- De lá até os nossos dias atuais, você observa avanços no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências?
Sim, é inegável que existem avanços no acesso, na aceitação e no desenvolvimento de metodologias para a inclusão de alunos com deficiências.
Falando em dados, segundo o censo escolar de 2022 (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022), o número de matrículas, de 2010 a 2022, passou de 34.044 para 174.771, no ensino infantil, de 380.112 para , no ensino fundamental e de 914.557de 27.695 para 203.138, no ensino médio, sendo a deficiência intelectual a com maior número de alunos matriculados em 2022, com 914.467 (https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf. É claro que acesso não quer disser inclusão e aprendizado, mas conseguir o acesso já é um passo primordial para derrubada das barreiras para esses alunos.
Também existe uma gama de artigos e estudos sendo feitos na temática da inclusão, que tem trazido, além das costumeiras críticas aos professores, alguma luz sobre como atuar para o desenvolvimento desses alunos, dentro das suas especificidades,
- As escolas públicas têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos?
Não, a escola pública, é com certeza, o local de maior inclusão de alunos com deficiências, mas os recursos financeiros para a compra de materiais, contratação de profissionais, adequação de mobilha e espaço físico está longe de ser uma realidade. Em alguns municípios, a sala para o AEE nem é dentro da escola e sim atende várias escolas ao mesmo tempo. Outras, montam salas por vontade e esforço dos servidores e muitas vezes do patrocínio também. Nas que não tem nem espaço específico, nem profissionais, a responsabilidade desse atendimento é destinada apenas aos professores. Outra realidade é o excesso de alunos por turma, excesso de carga horária e nenhuma formação dos professores, daí advém a eterna culpabilização dos professores na educação especial.