Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.1

Atividade 1.1

por Bianca Barrocas dos Santos - Número de respostas: 1

Da década de 90 até hoje ocorreram mudanças significativas no acolhimento, inclusão e certificação dos direitos das pessoas com deficiência. Diversas leis foram sancionadas, mais estudos foram realizados e novos paradigmas foram estabelecidos. Contudo, ainda temos muito que avançar pra garantir a plena inclusão destes alunos no ambiente escolar, garantindo o acesso e o desenvolvimento educacional e social.

Muitas instituições têm abordado em seu PPP a inclusão e assegurado os alguns dos direitos das pessoas com deficiência. Em escolar públicas do Rio de Janeiro ainda há um longo caminho a ser percorrido para dar plena acessibilidade aos alunos, pois há diversos empecilhos físicos, financeiros e educacionais.

Muitas instituições públicas do RJ não possuem professores de apoio, recursos tecnológicos para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de alunos com deficiência, mas possuem profissionais muito empenhados em garantir a evolução de seus alunos. Algumas escolas oferecem aulas no contraturno e fazem o seus melhor, com os poucos recursos, para desenvolver as habilidades educacionais e sociais de seus educandos.

Porém, na mesma cidade há a falta de acesso a escola devido aos locais de moradia dos estudantes ou da própria instituição (áreas de risco). Locais estes que sofrem com a violência e impedem o aluno de sair de sua residência ou de adentrar a escola para suas atividades diais.

São muitos os desafios da educação na cidade do Rio de Janeiro, mas os profissionais são de excelência e sempre buscam oferecer o melhor para seus estudantes.

Em resposta à Bianca Barrocas dos Santos

Re: Atividade 1.1

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Olá, Bianca!

Concordo plenamente com as tuas colocações. Assim como você, acredito que muito avançamos no campo das leis, na esperança de garantir o acolhimento, a inclusão e a certificação dos direitos das pessoas com deficiência. Contudo, assim como você relatou para as instituições públicas do Rio de Janeiro, no município que resido e exerço minha profissão, observa-se que as escolas não possuem adaptações suficientes para atender as habilidades dos alunos com deficiência. Infelizmente ou felizmente, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno, não funcionou da forma esperada e por isso, os profissionais realizam ele nos turnos regulares. Além de tudo, muitos professores demonstram interesse por uma especialização/formação para atender a esse público na sala de aula comum, porém, devido a excessiva carga horária de trabalho, os mesmos não conseguem fazer e nem ocorre um desempenho da SEMED para tal. Precisamos avançar muito no campo da prática para validar aquilo que está posto sob a forma de leis.