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Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

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Número de respostas: 72

Prezados/as,

1) Disserte sobre as possíveis dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez.

2) Faça mais uma postagem contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Faça deste um ambiente de aprendizado coletivo. Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
Como sou surda de um ouvido direito, isso muitas vezes me prejudica como professora quando não entendo o que o aluno que fala e peço pra repeti mais diante disso como professora de teatro e artes também uso este recurso pra sempre no primeiro dia de aula esta atuando como uma pessoa totalmente surda sendo que não sou surda por dois ouvido , porem todo ano trabalho em escola diferentes legal ver os alunos preocupado com essa dinâmica ao qual eles pensam que sou surda e sempre fica como vamos estuda teatro com uma professo a que não fala, e ai só depois falo que e apenas uma atuação e abro a discursão sobre diversas DFICIENCIA E FALO DE MINHA DEFICINCIA que é a perca auditiva do ouvido direito para que eles entendam que muitas vezes devemos acolher uns aos outros .
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
Como sou surda de um ouvido direito, isso muitas vezes me prejudica como professora quando não entendo o que o aluno que fala e peço pra repeti mais diante disso como professora de teatro e artes também uso este recurso pra sempre no primeiro dia de aula esta atuando como uma pessoa totalmente surda sendo que não sou surda por dois ouvido , porem todo ano trabalho em escola diferentes legal ver os alunos preocupado com essa dinâmica ao qual eles pensam que sou surda e sempre fica como vamos estuda teatro com uma professo a que não fala, e ai só depois falo que e apenas uma atuação e abro a discursão sobre diversas DFICIENCIA E FALO DE MINHA DEFICINCIA que é a perca auditiva do ouvido direito para que eles entendam que muitas vezes devemos acolher uns aos outros .
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Interessante analisar o seu relato, enquanto pessoa surda, percebendo suas dificuldades e superações enquanto docente.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
Seu relato nos mostra uma linda experiência para os alunos, certamente és uma professora inesquecível para eles por ensinar sobre empatia.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
De acordo com a pesquisa os professores relataram que a educação dos surdos é prejudicada pela falta de material visual, docentes desqualificados para ensinar os surdos que são integrados na rede regular de ensino, falta de acesso à internet dentro da escola.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Enquanto professora concursada e prima de pessoa com deficiência auditiva, ressalto que uma das principais dificuldades do estudante com deficiência auditiva seja a ausência de recursos que possibilite a compra do aparelho auditivo. Percebo que muitas crianças e adolescentes acabam enfrentando dificuldades no seu desenvolvimento educacional pela ausência desse instrumento. Deveria ter um programa social financiada pelo governo federal que garantisse a sua compra, sobretudo para as famílias de baixa renda.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
A comunicação, por exemplo, é um dos grandes desafios que pessoas com deficiência auditiva enfrentam. Hoje o surdo sofre com as dificuldades do ensino pois as escolas ensinam a Língua Portuguesa e não a LÍBRAS, e muitas vezes o profissional da educação sabe a LÍBRAS na teoria, mas a pratica é falha e prejudica a aprendizagem da pessoa com surdez. Com isso, surgem os problemas de evasão escolar e continuação da vida acadêmica.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Concordo com vc Mirele, a comunicação entre o professor com o aluno que tem surdez pois ambos ficam perdidos em sala de aula. Existem escolas na minha cidades que a falta de interpretes de libra é gritante e nas formações que já participei para tentar amenizar essa dificuldades somente são apresentadas imagens referentes ao alfabeto de libras, com vc falou a teoria vem bem diferente da prática.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por SARAH machado -
Contribuindo com a fala de Marta e Mirela, sou professora de Educação Física e muitas das vezes quando a escola tem o interprete de libras ele não fica em todas as aulas, um exemplo disso é nas aulas de educação física, Hage como se a mesma não fosse uma disciplina também importante e por muitas vezes o professor fica perdido na comunicação.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Isso mesmo, Marta. A comunicação é uma via de mão dupla que deve embasar a interação entre professores e alunos. Mas, para que isso aconteça, é essencial um investimento maciço na formação plena dos profissionais das escolas que trabalham diretamente com alunos que têm deficiência auditiva ou surdez.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Verdade, realmente, o aluno que passa por estas dificuldades, muitas vezes evadem, prejudicando a trajetória acadêmica, social e profissional.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
Concordo com você! É essencial promover políticas que enfatizem a inclusão, a capacitação de professores em LIBRAS e a conscientização sobre as necessidades dos estudantes surdos para garantir uma educação de qualidade e igualdade de oportunidades. Antes de tudo, os indivíduos surdos precisam dominar sua própria língua para depois aprender outra e se tornarem bilíngues. Trago outro ponto que é o apoio da família, pois nem todas incentivam e querem sair da zona de conforto para aprender a se comunicar em LIBRAS também; preferem oralizar ou treinar a leitura labial do jovem surdo, o que é uma tortura e uma falta de respeito com ele. Então, antes de chegar à escola, a família é um pilar muito importante para formar a base, já que ao chegar no colégio, o surdo tem direito ao interprete, mas este será ainda mais útil se aquele já estiver com sua LIBRAS em desenvolvimento.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Concordo, Mirele, o desafio da comunicação é muito grande. A comunicação para a pessoa surda pode ficar prejudicada a qualquer momento. Muitas vezes o ano letivo inicia nas escolas sem a presença do interprete, somente dias depois é que se contrata os profissionais, enquanto isso o aluno ficou na sala de aula sem o suporte educacional. Eu já vi isto acontecer em minha cidade, então penso que as secretarias de educação tinha que garantir, já no primeiro dia de aula do aluno, o professor especialista e o interprete para o estudante para evitar prejuízos no processo educativo do aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
De acordo com a realidade das escolas públicas referente a inclusão de alunos surdos, ainda existem muitos desafios a ser vencidos. Primeiramente vem a dificuldade de comunicação do aluno surdo no contexto escolar outro fator é a não inclusão da Língua Brasileira de Sinais ( Libras) nas disciplinas escolar desde da Educação Infantil a formação docente, pois dessa forma o processo ensino aprendizagem estaria de acordo com suas limitações. Mais para que esse desafio aconteça é preciso capacitar profissionais da educação nesse processo de aprendizagem para o deficiente auditivo ou surdo. Nas escolas são poucos os interpretes de Libras que desenvolvem um trabalho de parceria com o professor da sala de aula regular, para que juntos possam construir, planejar e assim criarem estratégia de ensino de acordo com as limitações do aluno deficiente auditivo ou com surdez.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Verdade, são dificuldades por falta de formação de profissionais, além disto, o ponto citado, da necessidade do ensino de Libras ser necessário desde a formação infantil dos alunos.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Williams

A falta de formação dos professores torna-se uma barreira, dificultando um maior entendimento sobre as limitações do aluno com surdez severa ou baixa visão, sobretudo, sem os conhecimentos necessários da docência específica na área da Educação Especial/Inclusiva. A formação contribui significativamente para ter uma compreensão mais ampla, implementar aulas inovadoras, se necessário adequar os conteúdos se a realidade da sala de aula. O professor AEE e os profissionais intérprete, transcritor e leitor serão fundamentais.
Entre os demais servidores os maiores desafios é a falta de compreensão por parte de alguns colegas. Acontece dificuldades até mesmo dos alunos entre si, muitas vezes eles não entendem o colega de forma clara, não conhecem a língua de sinais, não conseguem fazer a leitura labial, Ficam olhando diretamente para um para o outro enquanto buscam se comunicar. Isso torna a comunicação difícil e, às vezes, leva alguns a se isolarem. No entanto, existe em muitas escolas, cursos livres de Libras e na graduação dos cursos de Licenciatura, disciplinas como Língua de Sinais/Libras e Educação Inclusiva. (40h).
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
É verdade, Marta, a parceria entre professor e intérprete de Libras quase nunca acontece, e o resultado são aulas e metodologias planejadas para estudantes ouvintes que não atendem as necessidades dos estudantes surdos, pois faltam recursos visuais que poderiam facilitar o entendimento, já que apenas a presença do intérprete de Libras não garante a aprendizagem deles.
Em resposta à Raquel de Fátima Feitosa da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Dentro dessa discussão, penso ainda na dificuldade que alunos surdos enfrentam de participarem efetivamente das aulas, podendo tirar suas dúvidas no decorrer da explicação do professor. A maioria das escolas não possui intérprete, e apenas a tradução do conteúdo não garante a inclusão do estudante em relação aos demais colegas e ao próprio docente.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas é uma meta importante para garantir igualdade de oportunidades na educação. Para superar os desafios destacados no comentário da colega Marta, é crucial investir em formação de professores, promover a inclusão da Libras nas escolas, fomentar a colaboração entre profissionais e aumentar o número de intérpretes de Libras disponíveis. É essencial abordar a comunicação, a formação de professores, a inclusão da Libras e a colaboração entre profissionais para garantir que os alunos surdos tenham igualdade de acesso à educação e possam alcançar seu pleno potencial. A conscientização, o investimento em recursos e a promoção de práticas inclusivas são passos cruciais para superar esses desafios. Somente através de esforços coordenados e dedicados será possível criar um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo para alunos surdos.
Em resposta à Roberto Ferreira Sena Filho

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Roberto
Superar as barreiras e os desafios na inclusão escolar de alunos com deficiência, exige esforço contínuo, estudo e trabalho multidisciplinar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Tudo bem com todos?

Primeiramente, gostei muito dos vídeos da semana, aprender sobre o alfabeto em libras e também os vídeos sobre atendimento especializado.

Em relação as possíveis dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez, no Brasil, temos várias, como citado na entrevista da Lourdes Gomes, dentre elas:
Falta de recursos e estrutura adequada;
Falta de Capacitação de professores;
Barreiras de comunicação, pois, o ideal, seria todos os funcionários da escola terem a formação em libras;
Preconceito e estigma, por parte dos colegas de classe e até mesmo por professores que deixam estes alunos de lado;
Ausência de apoio especializado, como interpretes;
Dentre outras.

Para melhorar a inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva no Brasil, é necessário investir em formação de professores, estrutura escolar acessível, conscientização, políticas eficazes e uma abordagem centrada no aluno, levando em consideração suas necessidades individuais.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Concordo com você, assim como a dificuldade das pessoas com deficiência visual, a falta de recursos, estrutura e formação de professores é um desafio para quem possui a deficiência auditiva.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Leylanne Dayse Oliveira -

Quanto a formatação dos professores, lembro que na minha graduação tivemos uma disciplina de Libras. Embora tenha sido uma exelente disciplina, muito bem ministrada, inclusive por um professor surdo, não considero que seja o suficiente. Aprender uma nova língua requer muito mais do que um semestre de estudo. Além de ser apenas o primeiro passo para a inclusão de pessoas surdas.

Também sinto que faltou uma disciplina para ensinar abordagens, metodologias de ensino para surdos, tando de forma geral quanto de forma mais específica. Como metodologias para ensinar os conteúdos da disciplina específica do curso (no meu caso, Física). Aliás, nem meus professores da graduação estavam preparados para receber um aluno com surdez, não tinham nem experiência nem formação para isso, quanto mais nós ensinar a respeito. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
Creio que a maior dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiência auditiva ou surdez seja a comunicação que limita o acesso aos espaços e ambientes públicos. Na escola a dificuldade inicia desde a entrada até a sala de aula, onde geralmente, apenas o intérprete, quando tem, é quem sabe se comunicar com esses estudantes e a comunicação depende dele para mediar em todos os espaços da escola.
Em resposta à Raquel de Fátima Feitosa da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Isso aí, Raquel. A comunicação é o elo para o processo de ensnino e aprendizado. Sem ela não seria possível formar alunos com deficiência auditiva ou surdos para que sejam capazes de interagir com os demais alunos do ensino comum e com a própria sociedade.
Em resposta à Raquel de Fátima Feitosa da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Raquel, ler sua publicação me fez fazer uma maior reflexão sobre as dificuldades da pessoa com deficiência auditiva ou surdez têm para adentrar o espaço escolar, a questão da comunicação neste casa, fica muito mais prejudicada, as percepções para essas pessoas difere muito das outras de forma geral. Essa dependência que essas pessoas têm para se comunicar com as outras merece uma atenção redobradas por nós professores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Olá colegas. Qualquer ser humano que possua deficiência, em algum momento, lhe será mais exigido romper a barreira de eventuais preconceitos, discriminação, segregação, entre outros. Não seria diferente com um estudante deficiente auditivo ou surdo. Nesse sentido, infelizmente, esse aluno ainda sofre com a falta da plena inclusão escolar porque muirtas escolas não conseguem oferecer uma estrutura adequada para atender pessoas com deficiência auditiva ou surdez. Faltam profissionais devidamente capacitados, preparados, especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nunca é demais lembrar que todo o dinheiro destinado à educação em geral, isso inclui a Educação Especial, jmais será despesa; será, tão somente, investimento. Investimento que refletirá no futuro a criação de uma cultura inclusiva escolar e social, que transforma alunos em cidadãos de direitos e deveres, aptos a interfeir numa sociedade complexa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Acredito que assim como já falamos sobre as dificuldades de forma geral para pessoas com deficiência serem incluídas no ambiente escolar, para a deficiência auditiva ou surdez não difere muito. Perpassa por questões financeiras a fim de angariar recursos metodológicos e tecnológicos, formação continuada para professores e profissionais da educação de forma geral, vencer o preconceito e fazer com que o ambiente escolar seja mais empático com todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
A principal dificuldade enfrentada por estudantes com deficiência auditiva ou surdez é a comunicação limitada. As escolas, de forma geral, não estão preparadas para dar o suporte necessário aos alunos surdos, sejam eles com habilidades de leitura labial/comunicação oral, sejam eles adeptos à língua de sinais.
Além da falta de profissionais qualificados, como intérpretes e professores capacitados para trabalhar com educação inclusiva, ainda existe o problema da utilização de materiais didáticos e de modelos de avaliação não adequados para pessoas surdas.
Trabalho em uma instituição que avalia políticas públicas de educação, e vejo o quanto é desafiador entregar materiais que sejam realmente preparados - e não somente adaptados. A audiodescrição das provas de ensino básico, por exemplo, deve ser muito cuidadosa para que o aluno consiga entender a proposta, utilizando corretamente os regionalismos, quando necessário.
Por fim, o isolamento social e o preconceito acabam interferindo diretamente na permanência do estudante na escola, que, por vezes, não tem seu bem-estar emocional garantido pela instituição.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
A comunicação, por exemplo, é um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva. Dessa dificuldade surgem os problemas de evasão escolar e baixo acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.
Outro ponto forte é a educação, hoje o surdo sofre com as dificuldades do ensino pois as escolas ensinam a Língua Portuguesa e não a LÍBRAS, e o interprete da escola há casos que sabe a LÍBRAS na teoria, mas a pratica é falha e prejudica a aprendizagem da pessoa com surdez.
Em resposta à Rejane Maria da Silva Teixeira

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Desafio enorme. Muitos profissionais da educação não possuem conhecimento sobre a comunicação em libras.
Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -
Muitos profissionais não se interessam em se qualificar até que chegue um aluno com esta necessidade e comece o desafio e as angustias de não saber lidar com este aluno que não lhe escuta.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez pode enfrentar diversas dificuldades, mas a principal é a falta de acessibilidade, incluindo a ausência de intérpretes de LIBRAS e materiais adaptados. Além disso, preconceito e estigma podem ser obstáculos significativos para esses alunos, o que afeta seu bem-estar emocional e social (eu já vi relatos de alunos surdos que sofreram muito bullying/preconceito de outras pessoas por simplesmente estarem no mesmo ambiente que elas, como se eles fossem considerados inferiores). A comunicação eficaz também pode ser um desafio, pois muitos professores e colegas não têm conhecimento da LIBRAS, mesmo com a oferta obrigatória nos cursos de graduação (não considero suficiente para garantir fluência). Por fim, também destaco a falta de aceitação do próprio surdo e da sua família, resultando, muitas vezes, em tentativas falhas de oralizar ou impor o uso de aparelho auditivo - e não garantir o acesso a sua língua materna, que seria a LIBRAS -, dificultando ainda mais o processo de aprendizagem no colégio, pois o aluno chega na instituição sem qualquer forma de se comunicar.
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Sem dúvidas. A falta de acessibilidade e a ausência de intérpretes são grandes empecilhos no processo de inclusão de jovens com deficiência auditiva ou surdez.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Creio que o primeiro grande desafio seja a criação de legislação que torne obrigatória a capacitação dos profissionais da educação em na linguagem de libras. A realidade atual é muito distante da promoção de inclusão desses jovens. Eu mesmo tenho pouquíssimo conhecimento na área e tenho hoje o grande desafio de ensinar para um estudante com deficiência auditiva no sexto ano. Acho que outro grande desafio é promover investimento real na estruturação das escolas públicas para que essas possuam capacidade de tornar possível o processo de aprendizagem desses estudantes. Milhares de escola de nosso país não possuem profissionais especializados como intérprete e tradutor de libras que possam estabelecer real parceria entre a SRM e a sala de aula, que promova maior integração entre os conteúdos, os professores e o educando.
Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
Concordo e compartilho com você, Paulo. Eu também não tenho uma formação específica para atender algum aluno com deficiência auditiva.
Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Paulo Victor
A inclusão escolar pressupõem que todos os alunos sejam incluídos nas atividades realizadas em sala de aula. Os professores precisam conhecer as potencialidades e dificuldades dos alunos com necessidades especiais, para poder buscar o apoio e os recursos necessários para incluí-lo nas tarefas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcelo Wünsch -
Boa noite. Acredito que os principais entraves para que ocorra inclusão de estudantes com deficiência auditiva e surdez são barreiras de comunicação, de materiais didáticos adaptados, falta de formação adequada de professores e funcionários, estigmas e preconceitos que possam ocorrer de colegas de classe e estudantes das escolas em questão. Barreiras de comunicação, pois muitos não conseguem se comunicar com os mesmos de forma satisfatória e tão pouco dominam a Libras, para que haja essa referida comunicação com os mesmos. Materiais didáticos adaptados, por conta de por exemplo se fazer uso de vídeos em aulas e os mesmos não serem legendados ou terem a interpretação em Libras, muitas vezes possível com o uso de softwares. Falta de formação adequada de professores, por conta de não dominaram a Libras e por muitas vezes, alguns docentes não terem o interesse de aprender, pois julgam isso como algo a ser feito pelo intérprete de Libras, isso se a escola possuir. E estigmas e preconceitos, por conta de muitas vezes serem alvos de exclusão e piadinhas no ambiente escolar. No geral, a inclusão em muitos espaços escolares não ocorre, por conta desses itens citados no texto, não serem levados em consideração ou da forma que deveriam ser. Há muito o que melhorar, e que de fato, a escola possa ser um ambiente realmente inclusivo para esse público.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -
A comunicação é uma habilidade auditiva que muitas vezes até quem tem o aparelho auditivo perfeito não consegue usar adequadamente. A boa comunicação está diretamente ligada a uma boa escuta e não basta apenas ouvir, é essencial processar o que chegam até nós de maneira adequada. Esse é pra mim o maior desafio a falta de habilidade das pessoas em ouvir e saber se comunicar, somado a isto vem a questão da inclusão do aluno com deficiência auditiva, que a escola já com profissionais muitas vezes sem capacitação, tem dificuldades de acolher e incluir essa criança com dificuldades. As grandes barreiras dessa realidade é a falta de capacitação, o pre conceito, que atinge todos os setores da escola, além do despreparo também das famílias que muitas vezes desconhecem os direitos dos filhos e destratam as situações que precisam de atenção como ajuda aos especialistas, etc.
Em resposta à Maria Helenice Ribeiro de Lima

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Soraya Reis de Brito -
O posicionamento da colega Maria de Lima foi bastante oportuno sobre saber escutar para depois comunicar-se. Devemos nos questionar sobre a condução do processo de desenvolvimento da aprendizagem, escutar os alunos nesse contexto é essencial, entender suas necessidades para conseguirmos nos comunicar com eles. Assim também ocorre com o aluno com deficiência auditiva e surdez, os profissionais envolvidos nesse processo de inclusão devem estar alinhados para melhor comunicar para o aluno às intencionalidades da aula, mas para isso a capacitação dos profissionais é essencial para um ensino adequado e que desperte suas potencialidades. A família deve informa-se sobre os direitos dos filhos para garantir sua aprendizagem. Ter acesso à Libras desde cedo para facilitar um ensino bilíngue efetivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
Acredito que uma das principais dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez seja a pouca capacitação na área dos professores, cuidadores e funcionários da escola em geral, tendo em vista que os estudantes que possuem esse tipo de deficiência necessita de um acompanhamento especializado, outra dificuldade pode ser a relação com os outros alunos, tendo em vista a limitada interação entre os mesmos.
Em resposta à Weslley Maycon Araújo Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
Isso, Wesley. As questões que abrangem a inclusão escolar desses alunos perpassa a ação de agentes internos e externos da escola, configurando uma luta conjunta e coletiva.
Em resposta à Weslley Maycon Araújo Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcelo Wünsch -
Concordo. A comunicação é a base de tudo, e para esse público não haver pessoas capacitadas para que a comunicação ocorra com eficiência, acaba excluindo mais ainda e segregando-os no ambiente escolar. Domínio da Libras e outros meios (inclusive tecnológicos), permite que a inclusão (nesse caso na comunicação) ocorra de fato.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
A inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva e surdez é uma das grandes demandas que perpassam o campo educacional. Isso porque, a qualidade de acesso e permanência desse sujeitos na escola implica a participação de agentes externos e internos da escola, produzindo dessa forma, grandes entraves para que a consolidação do processo de ensino de aprendizagem dos alunos aconteça de forma significativa. A formação inicial e continuada de professores, os investimentos do estado no que tange aos espaços e materiais pedagógicos, bem como, a dinâmica escolar são alguns das questões que mais precisam de atenção no campo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
Muitas escolas não têm os recursos adequados para apoiar estudantes com deficiência auditiva, como intérpretes de língua de sinais, equipamentos de amplificação sonora, materiais didáticos adaptados e tecnologia assistiva, outro desafio é a formação de professores, poucos têm a formação em libras, por exemplo.
Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

Concordo, Paula Fernanda. Inclusive gostaria de acrescentar que nas universidades públicas até é possível encontrar esse suporte, digo isto pois já presenciei, porém até o aluno que deseja seguir o caminho acadêmico alcançar uma universidade federal, ele passa por diversas instâncias e, na cidade onde resido, o âmbito municipal é responsável pelo Ensino Fundamental majoritariamente, e é perceptível essa falta de recursos adequados. Todos os investimentos e atendimentos necessários desde a primeira infância são cruciais para garantir que a criança surda ou com deficiência auditiva alcance todo potencial que têm. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um processo fundamental para promover a igualdade de oportunidades e garantir o acesso à educação de qualidade a todos. No entanto, esse processo pode ser desafiador devido a diversas barreiras e dificuldades que os estudantes surdos enfrentam ao longo de sua trajetória educacional. Abaixo, discutirei algumas das principais dificuldades na inclusão escolar desses estudantes:

Comunicação:

  • Barreiras na comunicação podem ser um dos maiores obstáculos. A língua de sinais é a língua natural da maioria das pessoas surdas, mas muitas escolas não têm intérpretes de língua de sinais disponíveis, o que prejudica a comunicação efetiva entre professores e alunos surdos.
  • Falta de capacitação de professores para se comunicarem em língua de sinais ou entenderem as necessidades dos estudantes surdos em termos de comunicação.
Acessibilidade:

  • Materiais didáticos, recursos audiovisuais e atividades em sala de aula nem sempre estão disponíveis em formatos acessíveis para estudantes surdos, como legendas em vídeo ou traduções para a língua de sinais.
  • Falta de infraestrutura física adequada, como rampas e sinalizações visuais, para facilitar o acesso de estudantes surdos às instalações da escola.
Isolamento social:

  • Estudantes surdos podem se sentir isolados e excluídos de atividades sociais e extracurriculares, devido à falta de comunicação efetiva com colegas ou à falta de oportunidades para interagir em um ambiente inclusivo.
Preconceito e estigma:

  • Estereótipos e preconceitos em relação à surdez podem levar à discriminação e ao estigma, o que pode afetar a autoestima e o desempenho acadêmico dos estudantes surdos.
Barreiras pedagógicas:

  • As metodologias de ensino nem sempre são adaptadas às necessidades individuais dos estudantes surdos, o que pode resultar em dificuldades de aprendizado.
  • A falta de recursos específicos para atender às necessidades educacionais dos estudantes surdos pode limitar seu acesso a uma educação de qualidade.
Pouca sensibilização e capacitação:

  • A falta de sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre as questões relacionadas à surdez pode levar a atitudes insensíveis ou ignorantes em relação aos estudantes surdos.
  • Professores e funcionários da escola muitas vezes não recebem treinamento adequado sobre como melhor apoiar os estudantes surdos em sala de aula.
Dificuldades de acesso à informação:

  • A falta de intérpretes de língua de sinais em eventos escolares ou a ausência de legendas em apresentações podem impedir que os estudantes surdos tenham acesso igual à informação.

Para superar essas dificuldades e promover uma inclusão escolar eficaz de estudantes com deficiência auditiva ou surdez, é essencial que as escolas, os educadores, os pais e a comunidade em geral trabalhem juntos para implementar estratégias de apoio, providenciar recursos adequados e promover uma cultura de respeito e compreensão em relação à diversidade. Isso não apenas beneficiará os estudantes surdos, mas também enriquecerá o ambiente educacional como um todo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
As pessoas com deficiência auditiva e surdez tem uma série de dificuldades na escola. Inicialmente, não se ensina LIBRAS nem para alunos e uma teoria muito básica para a formação dos professores, logo já temos a questão da dificuldade de comunicação entre o estudante e o professor, mas também na escola de uma forma geral, posto que os funcionários também não tem a formação em LIBRAS. Uma outra questão é o preconceito existente, como também a falta de estrutura adequada para esse ensino de forma satisfatória na escola regular. Portanto, há a necessidade da formação dos profissionais da educação para atender a esses alunos.
Em resposta à Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Rayssa Eutália Gurjão
A inclusão escolar do aluno surdo ainda precisa trilhar muito caminhos, pois há dificuldade de qualificação apropriada no atendimento a essa necessidade educacional especial. Pois, há “necessidade de mudança de reforma na formação dos professores, para auxilia-lo no desenvolvimento das competências necessárias ao atendimento de deficientes auditivos e surdos; nesse sentido quando a integração se der de fato, é que a escola regular será realmente a escola de todos”. (GOMES e ANGELUCI, 2012, p. 25)
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Leylanne Dayse Oliveira -

Acredito que o ideal seria que tanto o aluno surdo, quanto seus familiares, professores e colegas, tivessem acesso ao ensino de Libras. Profissionais formados nessa área são muito raros. Na minha cidade (interior do Ceará) só conheço o professor de Libras do IFCE. Ou seja, mesmo que o município quisesse dispor de recursos para investir em um ensino de Libras de qualidade, seria muito difícil conseguir profissionais capacitados. 

Quanto a aceitação, creio que não haveria muita resistência por parte dos colegas do aluno surdo. Grande parte de meus alunos tem curiosidade e buscam aprender sozinhos alguns sinais, mesmo não tendo nenhum colega surdo. Já a família, a pesar da boa vontade, a falta de instrução e condições traria alguma dificuldade, mas não impedimento.

De qualquer forma, sinto que as prefeituras no geral buscariam esse ensino de Libras apenas por obrigação e muito pouco por conscientização. 

Em resposta à Leylanne Dayse Oliveira

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Leylanne
A inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todo.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Leylanne Dayse Oliveira -

Boa noite.

Não entendi seu comentário, pois não escrevi sobre "criar vagas" nem sobre "recursos materiais ".

Em resposta à Leylanne Dayse Oliveira

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
Com certeza Leylanne, o ensino de LIBRAS tem se efetivado por força de lei e não por processos de mudança nas concepções acerca das diferenças existentes na sociedade.
Ainda precisamos avançar muito mais para que esta língua possa ser uma segunda língua para todos os ouvintes e assim, termos uma sociedade e, consequentemente, um ambiente escolar muito mais inclusivo.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
A inclusão escolar acaba com a segregação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, transtornos e deficiências. A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez pode apresentar muitos desafios. Algumas das dificuldades consistem na falta de acesso a materiais e tecnologias para participação nas aulas, Falta de experiência dos professores, dificuldade de incluir todos os alunos nas atividades, falta de intérpretes de Libras.
Conhecer as necessidades educacionais de cada aluno é o primeiro passo para uma inclusão efetiva, os passos seguintes dependem do compromisso ético, parceria e empatia do docente. Assim, o que vamos entender são as necessidades gerais de cada sujeito surdo que possam subsidiar uma boa adaptação curricular. Ressaltamos que é indispensável a parceria com os intérpretes educacionais e guia-intérpretes.
Referências:
BUFFA, Maria José Monteiro Benjamin. A Inclusão da Criança Deficiente Auditiva no Ensino Regular: Uma Visão do Professor de Classe Comum
SILVA, Maria Odete Emygdio. Da exclusão à inclusão: concepções e práticas. Revista Lusófona de Educação. v. 13 n. 13. 2009. Pags.34-43
QUADROS, R. M. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão. Ponto de Vista. Florianópolis, n.05, p. 81-111, 2003.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

Acredito que ainda são muitas as dificuldades que estudantes com deficiência auditiva e surdez encontram. Muitos colegas já citaram a barreira da comunicação, seja pela falta de intérpretes e seja pela falta de outros recursos importantes. Como recém formada, acredito que a falta de formação pode ser um fator agravante, pois mesmo tendo interesse, muitas são as dificuldades enfrentadas para se ter o acesso ao ensino da Libras efetivamente, pois apenas uma disciplina no decorrer da graduação não é suficiente para preparar o profissional.

No eixo discente, acredito que o isolamento social pela falta de interação com colegas podem levar a um sentimento de exclusão por parte dos estudantes surdos. Talvez fosse interessante propagar o ensino bilíngue em Libras para crianças não surdas e sem deficiência auditiva, afim de inserir a possibilidade de vínculo entre todos os indivíduos da sociedade. Acho interessante pensar que nas escolas é majoritariamente ensinado como segunda língua o Inglês, tendo em vista toda a questão da globalização e do mercado, bem como a influência Norte Americana; ou Espanhol, que faz sentido também pela proximidade geográfica e histórica na América Latina. Porém, não vejo ao meu redor esforços no sentido de propagar o ensino de Libras à todos, já que diz respeito a outros brasileiros, e sendo assim, deveria ser uma prioridade para possibilitar a comunicaçãocom eles, assim como sua total inclusão na sociedade.

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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
As possíveis dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez

A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um desafio que ainda enfrenta muitos obstáculos no Brasil. Embora a legislação brasileira garanta o direito à educação inclusiva para todos os alunos, na prática, ainda há muitas dificuldades a serem superadas. Algumas das principais dificuldades para a inclusão desses estudantes com deficiência auditiva, surdez e/ou com surdocegueira sabe-se que:
A principal é a falta de informação e conhecimento sobre a deficiência. Muitas vezes, os professores e demais profissionais da escola não possuem conhecimento suficiente sobre a deficiência auditiva e a surdez. Isso pode dificultar a compreensão das necessidades específicas desses alunos e a adequação do ensino às suas características individuais.
A falta de recursos e profissionais de apoio, o cuidador, a equipe multiprofissional, o acompanhamento a outros profissionais fora da escola como o oftalmologista, nos casos de baixa visão e do aparelho coclear para os alunos com perda auditiva os quais são recursos e apoio específicos. Assim como, a contratação de intérpretes de Libras, a disponibilização de materiais didáticos adaptados e o desenvolvimento de programas de formação para professores.
As barreiras das atitudes preconceituosas que infelizmente, ainda existem em relação às pessoas com deficiência auditiva ou surdez e outras deficiências, tornando difícil a aceitação e a inclusão desses alunos na escola. Entretanto, algumas estratégias podem ajudar a superar ou minimizar essas dificuldades como: Formação de professores. É fundamental que os professores e demais profissionais da escola recebam capacitação sobre a deficiência auditiva e a surdez, como também sobre o Autismo, TDAH, altas habilidades/superdotação. Isso os ajudará a entender as necessidades específicas desses alunos e a adequar o ensino às suas características no processo de aprendizagem.
É importante que as escolas disponibilizem recursos e apoio específicos para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou surdez. Isso inclui, por exemplo, a contratação de intérpretes de Libras, ledor, transcritor, a disponibilização de materiais didáticos adaptados e o desenvolvimento de programas de formação para esses profissionais. Essencial o professor AEE para atender cada aluno em sua necessidade específica. Uma função específica, mas um trabalho conjunto/colaborativo.
Requer acessibilidade física no espaço educacional, adaptar sua infraestrutura para garantir a acessibilidade física a todos os alunos, e/ou servidores com deficiência incluindo estudantes e professores cegos. Isso inclui a construção de rampas, a instalação de banheiros adaptados e a disponibilização de equipamentos adaptados, como lupas e aparelhos auditivos. Assim como, livros em Braille, materiais em áudio e softwares de acessibilidade. 
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um processo desafiador, mas é possível. Requer o envolvimento de todos os envolvidos no processo educacional, incluindo professores, alunos, famílias e comunidade. Com o envolvimento de todos os envolvidos, é possível garantir que esses alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.
Um caminho pode ser feito por meio de campanhas de conscientização, rodas de conversa e outras atividades que visem a valorização da diversidade.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Penso que os desafios para os estudantes deficientes auditivos são variados. Os estudantes podem ter desafios de variadas ordens, desde o momento da matrícula até o processo educativo. Digo matrícula porque já vi escola não aceitar matrícula de aluno com deficiência com alegação de que não tem professor capacitado para lhe dá com esta realidade. Quanto ao processo educativo as aflições dos estudantes podem ser variadas, desde a demora para a contratação do profissional, quanto a falta do mesmo e sem dizer que em muita das vezes com formações fragilizadas o que compromete a entrega de uma educação de qualidade para o aluno público alvo.
Em resposta à Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Olá, Marcileia. Concordo com a sua colocação e ressalto o quanto ainda acontece esse processo de escolha de estudantes nas escolas. Se não me engano, negar matrícula à pessoa com deficiência é crime, mas, por debaixo dos panos, acontece com frequência e sem qualquer punição.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
De forma geral, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação enfrentam dificuldades quando o assunto é inclusão escolar. No caso do estudante com deficiência auditiva ou surdez, os desafios começam com a aceitação e escolha, pelos responsáveis, a respeito das formas de comunicação que serão utilizadas com a criança. Pensando no contexto escolar, as dificuldades começam com a falta de profissionais capacitados para comunicar em Língua de Sinais na escola. E, se os profissionais da educação não estão minimamente preparados para estabelecer comunicação com a criança, menos ainda ocorre com as outras crianças. Em parcela significativa dos municípios, a figura do intérprete de LIBRAS na escola não atende às demandas das pessoas com deficiência auditiva ou surdez. Enfim, os desafios enfrentados por essas pessoas são vários e de natureza diferentes.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Através da minha experiência com estudantes surdas, percebi que as maiores dificuldades são: a falta de qualificação dos educadores ouvintes para ensinar crianças com essa diferença linguística; a falta de profissional de apoio para fazer a ponte entre o decente despreparado e a criança; o grande número de alunos por turma, o que impede um direcionamento das ações docentes e a falta de continuidade no aprendizado da criança, uma vez que ela deveria começar sua alfabetização em LIBRAS no início da vida escolar e seguir com a alfabetização em português. A falta do citado anteriormente acaba resultando em crianças analfabetas ou que não dominam sua primeira língua.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Soraya Reis de Brito -
Possíveis dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva e surdez.

Durante o período de docência tive apenas uma experiência com aluno surdo no ensino médio e foi bastante difícil, a aluna em questão não tinha conhecimento sobre Libras e a escola não possuía sala de recurso multifuncional, não tinha intérpretes de libras, infelizmente na época pouco conhecia sobre educação inclusiva, ou seja, a inclusão da aluna em relação a aprendizagem foi prejudicada. A aluna fazia leitura labial, por isso dava aula no campo de visão dela, algumas coisas compreendia, verificava por meio do feedback das respostas por escrito. Mas no meu íntimo sabia que a aluna poderia ir além se tivesse a família para cobrar seus direitos, intérpretes de Libras em sala e nos demais espaços de convivência dentro da escola.
Ao assistir o vídeo 3.3 que trata da criança surda na escola regular ou especializada, observei no depoimento dos professores e pais que o a educação inclusiva prevista na legislação em algumas escolas regulares são mais garantidos do que em outras . Ao ver o relato da professora intérprete sobre o processo de inclusão vemos uma profissional preparada e entusiasmada em fazer a inclusão em parceria com professor regente da sala e também nos momentos possíveis ensinar os outros alunos para serem partícipes do processo de inclusão da aluna. Observei a alegria da aluna surda em está na escola e como os outros colegas acolhem a menina nos momentos de interação. Realmente emociona ver que há muitas pessoas empáticas e abertas à diversidade.
As barreiras são inúmeras desde as atitudinais em que o comportamento de muitos profissionais são de rejeição, falo isso, porque muitas vezes até para adaptar as atividades ouvimos comentário inadequados, deve haver formações para todos o integrantes da escola, para esclarecer estigmas e entender as necessidades do aluno com deficiência auditiva e surdez.
A comunicação para esses alunos, o aluno surdo deveria entrar em contato com a Libras desde o ensino infantil, bem como ter um intérprete de libras em suas interações dentro da escola, assim compreenderia melhor e desenvolveria suas potencialidades. A parceria entre o professor regente, o intérprete e o professor da sala de recursos deveria ser constante para estarem alinhados com as melhores estratégias e assim proporcionar momentos de aprendizagem mais eficazes.
Em resposta à Renata Soraya Reis de Brito

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
Muito pertinente a sua colocação, Renata.
É curioso mas, no ensino " regular" dificilmente nos deparamos com estudantes com deficiência auditiva e surdez e, quando temos a oportunidade de promover uma formação mais significativa, nos sentimos desafiadas.
Gostei bastante da sua proposta em relação ao contato precoce com a Libras. Atualmente, tive a oportunidade de acompanhar a trajetória de um estudante surdo e pude vivenciar o engajamento das crianças para que de fato ele fosse incluído.
Em resposta à Renata Soraya Reis de Brito

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Legal Renata sua experiência relatada do seu aluno surdo em sala de aula. Imagino o desafio de incluí-lo frente um sistema escolar que não está preparado para ser incluso. Um abraço, excelente colocação de estudo de caso.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
Ao alicerçarmos a discussão no paradigma da inclusão educativa nos deparamos com desafios de natureza estruturais, sociais e culturais. Primeiramente, um dos principais desafios está estreitamente relacionado com as barreiras comunicativas e ao acesso limitado a informações, uma vez que, o processo de comunicação é de suma importância para a inclusão e, quando os estudantes estão adquirindo a língua de sinais podem passar por episódios de falta de compreensão. No quesito estrutural, é interessante destacar que a ausência de recursos adequados também dificulta a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou surdez. Os recursos adequados são desde um profissional (intérprete de língua de sinais até tecnologias como equipamentos de amplificação sonora e/ou materiais pedagógicos adaptados). No que corresponde aos aspectos sociais e/culturais , ainda temos presente no cotidiano escolar a presença de preconceito e discriminação.
Em resposta à Kelly Marques dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza, Kelly. As questões de natureza estrutural, social e cultural pesam sobre uma melhor adequação dos alunos com deficiência no espaço escolar. Acrescentaria a dimensão econômica também no resultado de tudo isso e que influência na permanência daqueles alunos no espaço escolar. Excelente análise. Abraço!
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
Uma das dificuldades principais presente na inclusão escolar de estudantes com surdez é o desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais pela população brasileira. Assim com a língua portuguesa é uma segunda língua para as pessoas surdas, nós, ouvintes, deveríamos ter a LIBRAS como segunda língua, ensinada na escola básica e no ensino superior.
Hoje, o que se vê é a obrigatoriedade da disciplina de LIBRAS nas formações de professores, no entanto, a carga horário só permite compreender um panorama geral das especificidades da língua e da docência para turmas com estudantes surdos.
Seria necessário um aprofundamento maior para que todos os docentes pudessem dominar esta língua que é crucial para o diálogo com pessoas surdas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Quando falamos em inclusão escolar de alunos com deficiência, na verdade estamos falando de desafios contínuos. Desta forma, devemos repensar tais desafios de maneira efetiva e responsável. No caso dos alunos com deficiência auditiva, surdez ainda vemos um verdadeiro descaso quanto a implantações de ações pedagógicas que garantam a aprendizagem na escola. De fato, vemos que em muitas unidades escolares não existem salas de recursos multifuncionais ou materiais pedagógicos adequados bem como profissionais capacitados na área. Sem intérpretes de libras ou livros em braille, alunos com deficiência auditiva e visual são relegados a margem da sala de aula, se desmotivando e ocasionando a evasão escolar.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Sandra Maria da Silva Pereira -
Até o momento não tive alunos surdos, alguns poucos com deficiência auditiva, mas imagino a grande dificuldade que seria se tivesse algum nas escolas que trabalho, pois nem sempre disponibilizam o profissional de apoio e sabemos também da dificuldade que seria encontrar profissionais suficientes para suprir as necessidades, hoje já oferecem alguns cursos rápidos aqui na minha cidade, mas ainda assim não são suficientes. Aqui muitos ainda preferem colocar os filhos numa escola específica para surdos, com certeza deve ser menos trabalhoso, imagina você matricular seu filho numa escola regular, chegar o meio do ano e o profissional que deveria acompanhar o estudante não chegar.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Olá, professora e colegas!

Como aluna de pós-graduação em Educação Inclusiva, gostaria de destacar a relevância social da educação de alunos com deficiência auditiva ou surdez. Este é um tema que exige nossa reflexão e ação em todos os aspectos do processo educacional, especialmente no que diz respeito aos desafios que enfrentamos nesse contexto.

Primeiramente, um dos maiores desafios é a formação e atuação de profissionais capacitados para lidar com as necessidades específicas dos alunos surdos, como intérpretes de Libras, instrutores de Libras e professores bilíngues. Esses profissionais desempenham um papel crucial na garantia do acesso, permanência e sucesso dos alunos surdos na escola. No entanto, ainda enfrentamos a escassez de profissionais desse tipo nas redes de ensino, além da falta de oportunidades de formação continuada e do reconhecimento salarial e profissional que merecem.

Outro desafio significativo é a disponibilização e o uso de recursos e materiais didáticos adequados e acessíveis para os alunos surdos, como livros em Libras, legendas, vídeos e áudios. Esses recursos são fundamentais para uma aprendizagem significativa e autônoma, respeitando as características linguísticas e cognitivas dos alunos surdos. No entanto, ainda há uma carência desses materiais nas escolas e uma necessidade de orientação e apoio para os professores que desejam usá-los.

Além disso, é importante reconhecer e valorizar a Libras como língua oficial das pessoas surdas no Brasil, juntamente com sua cultura e identidade. A Libras é uma língua, que tem sua própria estrutura e gramática. Reconhecer e valorizar a Libras e a cultura surda significa respeitar os direitos linguísticos e humanos dessas pessoas, promovendo sua cidadania e diversidade.

Outro desafio é a promoção da comunicação e interação entre alunos surdos e ouvintes, bem como entre professores e famílias de alunos surdos. Essa comunicação é fundamental para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos surdos, mas frequentemente é prejudicada por barreiras linguísticas, falta de informação e insensibilidade em relação à surdez.

Por fim, a implementação de políticas públicas e gestão escolar que garantam a inclusão e qualidade de ensino para alunos surdos é outro desafio importante. Essas políticas devem abranger aspectos como a oferta de vagas em escolas regulares, classes bilíngues, formação de profissionais especializados, disponibilização de recursos didáticos, reconhecimento da Libras, envolvimento das famílias e avaliação do aprendizado. Tudo isso deve estar alinhado com uma abordagem pedagógica que valorize as potencialidades dos alunos surdos, respeitando suas diferenças individuais e incentivando sua participação ativa na escola.