Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.1

IFMG

IFMG

por Romilda Miguel de Brito Xavier - Número de respostas: 0

O IFMG encontra-se atualmente em um novo patamar da educação profissional, científica e tecnológica, com uma ampla área de influência no Estado, com sua responsabilidade de inserção definitiva no campo da pesquisa aplicada e da extensão tecnológica e com inúmeras possibilidades de oferta de novos cursos, incluindo licenciaturas e engenharias, bem como cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Alguns avanços já são claramente percebidos na gestão do IFMG. Entre estes destacam-se as medidas adotadas para responder à complexidade de sua dinâmica institucional como é caso, por exemplo, do planejamento participativo, que possibilita uma participação efetiva da comunidade acadêmica na tomada de decisão e definição quanto à aplicação dos recursos orçamentários da Instituição. Nesse processo busca-se assegurar a qualidade da gestão, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, além de fornecer subsídios ao processo decisório.

No sentido de materializar esse projeto educacional que visa uma ação conjunta e referenciada na ocupação e desenvolvimento do território, entendido como lugar de vida (BRASIL, 2010, p.3), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) - que nasce junto aos 38 institutos – está presente em 18 cidades, além da Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, ofertando mais de 70 cursos divididos no ensino técnico (integrado, subsequente, concomitante e EJA), no ensino superior (tecnólogos, bacharelados e licenciaturas), na pós-graduação (especialização lato sensu como este curso e mestrado profissional) e em cursos rápidos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 12 Campi e 6 Campi Avançados. Atualmente, o IFMG possui cerca 10 mil alunos matriculados.