Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Compreender a perspectiva tradicional de currículo

Compreender a perspectiva tradicional de currículo

por Leila Curcino Alves - Número de respostas: 5

A perspectiva tradicional de currículo é fundamentada em abordagens mais conservadoras e centradas no conteúdo. Ela tende a enfatizar a transmissão de informações e conhecimentos pré-estabelecidos aos alunos, com foco em disciplinas acadêmicas específicas. As teorias tradicionais do currículo veem a educação como um processo de repassar informações e habilidades dos professores para os alunos, frequentemente usando métodos de ensino tradicionais, como aulas expositivas e avaliações baseadas em memorização. Essa perspectiva muitas vezes negligencia aspectos como as experiências dos alunos, o contexto social e a relevância do que está sendo ensinado para suas vidas.

A introdução do filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin, no segundo vídeo, ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo, pois esse filme pode ser visto como uma crítica à desumanização do trabalho e à exploração dos trabalhadores na era industrial. Ele destaca como as práticas de ensino tradicionais, que se assemelham à linha de montagem da fábrica, podem desumanizar os alunos e reduzi-los a meros receptores de informações, em vez de promover o pensamento crítico e a compreensão profunda.

As teorias críticas do currículo, como as propostas por Paulo Freire, Henry Giroux e outros, questionam a perspectiva tradicional e buscam uma abordagem mais emancipatória da educação. Elas consideram a importância de levar em conta o contexto social e as experiências dos alunos em sala de aula. Essas teorias enfatizam o desenvolvimento do pensamento crítico, a conscientização social e a capacidade dos alunos de questionar, analisar e transformar a sociedade.

Assim, a introdução de "Tempos Modernos" nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo, pois ilustra vividamente como abordagens tradicionais de ensino podem levar à desumanização e à falta de reflexão crítica. Ela destaca a necessidade de uma educação que leve em consideração as realidades sociais e estimule os alunos a serem cidadãos críticos e ativos em vez de meros receptores de informações.


Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Compreender a perspectiva tradicional de currículo

por Maria Dasdores dos Santos -
tanto o vídeo como as leituras, são tradicional, podemos pausar o setor administrativo, pedagógico e também o curricular, talvez fosse melhor um novo método de fazer se pretende formato de possibilidades .acrescenta ou retirar algumas analises, até porque o mundo esta em constante mudanças no entanto reformular algumas ideias ,aonde ainda o tradicionalismo e muito forte , em ambos contexto.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Compreender a perspectiva tradicional de currículo

por Maria Dasdores dos Santos -
Uma dos privilégios sociais, políticos entre as terias tradicionais que não problematizava o currículo e as teorias criticas que problematiza e quem em sequencia vão se dividindo, entre classes sociais raças ,ou ao gênero ai causa influencias e que acaba sendo muito forte envolvendo na prática e que as demandas cotidiana acaba não permitindo que o núcleo de professores não conseguem pensar raciocinar que podem soluciona entre outras maneiras, causando cristalização ou seja paralisação, e que isso pode prejudicar as novas realidades aonde não tem a transformação devida cabível. Tornando acomodar-se e que se possa questiona esse período causando um pouco de confusão nessa teorias pensando nessas múltiplas culturas existe ausência, falta os professores conhecer os currículos e também entender e que tenha um material acessível sobre ensino sobre currículo porque muito professores não sabem e nunca nem vi-o currículo escolar, para uso em formação em licenciatura e para os professores que estão nas escolas , pensar planejar algo com a mudança dessa contemporaneidades, entre essa diversidades por si só um grande desafio, e como pensar em trabalhar em diferentes âmbitos que estão relacionado a escola, pensar na qualidade de ensino como desenvolvimento ativa da sociedade, garantir aos professores em igualdade, incluir formação de professores bem formados em gênero sexualidades, ajudaria muito abrir muitas janelas de possibilidades de avanço.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Compreender a perspectiva tradicional de currículo

por Leandro Silva de Souza -
O filme " Tempos Modernos" é tão atual, mostra como o sistema mecaniza os processos, e não é diferente na educação, estamos vendo a quantidade de materiais de ensino em formato digital, apenas para o professor transmitir aos alunos, um curriculo engessado, sem possibilidades de ajustes ou aprimoramento diante da realidade do aluno ou da classe, na perspectiva de criação do curriculo, não vemos a participação dos alunos, e os tecnocratas dentro das suas salas coma ar condicionado desconhece a realidade da sala, por isso e mais coisas a dificuldade de ter um curriculo contemporaneo e que atenda minimamente as necessidades dos alunos.
Em resposta à Leandro Silva de Souza

Re: Compreender a perspectiva tradicional de currículo

por Renata Lima Cremasco -
Excelente colocação, colega! O filme nos lembra da importância de questionar as práticas pedagógicas tradicionais e de buscar uma educação que promova a emancipação, a justiça social e a autonomia dos alunos.