De lá até os nossos dias atuais, você observa avanços no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências?
Sim, houve avanços significativos no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências. Alguns desses avanços incluem o aumento da matrícula do aluno com deficiência na escola regular pública, bem como a sua permanência, o início da formação continuada para os professores da sala regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a obrigatoriedade da inclusão de metodologias e estratégias adequadas a esse público-alvo no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.
As escolas públicas têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos?
Não. A inclusão escolar é um direito garantido por lei no Brasil, e as escolas públicas devem receber recursos para se tornarem ambientes verdadeiramente inclusivos1. No entanto, a realidade pode variar.
No entanto, apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados. A infraestrutura das escolas públicas pode não estar no mesmo nível das escolas federais e particulares. Além disso, pode haver uma falta de formação adequada para os professores e outros profissionais da educação para lidar com a diversidade em sala de aula.
Portanto, embora existam recursos e políticas voltadas para a inclusão escolar, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir que todas as escolas públicas sejam verdadeiramente inclusivas.
Referências:
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 1ª
Ed. São Paulo: Moderna, 2003
REIS, Rosangela Leonel dos; ROSS, Paulo Ricardo. A inclusão do aluno com
deficiência intelectual no Ensino Regular.