De lá até os nossos dias atuais, você observa avanços no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências?
É inegável que o cotidiano escolar obteve avanços acerca dos estudantes com deficiências, não só os espaços escolares mas toda a sociedade vem demonstrando avanços de maneira como enxergam a pessoa com deficiência. Esse avanço está intrinsicamente ligado sem dúvidas aos avanços no próprio ambiente escolar, tendo em vista que a escola é responsável pela transformação da sociedade através da formação aplicada nos seus sujeitos (alunos). Podemos constatar para além do próprio avanço nas relações sociais das pessoas com deficiência e as não deficientes no ambiente escolar, o próprio fluxo de pessoas com deficiência presentes nesses espaços ao longo dos anos com o avanço do acesso a escola por meio do direito a garantia de matrícula, aprendizado, formação humana e de aprendizados que passaram a serem garantidos de diversas as formas no ambiente escolar, inclusive, por meio da formação dos professores, da transformação estrutural das escolas, das tecnologias assistivas, etc.
As escolas públicas têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos?
Não diria que necessários, devido a muitas outras questões que perpassam e que se exigem para que verdadeiramente as escolas possam ser inclusivas em sua completude sem dificuldades ou exclusões. Todavia, mesmo que para necessidades mínimas ou excepcionais, de maneira lenta ou efetivamente rápida, esses recursos estão chegando e mudando a realidade de uma parcela do público, mesmo que não seja em sua totalidade. Neste sentido, é um trabalho diário de toda sociedade a cobrança aos órgãos competentes e aos seus gestores para que esta realidade seja transformada e garantida os direitos básicos de todo cidadão que está presente no espaço escolar e fora dele nas suas mais diversas formas de existir.