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Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

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Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 34

Prezados/as,

1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Valeria Cordeiro da Silva -
Boa tarde!
Bom, não tinha conhecimento de nenhum software, que auxilie alunos com deficiência visual.Foi,a partir dessa disciplina que aprendi sobres eles, até então o que conhecia a respeito são bengala,brailer,ruas,avenidas elevadores entre outros com adaptações para os deficientes visuais.
Os desafios encontrados em escolas,CMEIS,em primeiro lugar são profissionais devidamente preparadas e qualificados para atender esses alunos,uma vez que esse trabalho deve ser em conjunto,tanto a estrutura física do espaço escolar,a qualificação de professores para lida com a parte tecnológica, entrelaçando com o pedagógico,aparelhos tecnológicos para que possa sanar essas barreiras.
Portanto,a falta de políticas públicas voltada para que esses desafios se concretize deixa muito a desejar,visto que em muitos casos esses alunos são inseridos em escolas e CMEIS,para que,sim, aconteça a inclusão, porém esse aluno nem sempre vai conseguir acompanhar a turma devido a falta de matérias corretos , tecnológicos,no processo de ensino aprendizagem.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá Valéria e demais colegas!
Realmente, a falta de políticas públicas comprometem uma inspeção mais pormenorizada e também uma disponibilização dos recursos para a implementação das tecnologias assistivas para esse perfil de alunos.
Contudo,
Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá,

Eu já conheço alguns softwares capazes de auxiliar estudantes com deficiência visual, porém não tenho total conhecimento a respeito do funcionamento desses softwares e nem conheço muitos outros, já cheguei a acompanhar o NVDA e já cheguei a instalar para testar o Dosvox, mas sem ir muito a fundo nele.

Acredito que os possíveis desafios por parte das escolas no uso destes softwares computacionais, não seja o software em si, considerando que são leves e de certa forma são intuitivos quanto a seu uso, mas vejo um grande problema em termos a disponibilidade em fornecer computadores ou notebooks para estas pessoas a depender da escola em que estão inseridas, em meu local de trabalho, no momento não possuímos nenhum estudantes com deficiência visual, mas já tivemos e possuímos pessoas que trabalham conosco que possuem e utilizar estes softwares, diante disto, acredito que para nós seria tranquilo aplicarmos em sala de aula.

Porém, temos que verificar que em muitas escolas, estas pessoas não conseguem um notebook e ou um computador para seu uso sempre, e em muitos casos, quem deveria realizar a inclusão destas pessoas também não sabe como faze-la de forma adequada, deixando de lado em muitas aulas, principalmente ao passar vídeos, demonstrar imagens, que deveria se ter uma descrição do que está sendo passado.

É importante, conscientizarmos a todas as pessoas sobre o uso correto da tecnologia a nosso favor, e que utilizar notebooks, computadores ou tablets em sala de aula, desde que sejam da escola, (para não excluirmos os que não tem condições de comprar) tem diversos fatores positivos, desde incluir digitalmente os estudantes, quanto o de dar a oportunidades dos estudantes com deficiência visual, poderem contar com estas tecnologias assistivas que são tão acessíveis.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá Felipe e demais colegas!
A falta de infraestrutura computacional é um grande desafio, no meu estado não se disponibiliza o pacote office para as escolas estaduais, e quando temos acesso ao sistema Windows é por recursos próprios, como no caso da gestão escolar, do seu próprio bolso, e os demais, estão com computadores, muitas vezes com sistemas antigos, Linux ou que não se possibilita pelo sistema operacional, contar com as Tecnologias Assistivas.
Abraços!
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cíntia Haide de Carvalho -
Olá ,não tinha conhecimento de programas para crianças com deficiência visual.
A ausência da formação de professores para atender às demandas da inclusão escolar; infraestrutura inadequada com poucos materiais e recursos; desproporcional entre o número de alunos e de professores em classe; dificuldade de abstração para compreender atividades cujo uso da visão é obrigatório; falta de conscientização dos colegas sem deficiência e preconceito; dificuldades de aprendizagem devido a entrada tardia na escola regular; necessidade de outro profissional em sala de aula; ausência de diálogo entre os professores.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
Oi, Felipe! Tudo bem?
Também percebo esse ponto que você colocou, da disponibilização de computadores ou tablets que sejam para uso das pessoas com deficiência e que estejam devidamente habilitados para o uso. Em muitos casos há a ausência da tecnologia, algo que em muito precisa ser corrigido.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá, Professores!
Durante todo o processo acadêmico e pós acadêmico, infelizmente não tive acesso a nenhum software para auxílio dos cegos e dentre os desafios, sobre o uso de softwares para auxílio de alunos com deficiência visual, estão as barreiras físicas, das quais predominam a baixa infraestrutura nas escolas; além, da carência no acesso a materiais de uso pedagógico e falta de capacitação de professores para o trabalho com esse público-alvo. Parece recorrente, mas as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), trouxeram ao mundo da educação revolucionário impulso e são responsáveis por um novo dinamismo e visão nas práticas inclusivas de alunos com deficiência ou limitação visual, conforme o entendimento de Silva, Nogueira (2023), contudo, a efetivação e promoção de ações inclusivas e o engajamento dos estudantes com deficiência visual tem um longo processo.
Nesse aspecto, acredito que é preciso maior amplitude de estudos que se fundamentem nas necessidades dos deficientes visuais e na capacitação docente, com maior acessibilidade aos cursos e ao Atendimento Educacional Especializado.
Bibliografia:
SILVA, P.F.R; NOGUEIRA, U.S.; As novas tecnologias de informação e comunicação na educação inclusiva de alunos com deficiência visual: Um olhar sobre desafios e potencialidades, Revista Id on Line Revista de Psciologia. V.17, N. 66, p. 370-383, maio/2023. Multidisciplinar. ISSN 1981-1179. Disponível em:
http://idonline.emnuvens.com.br/id Acesso set/23

Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Eu não tinha nenhum conhecimento de softwares computacionais para alunos com deficiência visual, mas agora pude conhecer um pouco sobre os mesmos. Os desafios nas escolas são muitos em relação às pessoas com deficiência e ainda mais para os deficientes visuais, durante minha graduação fiz vários estágios, e frequentei várias escolas públicas e uma particular, e nenhuma delas tinha qualquer material, softwares computacionais, materiais didáticos que pudesse auxiliar os alunos deficientes visuais, mas durante a graduação aprendi e criei alguns materiais didáticos tateis, para os alunos que eu viesse a ter com a deficiência visual, para os mesmos pudessem ter acesso as aulas, saber o que está sendo ensinado, participar das aulas e poder aprender como todos. A graduação foi muito importante para mostrar o quanto nossas aulas precisam atender a todas as crianças seja ela com deficiência ou não, e que a inclusão é o caminho, e o conhecimento precisa ser pensado para todos. Mas muito ainda precisa ser feito, principalmente nas escolas públicas, investimentos tecnológicos e estruturais, assim como formação para os professores, pois muitos não sabem nem o que é Braille.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
Olá Pessoal! Tudo bem?
Não conhecia nenhum dos dispositivos citados, mas sabia que há softwares disponíveis para pessoas com deficiência visual.
Recentemente comecei a acompanhar uma criadora de conteúdo digital no Instagram e que é deficiente visual. Ela se chama Geisa Farini e é engenheira de Software e realiza seu trabalho por meio de áudio das letras que digita, além de publicar conteúdo sobre o cotidiano de uma pessoa cega. Em um de seus vídeos ela comentou sobre alguns aplicativos de praxe como Uber, Amazon e aplicativo de banco e que ela sente facilidade em utilizar. Segundo ela, alguns aplicativos que são muito ruins para ela são o da Shein, Shopee. Tik Tok e Instagram. Ela encontra muitas dificuldades na utilização e na postagem de publicação, para escrever comentários entre outros.
Em relação às escolas, imagino que o maior desafio talvez seja o acesso, a formação dos profissionais para auxiliar as pessoas com deficiência a utilizar os softwares e a disponibilidade de internet, itens básicos para a concretização da utilização do aplicativo.
Mais uma vez é necessário avançar nas políticas públicas e seu cumprimento para que a inclusão se faça real.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Danilde Carvalho dos Anjos Baia -
Boa noite!
Eu, realmente ainda não conhecia esses softwares computacionais desenvolvidos para pessoas com defeciência visual, mas já tinha ouvido falar sobre essas ferramentas.
É notório que os desafios mais comuns que as escolas vivenciam hoje é:
A falta de qualificação dos professores e ao custo de aquisição de equipamentos, sendo que o uso do computador permite contribuir para um avanço qualitativo do processso de ensino aprendizagem, como também para o resgate da autoestima dos alunos parcialmentes cegos ou totalmente cegos.
Em resposta à Danilde Carvalho dos Anjos Baia

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde! Danilde.
Compartilho da mesma opinião. É surpreendente como esses softwares podem realmente fazer a diferença na educação inclusiva e no desenvolvimento dos alunos com deficiência visual. A superação dos desafios da falta de qualificação e custos é crucial para promover um ensino mais acessível.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Thiago Antonio da Silva Camini -
Boa tarde!
Não conhecia nenhum software com o perfil mencionado, tal resposta está ligada diretamente a segunda, pois a ignorância a esse respeito, além de nunca ter sido fruto de alguma pesquisa, as discussões sobre inclusão referente a deficiência visual é muito precária, na verdade, somente ao deparar com a deficiência e o deficiente é que, a maioria das pessoas, procuram informações mais qualificadas. Os desafios perpassam a ausência de profissionais qualificados que tenham conhecimento técnico, bem como, acesso a ferramenta. O professor, por certo, enfrenta grande desafio ao encontrar um deficiente visual, soma-se a isso, a estrutura física da escola, quase sempre limitada. Mas entendo que os softwares tendem a ser uma grande alternativa, mais acessível, quase sempre com vídeos tutoriais, o que facilita o aprendizado mais rápido e com investimento baixo ou nulo. É inegável não assumir a tecnologia como parceira.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luisa Coser Lima -
Olá, pessoal!

Eu não conhecia os softwares apresentados, mas sabia que existiam os leitores de tela e que alguns celulares possuem esses recursos em suas configurações sem necessitar de baixar nenhum aplicativo. Para a minha área de atuação (química) não conheço nenhum software que seja voltado para pessoas cegas, mas já li um trabalho que utilizou um aplicativo chamado REDGIM para auxiliar alunos daltônicos. É um app que faz análises de soluções por meio de sua cor registrada por foto, mostrando o comprimento de onda de cada cor, permitindo a diferenciação das cores pelo valor numérico e por símbolos. Ele não foi desenvolvido com esse objetivo, mas se mostrou um excelente recurso para auxiliar alunos de ensino médio e de graduação que não conseguem diferenciar as cores, auxiliando em algumas atividades realizadas em laboratório.

Acredito que um desafio por parte das escolas sobre o uso das TDICs que promovem acessibilidade seja a falta de recursos. Nem todas as escolas possuem computadores, celulares, fones de ouvido de qualidade, tablets ou outros materiais que são necessários para a utilização dos leitores de tela. Além disso, acredito que cada disciplina tem peculiaridades que não são atendidas somente por leitores de tela, que necessitariam de softwares e aplicativos (e também outros recursos que não sejam tecnológicos) que sejam específicos. Acredito que é um processo e que ainda estão sendo desenvolvidas muitas possibilidades interessantes para promover a inclusão de estudantes que sejam deficientes visuais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Barrocas dos Santos -
Em outra disciplina o Dosvox foi mencionado, contudo era um software desconhecido por mim. Sei da possibilidade de leitura da tela de celulares, mas não sabia que existem tantas ferramentas gratuitas com este objetivo.
Um dos maiores desafios que visualizo para o uso de softwares é o acesso a internet e a aparelhos eletrônicos, ainda que seja comum para grande parte dos brasileiros, uma parcela de quase 20% da população não tem acesso à internet em 2023, e muitos não tem condições financeiras de obter um aparelho eletrônico e demais recursos necessários para utilização do software. Outro desafio é aprender a utilizar estar ferramentas no ambiente escolar. O plano de aula precisará de modificações visando o uso da TA e suas possíveis limitações.
Também é necessário considerar o tempo de conversão das atividades escritas em áudio pela TA, podendo o aluno necessitar do acesso prévio ao material da aula expositiva ou das atividades escritas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde!
Recentemente, eu não conhecia nenhum software para alunos com deficiência visual. Foi por meio desta Pós-Graduação que adquiri conhecimento sobre essas ferramentas. Até então, minha compreensão sobre o assunto se limitava a apenas algumas ferramentas utilizadas na sala de recursos.
As escolas podem enfrentar diversos obstáculos na implementação de softwares computacionais para estudantes com deficiência visual. Esses desafios incluem a escassez de recursos para aquisição dos equipamentos necessários, a ausência de professores qualificados e possíveis questões relacionadas à infraestrutura escolar. Em algumas instituições de ensino, também pode existir falta de sensibilização quanto às necessidades dos alunos com deficiência visual.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Carolina Diniz Barbosa -
Algumas escolas enfrentam dificuldades em adquirir os equipamentos e softwares necessários para atender os deficientes visuais. Os custos desses programas são elevados, muitas vezes ultrapassando o orçamento disponível da escola. Mesmo nas instituições que conseguem investir nesses recursos, os professores e funcionários muitas vezes não recebem treinamento adequado para utilizar os softwares de maneira eficaz. Essa lacuna de conhecimento acaba por limitar a eficiência e a eficácia da utilização dessas tecnologias.
Em resposta à Maria Carolina Diniz Barbosa

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriana da Silva Ramalho -
Há também escolas que possuem algum equipamento, porém o aluno por causa de adaptação acaba não utilizando ou se utiliza não é o tempo todo como no caso de quem estuda no integral.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nathaly Alves dos Santos -
Respondendo à primeira questão, eu nunca havia tomado conhecimento sobre nenhum dos softwares apresentados no material desta semana, mas sei que há a função do próprio Google, que mesmo com limitações, permite pesquisa e uso de algumas funções do dispositivo de smartphone através do comando de voz ao ativar o Google Assistente, o IOS utilizado pela Apple também possui uma função parecida com a Siri, que através de comando de voz executa algumas funções.

Pensando o uso de softwares na escola já são outros desafios, a maioria das escolas públicas que conheci quase não possuem computadores para o uso dos alunos em espaços de aprendizagem como os laboratórios de informática, seria maravilhoso que esta realidade fosse diferente e os alunos com deficiência visual fossem atendidos com estas tecnologias.
Em resposta à Nathaly Alves dos Santos

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
Apesar de poder ser utilizado o celular como recurso didático, não são todos os alunos que terão condições de ter dados móveis para gastar na aula, e se for usar senha da escola para acessar a internet, pode virar bagunça. É um planejamento que deve ser bem cogitado.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bárbara Carneiro Maciel -
bom dia,
Eu não conheço nem um software capaz de auxiliar os estudantes com deficiência visual, porem já sabia que os celulares de hoje em dia tem a tecnologia de acessibilidade para pessoas com deficiência visual mas, nunca utilizei.
A maioria das escolas os profissionais não tem conhecimento de sobre software capaz de auxiliar os estudantes com deficiência visual, por muita das vezes por falta de informações sobre tal software, a maiorias dos software apresentado nas apostilas são de fácil aplicação e muito intuitivo, porem o desconhecimento de tais ferramentas e de como trabalhar com esses dentro e fora da sala de aula são os maiores desafios enfrentados na maioria das escolas. Se torna necessário políticas publicas para a disponibilização de materiais e equipamentos, capacitação docente sobre tais tecnologias e conscientização de toda a escola sobre a educação inclusiva, é necessário que os profissionais tenha acesso e saibam reconhecer essas Tecnologias Assistivas (TA) bem como saber utiliza-las para promover e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
Até o estudo dessa disciplina, eu confesso que não conhecia nenhum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual, infelizmente. Mas ao ler o conteúdo no material da disciplina proposto pela professora Dandara L. do Nascimento, fiquei surpresa com o fato de a maioria dos softwares apresentados serem gratuitos. Quanto mais facilitarmos o acesso à educação, melhor a oportunidade que o aluno terá de alcançar, de fato, os seus objetivos. E temos discutido isso desde o início desse curso de especialização.
Acredito que a existência desses softwares, a disponibilidade deles e a utilização dos mesmos, facilita não somente as oportunidades educacionais e pedagógicas, mas também as sociais. Obviamente, não podemos excluir os desafios que provavelmente são vividos diariamente pela população com deficiência visual e que, infelizmente, os softwares apresentados não são suficientes para sobrepor. Acredito que os desafios tecnológicos e financeiros devam ser grandes obstáculos para a inclusão de um indivíduo com deficiência visual quando pensamos no ambiente escolar. Não são todas as instituições que dispõem de recursos digitais como computadores, internet, dentre outros, então, acessar softwares e programas e disponibilizá-los aos alunos pode ser uma questão, ainda mais se pensarmos em escolas públicas e de regiões mais afastadas de centros urbanos e de áreas menos favorecidas economicamente. Além disso, penso que o quantitativo de profissionais da educação que saiba utilizar esse tipo de software bem o suficiente para ensinar não deva ser grande, configurando outro desafio para as escolas que precisam conhecer e aprender a usar o sistema para ensiná-lo.
Finalizo com o que penso ser um dos maiores desafios vividos por pessoas com deficiência visual, o preconceito. Visto que, já enraizado na nossa sociedade, o preconceito se configura como uma enorme barreira a ser quebrada dentro e fora de sala de aula a cada dia inclusive quando pensamos no uso de softwares educacionais por alunos que precisam fazer uso desse tipo de tecnologia e pelos demais que precisam conhecer esse tipo de tecnologia para que a inclusão de fato ocorra. Para que a utilização desse tipo de software ocorra dentro da escola, mudanças nos cronogramas escolares precisam ser realizadas, por exemplo, e a participação ativa de gestores, professores e governantes é essencial.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Aguiar Correia Rodrigues -
Olá,

Eu conhecia o dosvox, porém não possuo prática.
Penso que o maior desafio é a formação para utilização dos recursos de forma correta, que a partir de então possa fazer parte da vida escolar do aluno com deficiência visual.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jade Rodrigues Schimith de Assis -
Apesar de ja ter ouvido alguns do softwares citados não sabia da possibilidade do seu uso em caso de pessoas com deficiência visual.
Como a maioria dos problemas das escolas públicas do Brasil acho que a maior dificuldade estaria atrelado a falta de recursos para utilização das ferramentas, sabemos que o valor de repasse da verba da educação vem sendo muito afetado nos ultimos anos, fora o uso muita vezes inadequado que acaba gerando falta de materiais básicos então uso de tecnologia ainda nao e uma realidade para todas as escolas
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Rosetti Alves -
Além do assistente de acessibilidade do sistema Android que já havia conhecido em 2016 ao ter contato com uma pessoa com baixa visão em uma oficina de bordados para deficientes visuais, não conheci outros softwares capazes de auxiliar alunos com deficiência visual. Também em 2016 eu conheci alguns hardwares acessíveis na biblioteca do Sesc Glória em Vitória. A biblioteca é equipada com computadores com sistema de descrição de imagens e textos por áudios, teclados em braille e impressora braille, mas não cheguei a ver o funcionamento dos equipamentos, ainda que houvesse bastante procura pelo uso dos mesmos por pessoas com deficiência visual.

Percebi com essas experiências que o principal desafio dos espaços educacionais é o acesso a recursos para equipar a escola de forma a atender esses alunos. Muitos dos equipamentos usados pra acessibilidade são equipamentos caros e a realidade de boa parte das escolas do Brasil que são escolas de ensino público são extremamente diferentes entre si, o que compromete tanto suas estruturas arquitetônicas quanto o suporte oferecido aos alunos que precisam de atendimento educacional especializado.
Para além da aquisição de equipamentos, outro desafio é a condição que a escola terá de oferecer equipe de suporte adequada para manusear os equipamentos, orientar a sua utilização, principalmente considerando a faixa etária do público escolar.
Por fim, a raiz principal das dificuldades acima citadas, a meu ver, é a falta de políticas públicas de incentivo e fomento da implantação de políticas de inclusão numa cadeia que se retroalimenta e perpetua a falta de acessibilidade nos espaços educacionais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Solivan Sousa Morais -
Essa é a primeira vez que tenho contato com esses softwares, esses aplicativos oferecem grande suporte a pessoa com deficiência visual, e saber que os smartphones já vem com o recurso de acessibilidade é um importante auxilio para a inclusão dessas pessoas, o que muitas pessoas visuais não tem conhecimento. Acredito que os principais desafios dizem a respeito do investimento para aquisição de hardwares que para esses fins devido aos altos preços no mercado, assim como a qualificação de professores aptos a trabalhar com essa especificidade.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Agatha Christie Rabelo Vieira -
Olá, pessoal!

Eu já tinha conhecimento da existência de alguns softwares capazes de auxiliar alunos com deficiência visual, graças a alguns cursos prévios relacionados à Tecnologia Assistiva (TA), no entanto não tinha me aprofundado nos conhecimentos, nem na utilização de nenhum deles. Assim, eu conhecia o software Dosvox, bem como alguns leitores de tela que já vêm embutidos em aparelhos como celulares e tablets.
Quanto aos possíveis desafios, por parte das escolas na utilização de softwares computacionais para o auxílio de estudantes com deficiência visual, acredito que a falta de conhecimento sobre esses softwares é o maior dos desafios. Além disso, é preciso garantir que os estudantes e/ou a escola têm recursos tecnológicos compatíveis com esses softwares, bem como garantir o treinamento de professores para utilizar essas tecnologias, e ensinar os estudantes através delas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Barbara Tecia de Castro De Andrade -
Nunca tinha tido contato com nenhum tipo de software inclusivo. O uso de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual nas escolas, pode trazer muitos benefícios, mas também, apresenta desafios significativos que as instituições educacionais precisam enfrentar. A começar garantia que os softwares utilizados sejam acessíveis e compatíveis com leitores de tela e outros dispositivos de assistência, sendo um desafio significativo. Nem todos os softwares são desenvolvidos com acessibilidade em mente, o que pode limitar sua utilidade para alunos com deficiência visual. Junto a isso, temos a estrutura ou falta de estrutura básica direcionada a tecnologia nas escolas, algumas escolas da rede pública, não possuem laboratórios de informática ou serviços de informática disponíveis para seus alunos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana dos Santos Moreira -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
RESPOSTA: Não conhecia nenhum software até esta semana capaz de auxiliar alunos com deficiência visual. Mas, pesquisei um software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual: o "JAWS" (Job Access With Speech). O JAWS é um dos leitores de tela mais conhecidos e amplamente utilizados no mundo, projetado para tornar computadores e dispositivos digitais acessíveis para pessoas cegas ou com deficiência visual. Ele funciona no sistema operacional Windows e oferece uma série de recursos para tornar a experiência de computação mais acessível. O JAWS converte o texto exibido na tela em voz sintetizada, permitindo que os usuários ouçam o conteúdo digital, como documentos, páginas da web e aplicativos. Além disso, o JAWS é altamente configurável, o que significa que os usuários podem personalizar as configurações de acordo com suas necessidades individuais. Ele suporta uma variedade de idiomas e é frequentemente usado em contextos educacionais para ajudar alunos com deficiência visual a acessar informações, participar de aulas online e realizar trabalhos acadêmicos.

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
RESPOSTA: A implementação de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual nas escolas pode enfrentar vários desafios. Aqui estão alguns dos possíveis desafios que as escolas podem enfrentar:
  1. Acesso a tecnologia adequada: Nem todas as escolas têm acesso a hardware e software adequados para atender às necessidades dos alunos com deficiência visual. Isso pode incluir a falta de computadores equipados com leitores de tela, sintetizadores de voz e outras tecnologias assistivas.

  2. Treinamento de professores: Os educadores podem não estar familiarizados com o uso de softwares para auxiliar alunos com deficiência visual. O treinamento adequado é essencial para que os professores possam apoiar efetivamente esses alunos.

  3. Custos: Alguns softwares e hardware específicos para auxiliar alunos com deficiência visual podem ser caros. As escolas podem enfrentar desafios financeiros para adquirir essas tecnologias.

  4. Compatibilidade: A compatibilidade entre softwares assistivos e outros sistemas e programas usados na escola pode ser um desafio. Garantir que os softwares funcionem bem com sistemas de gerenciamento de aprendizado, aplicativos educacionais e outros recursos é importante.

  5. Personalização: Cada aluno com deficiência visual pode ter necessidades diferentes, e os softwares podem precisar ser personalizados para atender às necessidades individuais. Isso pode ser um desafio em termos de recursos e tempo.

  6. Apoio técnico: As escolas podem precisar de suporte técnico para lidar com problemas técnicos e atualizações de software, especialmente se não tiverem pessoal interno especializado nesse tipo de tecnologia.

  7. Acessibilidade de conteúdo: Garantir que o conteúdo digital utilizado nas aulas seja acessível para alunos com deficiência visual pode ser um desafio. Isso inclui a disponibilidade de materiais em formatos acessíveis, como texto digitalizado de qualidade e descrições adequadas de imagens.

  8. Questões de privacidade e segurança: Ao usar software que envolve informações pessoais dos alunos, como leitores de tela que armazenam informações sobre o comportamento de navegação, as escolas precisam garantir a privacidade e a segurança desses dados.

  9. Conscientização e aceitação: Pode haver resistência ou falta de conscientização por parte dos alunos, pais e colegas em relação ao uso de tecnologias assistivas. A educação e a promoção da aceitação são fundamentais.

  10. Mudança cultural: A implementação bem-sucedida de tecnologias assistivas requer uma mudança cultural na escola, com um compromisso em tornar o ambiente de aprendizado inclusivo para todos os alunos.

Superar esses desafios exige um compromisso da escola em apoiar a inclusão de alunos com deficiência visual e em investir em recursos e treinamento adequados. Também pode envolver parcerias com organizações ou especialistas em tecnologia assistiva para obter orientação e suporte adicionais.

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Leila Moraes Santos -
Oi, turma!
Conheço o leitor de tela e o 'Be My Eyes', que é um aplicativo de uso geral, não é exclusivo para alunos, no qual podemos oferecer ajuda aos deficientes visuais por meio de videochamadas.
Ainda temos muito a evoluir em dois aspectos no meio educacional: inclusão e uso de tecnologias. Durante muito tempo, houve uma grande resistência ao uso de tecnologias nas escolas, mas a pandemia mostrou a urgência e a necessidade de sua inclusão no meio educacional. Quando utilizada corretamente, a tecnologia se torna uma aliada. As tecnologias assertivas são fundamentais nesse processo de inclusão dos alunos com deficiência. Nós, professores, precisamos de maior preparo, conhecimento e formação em relação a esses aspectos para promover uma educação de qualidade para todos. A escola não pode ficar estagnada no tempo.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Julyana Carvalho Kluck Silva -
Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?

Sim, a ferramenta Text2Braille3d que permite gerar modelos 3D de placa de sinalização em Braille, que posteriormente serão impressos em uma impressora 3D. Para a geração da placa será necessário fornecer o texto que se deseja converter para Braille e configurar os parâmetros para geração do modelo 3D.

Em relação aos desafios por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual, tem-se primeiramente sobre a falta de informação e conhecimento por parte dos educandos sobre os recursos, por mais que tenhamos evoluído com políticas pública e formação docente ainda há uma grande escassez por esses profissionais. O outro desafio seria do ponto de vista financeiro, pois as escolas não possuem condições de ter esses sofatwes e nem recursos para utilização, como computadores ou impressoas. É necessário portante a ampliação da formação docente sobre importância e uso, assim como maior investimento para que as tecnologias assistivas estejam disponíveis nas escolas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Caique Pedro Augusto -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
Eu já conhecia o leitor de tela TalkBack, que faz parte do sistema operacional Android, bem como alguns recursos de acessibilidade que permitem a ampliação dos recursos visuais na tela do computador. Fiz uso desses softwares por alguns anos, durante os quais atuei como professor orientador em um Laboratório de Informática, o que me exigia explorar diversas funcionalidades digitais para acolher as demandas dos estudantes com deficiência visual da escola. Também tive acesso ao Dosvox, mas o utilizei apenas em poucas ocasiões, de forma que não pude me apropriar suficientemente de seus recursos.
2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
Penso que são dois os maiores desafios. Em primeiro lugar, a instrumentalização docente, ou seja, a importância de uma sólida formação continuada de qualidade, capaz de permitir ao professor identificar e utilizar os melhores recursos de acessibilidade com os seus estudantes. Em segundo lugar, a disponibilização de boas tecnologias assistivas no interior das escolas, o que requer maiores investimentos e melhores políticas públicas em nível de sistema de educação.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Andrea Silva -
Sim, como tenho um filho com baixa visão e um irmão com cegueira total, acabei frequentando a Lara Mara , por muitos anos. Onde tive contato direto com diversos softwares e sistema para auxilio dos deficientes, um dos mais usados era o Dosvox.
Quanto aos desafios, fica até difícil mencionar um único, pois são muitos os que encontrei e ainda encontro. Meu filho hoje esta com 20 anos, esta na universidade(FATEC SP), mais apesar dos nos considerarmos vitoriosos, a caminhada acadêmica foi e ainda é muito complicada. A dificuldade para matérias adaptados, a dificuldades doa profissionais sem experiência é muito grande. Para poder ajuda-lo precisei mudar de profissão , e hoje estou aqui tentando melhorar, me capacitar para tentar ajudar algumas pessoas que passam pelo que passamos , e ainda deparam com muitas barreiras
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
Nunca tinha usado nenhum, mas meu marido gosta muito de escutar audio-book e podcast, o que considero um meio de estudo para pessoas com deficiência visual mais fácil de encontrar e mais popular entre pesssoas sem esta deficiência. Os desafios para a escola seria ter acesso a recursos tecnológicos, por exemplo, na escola onde eu ensino os profs só faltam se matar pra ficar com uma aula com projetor e caixa de som, pois só temos 1 para uma escola que abrange ensino infantil, fundamental e médio... E isso é escola particular, imagine só uma pública. Além de que nem todos os profs sabem mesmo ter acesso a rede de internet, aplicativos, materiais didáticos tecnológicos e estes meios mais específicos que necessitam de um conhecimento prévio de como utilizar estas plataformas. Infelizmente também tem muitos profissionais que não tem disponibilidade para se reciclar, não possibilitando atualizar seus conhecimentos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Olá, colegas!

Com relação a primeira pergunta, infelizmente não tinha conhecimento de nenhum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual. Já para a segunda pergunta, acredito que a principal dificuldade das escolas, na implantação e uso de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual, para além de recursos financeiros, seja a falta de profissionais com formação adequada para o manuseio e aplicabilidade nas atividades pedagógicas diárias.