Os avanços no cotidiano escolar de estudantes com deficiência têm sido observados ao longo dos anos, principalmente com a implementação de políticas de inclusão e leis que visam garantir direitos educacionais equitativos. Muitos países têm trabalhado para promover a inclusão desses estudantes, adaptando currículos, oferecendo suporte pedagógico e capacitando os professores para lidar com a diversidade de necessidades.
No entanto, os desafios ainda persistem, e a inclusão plena nas escolas públicas nem sempre é uma realidade. Os recursos financeiros nem sempre são suficientemente direcionados para garantir ambientes verdadeiramente inclusivos, incluindo infraestrutura adaptada, tecnologias assistivas, formação continuada de professores e suporte multidisciplinar. Muitas vezes, as escolas enfrentam limitações orçamentárias e estruturais que dificultam a implementação completa das práticas inclusivas preconizadas.
Em resumo, há avanços no reconhecimento da importância da inclusão e na implementação de políticas educacionais inclusivas, mas ainda há um caminho a percorrer para garantir que as escolas públicas recebam todos os recursos necessários para oferecer uma educação exclusiva de alta qualidade para estudantes com deficiência.