Concordo com os colegas e acredito que diversos são os avanços no cotidiano escolar do estudante público-alvo da Educação Especial, principalmente se considerarmos a legislação, podemos ver que diversas propostas foram pensadas para assegurar os direitos das pessoas com deficiência no Brasil e promover a igualdade de oportunidades, a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência.
Contudo, apesar desses avanços legais, a implementação dessas políticas acaba variando de uma região para outra e entre diferentes instituições de ensino inclusive. Principalmente porque a inclusão de estudantes com deficiência no sistema educacional brasileiro depende de diversos fatores e atores para que seja efetiva e eficiente, e o que encontramos na realidade das nossas escolas, principalmente no ensino público, é uma escassez de recursos, falta de capacitação para os profissionais da educação e falta de acessibilidade nas dependências das instituições. Infelizmente, instituções públicas não recebem os recursos que dêem o suporte necessário para o desenvolvimento de estudantes com deficiência, ainda mais se pensarmos em recursos financeiros, pedagógicos e recursos humanos. O comum é encontrarmos instituições que possuem um ou outro e que apenas acolhem aquele aluno dentro da instuição para uma socialização, sem preocupações com o seu desenvolvimento pedagógico.
Contudo, apesar desses avanços legais, a implementação dessas políticas acaba variando de uma região para outra e entre diferentes instituições de ensino inclusive. Principalmente porque a inclusão de estudantes com deficiência no sistema educacional brasileiro depende de diversos fatores e atores para que seja efetiva e eficiente, e o que encontramos na realidade das nossas escolas, principalmente no ensino público, é uma escassez de recursos, falta de capacitação para os profissionais da educação e falta de acessibilidade nas dependências das instituições. Infelizmente, instituções públicas não recebem os recursos que dêem o suporte necessário para o desenvolvimento de estudantes com deficiência, ainda mais se pensarmos em recursos financeiros, pedagógicos e recursos humanos. O comum é encontrarmos instituições que possuem um ou outro e que apenas acolhem aquele aluno dentro da instuição para uma socialização, sem preocupações com o seu desenvolvimento pedagógico.