Boa noite
Nos últimos anos temos observado avanços, mesmo que sensíveis, no atendimento escolar de crianças com deficiências, tais como;
- Maior inclusão de crianças com deficiência do ensino primário gratuito e compulsório ou do ensino secundário.
- Atendimento escolar mais adaptado e de acordo com as necessidades individuais.
- Medidas de apoio aos alunos, como intérprete de libras, cuidador, professor de AEE, etc.
Mesmo assim, nãos e pode negar que as escolas não têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos, bem como não há um sistema de capacitação e formação continuada para o professor saber lidar com novas tecnologias e trabalhar com a inclusão de alunos com deficiências.
A escola deve ser progressivamente preparada para receber alunos com deficiência e, mais do que isso, garantir o desenvolvimento
adequado das capacidades intelectuais e cognitivas. Assim, os governos possuem grande influência, de forma que a
Educação Inclusiva deve estar no topo das prioridades políticas e
financeiras.
Abraços
Jozeildo