para facilitar a vida de pessoas com algum problema de visão.
Em resposta à Rejane Maria da Silva Teixeira

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Rejane, que bom esse espaço de compartilhamento. Vejo nomes de softwares indicados na Apostila da disciplina, como pelos demais colegas, que antes não tinha conhecimento sobre e que agora vejo que esses são recursos para promover mais ainda a inclusão de alunos com deficiência visual. 
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por SARAH machado -
Não conhecia, vi e conheci somete através das leituras do material que vocês disponibilizaram e me despertou muito em conhecer e querer aprender
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Boa tarde, não conhecia nenhuma software que auxilia-se o estudante com deficiência visual ou o docente no ensino.
Um dos principais desafios no uso dos softwares é a ausência de formações que capacite o professor ou o descente, pois ainda são poucas as instituições que fazem uso desse recurso
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
1) Eu não conhecia nenhum, e achei muito interessante. Irei buscar mais informações, pois, que me preparar com pelo menos um deles, para ter a possibilidade de melhorar as aulas com ferramentas deste tipo.

2) Acredito que os desafios são muitos, desde a infraestrutura tecnológica, pois, muitas escolas não tem computadores, depois, vem os custos dos softwares, que muitas vezes são pagos, além disto, vem também a capacitação dos profissionais, pois, em muitas instituições, os profissionais não tem capacitação, e em muitos casos, não tem nem tempo, estão sobrecarregados, com excesso de trabalho, sem tempo para preparação de aulas, etc.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Isso mesmo, Lúcio. Muitos são os desafios das instituições escolares. Para que as escolas possam levar um mínimo de dignidade aos aulos com deficiência visual, devem ter suporte financeiro oferecido pelo Estado, haja vista que são os atores oficiais que deveriam tomar a iniciativa na formulação de políticas públicas voltadas para a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

Exatamente, e o professor com uma enorme sobrecarga de demandas, muitas vezes deseja mas não consegue dar conta de auxiliar aquele aluno.

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
1) Sei que os Softwares são voltados para o ensino de pessoas portadoras de deficiência visual e que devem ser projetadas dentro de uma metodologia que os contextualizem de acordo com seu processo de ensino aprendizagem. Ainda não tive a oportunidade de vivenciar experiência utilizando qualquer recurso tecnológico para deficiente visual.
2) Primeiramente o maior desafio destaca-se na inclusão do deficiente visual nas escolas onde se apresenta a falta de materiais didáticos apropriados, infraestrutura e professores capacitados para atender a necessidade dessa clientela, ainda se vive uma situação de angustia tanto para o professor como para o aluno com deficiência visual.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Exatamente, Marta. Incluir pessoas com deficiência é um enorme desafio de todos, pois somos todos iguais e necessitamos conviver em sociedade, principalmente a escolar, sem discriminação de qualquer natureza. Mas, como você bem colocou, precisamos de materiais didáticos contextualizados, onde o aluno com deficiência seja respeitado a partir de suas diferenças, de modo que possa ser incluso na sociedade como verdadeiro cidadão, de direitos e deveres.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?

Eu ouvia falar do Dosvox mas não conhecia.

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.

Acredito que os desafios, são os que os meu colegas também já citaram aqui no fórum. Capacitação para uso por parte do corpo técnico escolar e recursos financeiros tanto para aquisição quanto para manutenção.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
Um software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual é o leitor de tela. Esse software converte o texto exibido na tela do computador em uma voz sintetizada ou em uma linha braille que pode ser lida por meio de um dispositivo tátil. Os leitores de tela são capazes de narrar todo o conteúdo exibido na tela do computador, incluindo textos, menus, links e até mesmo imagens. Além disso, eles permitem ao usuário controlar o computador por meio de atalhos de teclado específicos.
No entanto, existem desafios que as escolas podem enfrentar em relação ao uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual. Alguns possíveis desafios é adquirir computadores equipados com software de leitura de tela, além de dispositivos de saída de áudio como fones de ouvido ou dispositivos braille. É necessário fornecer treinamento adequado aos professores para que eles possam utilizar o software e auxiliar os alunos com deficiência visual de forma eficiente. As escolas também precisam garantir que todo o conteúdo apresentado aos alunos esteja acessível. Isso envolve fornecer documentos digitais estruturados corretamente, garantir que os sites utilizados sejam compatíveis com os leitores de tela e disponibilizar materiais alternativos, como versões em braille. Os softwares e equipamentos utilizados pelos alunos com deficiência visual precisam de suporte técnico adequado, garantindo que estejam sempre funcionando corretamente. A aquisição e manutenção dos equipamentos e softwares podem representar um custo adicional para as escolas, o que pode ser um desafio financeiro.
Apesar dos desafios envolvidos, o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual é fundamental para promover a inclusão e igualdade de oportunidades na educação. Essas ferramentas permitem que os alunos tenham acesso ao conteúdo e participem ativamente do processo de aprendizado, superando barreiras e ampliando suas possibilidades educacionais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Prezados, eu não conhecia nenhum software. Mas, diante da pergunta, pesquisei e encontrei no sitio do INSPER (https://www.insper.edu.br/noticias/estudantes-desenvolvem-software-para-auxiliar-pessoas-com-deficiencia-visual/?gclid=CjwKCAjwjaWoBhAmEiwAXz8DBRbNq6MbllHZxdtOlKodFKLtHj86oJ2I1EuUIEbrSYJqO5F1PgFO6RoCrVEQAvD_BwE) um software de "detecção de imagens para um dispositivo que pretende melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma solução de edge computing embarcada para auxiliar pessoas com deficiência visual a realizar tarefas diárias, como fazer compras em um mercado, realizar pedidos em um restaurante ou atravessar avenidas movimentadas sem a ajuda de um cão-guia. A edge computing, ou computação de borda, é uma tecnologia que permite o processamento, a análise e o armazenamento de dados mais próximos de onde eles são gerados, possibilitando respostas mais rápidas". "O software analisa 30 imagens por segundo e traduz o que está vendo quando tem mais de 90% de certeza. Se ele vê, por exemplo, um carro e tem mais de 90% de certeza de que se trata mesmo de um carro, ele avisa a pessoa pelo fone de ouvido”, explica o aluno Pedro Vero Fontes.".

Tratando-se de escolas públicas no Brasil, inferimos que os possíveis desafios repousam na inadequada atenção do poder público; inexistência de políticas públicas que estruturem os estados e, consequentemente as escolas; descaso para com a Educação Especial por conta, também, da falta de investimentos nas Tecnologias da Comunicação e da Informação na Prática Pdagógica (TICs), situação que impede uma formação digna dos lunos com deficiência visual.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

Dentre os softwares utilizados, eu já conhecia o dosvox, pois minha irmã possui deficiência visual e já o utilizou em alguns momentos. Era interessante e diverso, mas na época encontrou muitas dificuldades para mexer no sistema. 

Ao pensar nas escolas, tendo em vista que muitas vezes falta a infraestrutura básica, possibilitar o acesso desses estudantes aos recursos tecnológicos assistivos é um grande desafio, principalmente nos segmentos municipais e estaduais, levando em conta o tamanho dos territórios e da população que necessita de tais investimentos. Então outras prioridades consideradas emergenciais acabam passando à frente de fatores como este, mas é importante que os setores responsáveis levem em conta que o fornecimento de materiais assistivos e softwares também são de caráter emergencial, priorizando-os para a aprendizagem desses alunos que, inseridos em turmas regulares, muitas vezes ficam a margem sem os recursos necessários, pois o professor dedicado precisa dos recursos mínimos para realizar o planejamento que ele deseja e acha importante para o desenvolvimento de todos os alunos. Muitos professores talvez se sintam sem estímulo ou sozinhos na busca por melhorar suas aulas, já que as instituições não recebem os investimentos necessários.

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcelo Wünsch -
Boa noite. Por conta de eu trabalhar em uma APAE com a área de informática, acaba se tornando natural a proposição e possível utilização de softwares educativos para o desenvolvimento de habilidades e fornecer acessibilidade junto aos mesmos no uso de equipamentos eletrônicos. Para os mesmos é muito importante ter esses recursos que atuam em certa medida como uma tecnologia assistiva. Eu conheço mais a fundo o NVDA (leitor de tela gratuito) e o DosVox (software que auxilia na utilização do computador por comandos de voz). Os desafios que eu acredito que as escolas possam encontrar é de não conhecer softwares que possam auxiliar os deficientes visuais e principalmente não haver conhecimento de como aplicar esse recurso com tal público. Nesse caso, há uma grande dificuldade das escolas utilizarem as tecnologias sejam elas educacionais, assistivas ou como mero recurso de ensino aprendizagem, por desconhecimento do que pode ser feito e aplicado. Creio que capacitações nessas áreas sejam essenciais para os professores poderem propor uma apropriação do uso dos recursos do público alvo dessas tecnologias assistivas.
Em resposta à Marcelo Wünsch

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Olá, Marcelo

Parabéns pelo seu trabalho na APAE. Concordo com você que os softwares educativos precisam ser utilizados para promover o desenvolvimento e a acessibilidade dos deficientes visuais. Você demonstrou conhecer bem o NVDA e o DosVox, que são ferramentas muito úteis para essa finalidade. Assim como você, também acredito que as escolas precisam se capacitar para usar as tecnologias assistivas de forma adequada e eficaz. Por fim, o seu depoimento me inspirou a buscar um engajamento maior nessa causa tão nobre e extremamente necessária.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Durante a minha trajetória acadêmica/profissional ouvi/li algumas vezes sobre softwares, principalmente os leitores de tela, como recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. Todavia, nunca utilizei algum deles de fato. Nesse sentido, acredito que um dos grandes desafios para a escola em relação ao uso desses recursos está nessa falta de conhecimento. Ademais, em muitas escolas públicas faltam computadores, isto é, investimentos financeiros condizentes com a proposta de educação inclusiva que projeta o atendimento das necessidades específicas de todos os estudantes. Portanto, os desafios encontrados no trabalho cotidiano nas escolas atravessam várias questões, que vão desde a formação profissional à falta de investimento público.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
1- DOSVOX e NVDA

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
2- Os recursos tecnológicos são essenciais na aprendizagem do aluno uma vez que esses recursos têm como função de facilitar e contribuir na inclusão do aluno com deficiência visual. O grande desafio enfrentado hoje no contexto educacional na perspectiva da inclusão do aluno com deficiência, é a falta de profissionais qualificados e que saibam operar de forma eficiente esses recursos de tecnologia assistiva e que possam de forma positiva suprir às necessidades específicas de cada educando.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
Bye My Eyes.
Ubook

A grande dificuldade das escolas na utilização de softwares para o auxílio de alunos com deficiência visual é significativamente estrutural, onde boa parte das escolas não possuem recursos suficientes para investir nesse tipo de tecnologia, fazendo assim com que os alunos com deficiência visual tenham problemas no processo de aprendizagem.
Em resposta à Weslley Maycon Araújo Silva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Weslley Maycon
As tecnologias assistivas surgiram com o intuito de auxiliar as pessoas com quaisquer tipos de limitações a seguir dignamente suas vidas de forma a reduzir as dificuldades que possam apresentar no curso de suas vidas. E essas tecnologias assistivas podem ser recursos ou serviços, indo desde uma simples muleta até o ensinamento do uso dela por um profissional qualificado; a muleta é um recurso; o ensinamento, um serviço.
Em resposta à Weslley Maycon Araújo Silva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Olá, Wesley

Seu depoimento é muito importante para mostrar a dura realidade das escolas que atendem alunos com deficiência visual. Contudo, não podemos nos limitar a criticar esse contexto. Como cidadãos e professores, precisamos cobrar das autoridades uma solução para esse problema, que afeta o direito à educação de qualidade para todos. Não podemos aceitar passivamente que a falta de recursos impeça o uso de softwares que podem auxiliar os alunos com deficiência visual a aprender melhor e desenvolver suas potencialidades. Essa é uma questão de justiça social e inclusão educacional.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Priscila Lima Gonçalves -
Be My Eyes, Google BrailleBack, DOSVOX e NVDA para computador.
Acredito que os maiores desafios são:
Ter profissionais capacitados e computadores para o uso escolar.
Em resposta à Priscila Lima Gonçalves

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Priscila Lima
Tecnologia Assistiva pode melhorar drasticamente a vida das pessoas com deficiência. A tecnologia assistiva assume tem um papel central no AEE, que foi majorado pelas demandas do ensino remoto emergencial do contexto pós-pandemia. Apresentá-las aos educadores, inserir nas escolas (sobretudo nas salas de recursos) e capacitar pessoal para utilizar, desenvolver, adaptar, avaliar e multiplicar é uma demanda urgente e desafiadora.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
1) Não conhecia qualquer software até a data de hoje. Agradeço ao IFMG por possibilitar essa oportunidade e ampliar os saberes.

2) Acho que os maiores desafios seriam encontrados nas escolas públicas, onde os investimentos demoram ou não chegam e diversos estudantes com deficiências, altas habilidades e superdotação ficam a mercê de cenários pouco ou quase nada estruturados no sentido de facilitar a aprendizagem e promover educação inclusiva. A realidade atual é consideravelmente excludente. Digo com base por exemplo na realidade da minha escola que não dispões de simples adaptações nem materiais básidocs para atender com a mínima qualidade os estudantes incluídos. Fora a formação continuada que deixa muito a desejar e que seria outro grande desafio para capacitar profissionais sobre o uso de softwares computacionais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Olá!
1) Só conhecia o Dosvox. Soube da sua existência esse ano, ao tentar auxiliar a agente de AEE da escola onde trabalhei até abril. Inclusive entrei em contato com a UFRJ para saber se ele servia para tablets e fui muito bem atendida (por e-mail). Infelizmente ele não serve para tablets.
2)O desafio é ter o hardware disponível para o aluno em ambiente adequado. No caso da minha escola o tablet era da aluna. A escola até dispunha de um notebook, mas ele não poderia ficar com ela o tempo todo. Além disso, a sala de aula é extremamente barulhenta para permitir o uso desse tipo de software.
Em resposta à Suzana dos Santos Matos

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Suzana dos Santos
As TA auxiliam pessoas com necessidades especiais a executarem tarefas que, até então, não seriam possíveis ou eram executadas com grande dificuldade. As TA favorecem a interação com as tecnologias necessárias para que pessoas com deficiências se tornem mais independentes.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
1-Apenas conhecia o leitor de tela do smartphone e da televisão, mas não um software específico para o aluno com deficiência visual conforme apresentado nesta disciplina.
2- Com relação aos desafios, acredito que seja a questão da burocracia na compra destes itens, uma vez que há a necessidade de uma sala informatizada com os computadores com os softwares e os teclados, ou seja, os itens necessários para um bom aprendizado. Mas, é uma medida interessante, posto que utiliza a tecnologia de uma forma eficiente e até em certos casos divertida para o aluno. Um outro apontamento é a capacitação dos profissionais que vão ensinar e auxiliar os alunos na utilização destes instrumentos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
Não. Sei que existem vários softwares e tecnologias assistivas que podem auxiliar alunos com deficiência visual. Aqui estão alguns exemplos:
Bengala Longa: Funciona como uma extensão do corpo da pessoa com deficiência visual, antecipando obstáculos em seus trajetos e deslocamentos.
Vídeo ampliadores portáteis: Dispositivos destinados para pessoas com baixa visão. Eles têm a capacidade de ampliar.
Máquina Braille: Uma das tecnologias assistivas mais difundidas na alfabetização de pessoas com deficiência visual, ela permite a escrita usando o sistema criado no século XIX1.
O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Esse sistema surgiu no século XIX, na França, e foi criado por um jovem estudante chamado Louis Braille. Atualmente, é padrão no mundo, sendo utilizado por milhões de pessoas cegas.
O sistema Braille é formado por caracteres em relevo que permitem o entendimento por meio do tato. Ele é utilizado em quase todos os países do mundo, com pequenas diferenças de uma região para outra.
2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
- Falta de conhecimento: Muitas vezes, os professores e funcionários da escola podem não ter conhecimento suficiente sobre como usar esses softwares de maneira eficaz.
- Barreiras econômicas: Algumas escolas podem não ter recursos financeiros suficientes para adquirir os softwares necessários ou para treinar seus funcionários no uso dessas ferramentas.
- Estigma: Infelizmente, ainda existe um estigma associado ao uso de tecnologias assistivas, o que pode levar a uma falta de interesse ou resistência por parte de alguns alunos ou funcionários da escola.
- Falta de recursos: Algumas escolas podem não ter os recursos necessários, como computadores ou dispositivos móveis, para implementar o uso desses softwares de maneira eficaz.
Referências:
BERSCH, R. Introduçao à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008.
PENTEADO, A. F. C.; ZATTERA, V.; FORNARI, J. Utilização de um dispositivo de inserção de células braille em computadores para escrita de texto e música. Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, n. 18, 2017.
MELARE, J. Novas tecnologias facilitam a leitura e o letramento de deficientes visuais. Com Ciência, n. 157, 2013.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In:
Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82-86, 2005.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Eu achei o texto desta semana muito interessante e informativo, pois eu não conhecia nenhum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual. Fiquei impressionada com as funcionalidades do Dosvox e do DSpeech, e como eles podem facilitar o acesso à informação e ao conhecimento para as pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, creio que esses softwares são muito importantes para promover a inclusão e a acessibilidade na educação, e que deveriam ser mais divulgados e utilizados nas escolas.

No entanto, eu também reconheço que existem muitos desafios para o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual. Alguns desses desafios são: a falta de infraestrutura e recursos nas escolas, a falta de capacitação e apoio aos professores, a resistência e o preconceito de alguns profissionais da educação, a dificuldade de adaptação dos conteúdos e materiais didáticos, e a necessidade de avaliar a qualidade e a eficácia dos softwares.
 
Acredito que esses desafios devem ser enfrentados com políticas públicas, investimentos, parcerias, formações, sensibilizações e acompanhamentos, para que as tecnologias possam realmente contribuir para uma educação mais inclusiva e acessível para todos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
Só conhecia, de fato, o leitor do word. Inclusive, usamos na escola para os alunos não alfabetizados.
Leciono para o fundamental 2 e recebemos muitos alunos ainda não alfabetizados. Desafio este sendo superado, pois nossa equipe é incrível e faz um trabalho ímpar com esses alunos. Porém, temos que dar andamento ao currículo do ano/série e a solução momentânea para que estes alunos realizem as provas é utilizar o leitor do word.

Em nossa unidade escolar, não temos nenhum aluno com deficiência visual, mas se tivermos os desafios seriam muitos. a começar pelas barreiras arquitetônicas e depois a nossa formação (corpo docente).
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
Os recursos computacionais podem ser servir como instrumentos importantes para a motivação do aluno e na superação de barreiras devido seus atrativos dinâmicos que estabelecem condição dinâmica para seus usuários, no caso especialmente de pessoas com deficiência visual propõe de certa forma uma autonomia para esses estudantes, conduzindo-os para um bom processo de ensino aprendizado. contudo, a inclusão desses alunos apresenta desafios como falta de infraestrutura, investimentos por parte do Estado, falta de materiais didáticos apropriados e profissionais com formação adequada.
Sobre o softaware, conheço o google brailleback. 
Em resposta à Mayra Silva dos Santos

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza Mayra. Os recursos computacionais são de suma importância para a melhoria educacional em pleno século XXI e uma melhor inclusão de todos. O desafio é: acesso e disponibilidade de tais recursos para todos. Excelente análise. Abraço!
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
Sim, o leitor de tela, porque como já falei, tive uma colega com deficiência visual e ela utilizava o leitor de tela em muitas aulas, inclusive em apresentações de trabalhos.

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
Inicialmente, um fator que contribui negativamente é a falta de estrutura e de condições financeiras de muitas instituições em poder arcar com os custos de aquisição e manutenção desses softwares. Além disso, outro fator que interfere é a falta de acessibilidade dos próprios materiais utilizados, o que não facilita o trabalho dos softwares.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luís Cláudio Pires Seixas -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
Ao realizar a atividade 2.2. passei a conhecer o “Be my eyes” e o “Lookout:visão assistiva”
2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
O entrevistado no vídeo disponibilizado, Gláucio Brandão, aponta com precisão desafios que têm sido companhia frequente dos deficientes visuais como estrutura física deficiente dos ambientes escolares, falta de preparo dos docentes que acaba implicando na falta de recursos didáticos e em abordagens que poderiam ser melhoradas com a antecipação, aos (às) deficientes, do que será abordado nas aulas. Para se abordar o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual é necessário que se tenha computadores disponíveis em quantidade suficiente para a demanda de cada escola, ambientes específicos mais adequados ao trabalho intelectual e auxiliares para que a inclusão digital, de fato, aconteça. Diante da quase inexistência de locais bem equipados e aptos a satisfazer as necessidades das PcD, há que se dizer que, inicialmente, é necessário que se invista alto na educação.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Sim eu conhecia o programa Braille Fácil que permite a criação de impressão Braille de forma rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais. O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O programa é gratuito, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Um grande desafio para as escolas é na questão dos equipamentos, notebooks, PCs de mesa etc. Quando tem, muita das vezes não se pensa em manutenções nestes equipamentos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Soraya Reis de Brito -
Os softwares mencionados são novidades e também nunca estive em contato com nenhum aplicativo para alunos com deficiência visual.
Os desafios destacados pelos colegas em relação a infraestrutura tecnológica que muitas instituições não possuem, pois a maioria possui internet com muitos problemas. E também a falta de investimento em capacitação para os professores e demais envolvidos no processo de ensino, a fim de instruí-los na utilização dos softwares. Muito são as mudanças no contexto educacional em relação ao investimento da TA para que de fato ocorra um ensino inclusivo para alunos com deficiência visual.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
Já conhecia os leitores de tela Dosvox e NVDA, que auxiliam alunos com deficiência visual no acesso aos materiais didáticos.
Creio que um dos desafios por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência seja a falta de conhecimento destes recursos de tecnologia assistiva por parte dos docentes, que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudante com deficiência visual.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
1) Não conhecia nenhum software utilizado para estudantes com deficiência visual.
2) Um dos principais desafios das escolas públicas no uso de softwares computacionais para o auxílio de estudantes com deficiência está na própria aquisição e disponibilização para os estudantes, docentes e equipes de AEE. No âmbito da administração pública, além de ter o recurso e a definição da prioridade/obrigatoriedade da utilização deste recursos com os softwares, a aquisição de qualquer coisa precisa passar por procedimentos específicos de licitação e contratação, que muitas vezes parece inviabilizar a disponibilização destes recursos para o efetivo suporte aos estudantes com deficiência visual.
Por outro lado, os softwares que são de livre acesso, esbarram na falta de profissionais que tenham conhecimento destes instrumentos e que possam instalá-los e disponibilizá-los aos estudantes.
Em resposta à Mailson Santos Pereira

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza, Mailson. A falta de computadores e demais equipamentos tecnológicos móveis nas escolas dificultam a aprendizagem e o processo de inclusão. Excelente análise. Parabéns!!!
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
Conforme estamos havíamos discutido em outras disciplinas, a tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, tem a potencialidade de favorecer a efetivação do princípio de inclusão educativa. Perante tal premissa, com intuito de diluir as barreiras à aprendizagem tive a oportunidade de conhecer o software Dosvox durante a minha formação inicial e, com as contribuições da presente disciplina, conheci outros recursos que pretendo aproveitar em um momento posterior.
No que corresponde ao possíveis desafios em relação ao uso dos softwares considera-se pertinente destacar a carência de dispositivos tecnológicos, internet de boa qualidade e formação continuada para conhecer novas ferramentas e dominar o seu uso.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Na verdade eu não conhecia, só conhecia o software de libras. Mas relacionado ao uso de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual na escola, de fato, há muito o que ser refletido e uma verdadeira luta para mudanças nos espaços escolares. O que vemos ainda em muitas escolas, apesar de não estarem totalmente preparadas para a inclusão, a falta de laboratórios de informática ou recursos tecnológicos móveis tais como tablets, notebooks. Desta forma, fica praticamente inviável o uso, ensino e propagação de de softwares computacionais que auxiliem os alunos deficientes visuais nas escolas. Assim, mantem-se a velha estrutura que perpetua a exclusão escolar e social, contribuindo para a desigualdade social. Estes são os desafios que precisam ser vencidos com ação dos agentes públicos e respeito as leis que garantem acesso e equidade as pessoas com deficiência.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
RESPOSTA: Até esta semana, não conhecia nenhum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual, mas pesquisei sobre o "NVDA" (NonVisual Desktop Access). O NVDA é um leitor de tela de código aberto que permite que pessoas cegas ou com baixa visão acessem computadores com sistemas operacionais Windows. Ele converte texto e elementos visuais em fala ou Braille, tornando possível a navegação em computadores e a utilização de aplicativos e recursos da web. O NVDA é uma ferramenta valiosa para tornar a tecnologia mais acessível para estudantes com deficiência visual.

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
RESPOSTA: A implementação de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual nas escolas pode enfrentar vários desafios. Aqui estão alguns dos possíveis desafios que as escolas podem enfrentar:

 - Acesso a tecnologia adequada: Nem todas as escolas têm acesso a hardware e software adequados para atender às necessidades dos alunos com deficiência visual. Isso pode incluir a falta de computadores equipados com leitores de tela, sintetizadores de voz e outras tecnologias assistivas.

 - Treinamento de professores: Os educadores podem não estar familiarizados com o uso de softwares para auxiliar alunos com deficiência visual. O treinamento adequado é essencial para que os professores possam apoiar efetivamente esses alunos.

 - Custos: Alguns softwares e hardware específicos para auxiliar alunos com deficiência visual podem ser caros. As escolas podem enfrentar desafios financeiros para adquirir essas tecnologias.

 - Compatibilidade: A compatibilidade entre softwares assistivos e outros sistemas e programas usados na escola pode ser um desafio. Garantir que os softwares funcionem bem com sistemas de gerenciamento de aprendizado, aplicativos educacionais e outros recursos é importante.

 - Personalização: Cada aluno com deficiência visual pode ter necessidades diferentes, e os softwares podem precisar ser personalizados para atender às necessidades individuais. Isso pode ser um desafio em termos de recursos e tempo.

 - Apoio técnico: As escolas podem precisar de suporte técnico para lidar com problemas técnicos e atualizações de software, especialmente se não tiverem pessoal interno especializado nesse tipo de tecnologia.

 - Acessibilidade de conteúdo: Garantir que o conteúdo digital utilizado nas aulas seja acessível para alunos com deficiência visual pode ser um desafio. Isso inclui a disponibilidade de materiais em formatos acessíveis, como texto digitalizado de qualidade e descrições adequadas de imagens.

 - Questões de privacidade e segurança: Ao usar software que envolve informações pessoais dos alunos, como leitores de tela que armazenam informações sobre o comportamento de navegação, as escolas precisam garantir a privacidade e a segurança desses dados.

 - Conscientização e aceitação: Pode haver resistência ou falta de conscientização por parte dos alunos, pais e colegas em relação ao uso de tecnologias assistivas. A educação e a promoção da aceitação são fundamentais.

 - Mudança cultural: A implementação bem-sucedida de tecnologias assistivas requer uma mudança cultural na escola, com um compromisso em tornar o ambiente de aprendizado inclusivo para todos os alunos.

Superar esses desafios exige um compromisso da escola em apoiar a inclusão de alunos com deficiência visual e em investir em recursos e treinamento adequados. Também pode envolver parcerias com organizações ou especialistas em tecnologia assistiva para obter orientação e suporte adicionais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Sandra Maria da Silva Pereira -
Boa noite.
Eu confesso que não conhecia até o início dessa disciplina nenhum software para trabalhar com deficientes visuais, todos os apresentados são muito interessantes, pois proporcionam uma leva de possibilidades para as pessoas com deficiência visual.
Minhas escolas possivelmente teriam dificuldades para trabalharem com esses software computacionais, pois apresentam problemas de acesso à Internet, além de haver falta de computadores, talvez seja por isso que até o momento não se encontra nenhum aluno com deficiência visual matriculado nelas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Sam Alves Sousa -
Não conhecia nenhum software mencionado na disciplina. Já vi colegas cegos e pessoas que eu conheci usando "google assistente". Acredito que grande parte do problema para um aluno com deficiência visual seja a produção de registros de seus estudos dentro de sala de aula. Já fora de sala de aula, um problema deve ser o acesso à fontes didáticas especializadas.
No momento que nos encontramos, smartphones são uma tecnologia mais acessível, com exceções para alunos de baixa renda, os smartphones tem tecnologias de leitura de áudio cada vez mais precisas, além de poder ler textos na internet e de produzir textos e anotações utilizando a leitura de voz. Talvez a dificuldade aumente quando os estudos independam de textos genéricos, como nas graduações, onde o material especializado e adaptado é praticamente inexistente.
Em casos de falta de acesso a pessoa deficiente depende de boa vontade, o que deve atacar sua autoestima pela falta de autonomia. Já para nós professores o desafio é conseguir lidar com a carga de trabalho e como as necessidades especiais de alunos, quando não temos treinamento e nem estratégias institucionais para conseguir ao menos dirigir a atenção devida .
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
O Be My Eyes é um dos aplicativos para deficientes visuais mais famosos da Internet. Funciona como uma rede de apoio entre pessoas que enxergam e deficientes visuais, promovendo videochamadas para que um usuário com visão perfeita d descreva a um cego um objeto apresentado.
as principais barreiras enfrentadas pela inclusão escolar são: a falta de preparo dos professores e demais colaboradores; a ausência de infraestrutura; a carência de tecnologia assistiva, a prática de bullying; o excesso de alunos.