Da década de 90 até hoje ocorreram mudanças significativas no acolhimento, inclusão e certificação dos direitos das pessoas com deficiência. Diversas leis foram sancionadas, mais estudos foram realizados e novos paradigmas foram estabelecidos. Contudo, ainda temos muito que avançar pra garantir a plena inclusão destes alunos no ambiente escolar, garantindo o acesso e o desenvolvimento educacional e social.
Muitas instituições têm abordado em seu PPP a inclusão e assegurado os alguns dos direitos das pessoas com deficiência. Em escolar públicas do Rio de Janeiro ainda há um longo caminho a ser percorrido para dar plena acessibilidade aos alunos, pois há diversos empecilhos físicos, financeiros e educacionais.
Muitas instituições públicas do RJ não possuem professores de apoio, recursos tecnológicos para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de alunos com deficiência, mas possuem profissionais muito empenhados em garantir a evolução de seus alunos. Algumas escolas oferecem aulas no contraturno e fazem o seus melhor, com os poucos recursos, para desenvolver as habilidades educacionais e sociais de seus educandos.
Porém, na mesma cidade há a falta de acesso a escola devido aos locais de moradia dos estudantes ou da própria instituição (áreas de risco). Locais estes que sofrem com a violência e impedem o aluno de sair de sua residência ou de adentrar a escola para suas atividades diais.
São muitos os desafios da educação na cidade do Rio de Janeiro, mas os profissionais são de excelência e sempre buscam oferecer o melhor para seus estudantes.