Prezadas(os) estudantes,
A terceira disciplina do nosso curso, Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação, terá a organização compartilhada entre mim e a Professora Dandara
Lorrayne do Nascimento.
Tendo como referência a ementa da
disciplina que consta no projeto pedagógico do curso, o foco desta etapa estará nas discussões sobre as concepções, definições,
diagnóstico diferencial entre deficiência intelectual, doença mental e
dificuldade de aprendizagem, além de apresentarmos as causas e a incidência de
indivíduos com altas habilidades/superdotação, conforme pesquisas acadêmicas.
Também serão apresentados exemplos de Tecnologias Educacionais
Assistivas (TEA) que focam no público de pessoas com deficiência intelectual.
Embora tivemos a intenção de oferecer um material rico para o nosso estudo, tenha-o como um recorte, visto o tempo que temos para estudar e os limites de uma disciplina. Dessa forma, esteja à vontade para apresentar a nós, professores, e ao(à) tutor(a) e aos seus colegas outros materiais que tenham aderência à disciplina: reportagens, palestras, livros, dentre outros. Aqui é um ambiente onde todos têm voz!
A coordenação da sala virtual estará sob a responsabilidade do(a) tutor(a). Caso vocês tenham dúvidas sobre o material de estudos ou sobre a organização da disciplina, estejam à vontade para manifestar-se. Se você identificar algum erro no material de estudo, peço que nos avise para que possamos revisá-lo.
Desejo que esta disciplina seja um espaço de estudo profícuo!
Abraço cordial.