A perspectiva tradicional de currículo é fundamentada em abordagens mais conservadoras e centradas no conteúdo. Ela tende a enfatizar a transmissão de informações e conhecimentos pré-estabelecidos aos alunos, com foco em disciplinas acadêmicas específicas. As teorias tradicionais do currículo veem a educação como um processo de repassar informações e habilidades dos professores para os alunos, frequentemente usando métodos de ensino tradicionais, como aulas expositivas e avaliações baseadas em memorização. Essa perspectiva muitas vezes negligencia aspectos como as experiências dos alunos, o contexto social e a relevância do que está sendo ensinado para suas vidas.
A introdução do filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin, no segundo vídeo, ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo, pois esse filme pode ser visto como uma crítica à desumanização do trabalho e à exploração dos trabalhadores na era industrial. Ele destaca como as práticas de ensino tradicionais, que se assemelham à linha de montagem da fábrica, podem desumanizar os alunos e reduzi-los a meros receptores de informações, em vez de promover o pensamento crítico e a compreensão profunda.
As teorias críticas do currículo, como as propostas por Paulo Freire, Henry Giroux e outros, questionam a perspectiva tradicional e buscam uma abordagem mais emancipatória da educação. Elas consideram a importância de levar em conta o contexto social e as experiências dos alunos em sala de aula. Essas teorias enfatizam o desenvolvimento do pensamento crítico, a conscientização social e a capacidade dos alunos de questionar, analisar e transformar a sociedade.
Assim, a introdução de "Tempos Modernos" nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo, pois ilustra vividamente como abordagens tradicionais de ensino podem levar à desumanização e à falta de reflexão crítica. Ela destaca a necessidade de uma educação que leve em consideração as realidades sociais e estimule os alunos a serem cidadãos críticos e ativos em vez de meros receptores de informações.