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Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Currículo Oculto

Currículo Oculto

por Adriana Lopes Moreira de Sousa - Número de respostas: 5

O currículo oculto refere-se às lições e valores não intencionalmente ensinados, mas que são adquiridos pelos alunos por meio de experiências, interações e dinâmicas na escola. Essas lições são transmitidas de forma não explícita e podem estar relacionadas a normas sociais, atitudes, valores e comportamentos. Na prática pedagógica, o currículo oculto pode ocorrer de várias maneiras, mesmo que não seja explicitamente planejado. Aqui estão algumas formas comuns de como o currículo oculto pode se manifestar:

Comportamento do Educador: Da maneira como os educadores se comportam na sala de aula, como demonstram respeito, empatia e autoridade, pode influenciar os alunos e transmitir valores.

Relações Interpessoais: As interações entre os alunos e entre os alunos e professores podem ensinar lições sobre comunicação, respeito e trabalho em equipe.

Normas de Gênero: Estereótipos de gênero podem ser transmitidas sutilmente nas atividades e expectativas da escola, afetando como os alunos veem os papéis de gênero.

Clima de Tolerância e Diversidade: A promoção da diversidade e da tolerância na sala de aula pode influenciar as atitudes dos alunos em relação aos grupos minoritários.

Atitudes em Relação ao Trabalho e ao Esforço: A maneira como os educadores valorizam o trabalho árduo e a perseverança pode influenciar as atitudes dos alunos em relação ao aprendizado.

Comunicação Não Verbal: Expressões verbais, linguagem corporal e tom de voz dos educadores podem transmitir mensagens sobre emoções, respeito e atenção.

Hierarquias Sociais: A maneira como a autoridade é exercida na escola pode refletir ou desafiar as hierarquias sociais existentes.

Hábitos de Estudo e Organização: A ênfase dada à organização, disciplina e gestão do tempo pode influenciar os alunos em suas habilidades de estudo.

Atitudes em Relação à Aprendizagem Contínua: A valorização da aprendizagem ao longo da vida pode ser transmitida aos alunos, incentivando a curiosidade e o desenvolvimento contínuo.

 

Para minimizar os efeitos negativos do currículo oculto, os educadores podem ser proativos na promoção de valores e comportamentos desejados. Isso pode incluir discussões abertas sobre tópicos sociais, a promoção da inclusão e da diversidade, a construção de relações positivas e o modelamento de atitudes e comportamentos específicos. Conscientizar-se do currículo oculto e ser reflexivo sobre as mensagens que estão sendo transmitidas na prática pedagógica é fundamental para criar um ambiente escolar saudável e inclusivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Currículo Oculto

por Gabriela de Oliveira -
Muito importante a sua contribuição, Adriana. Acredito que o currículo oculto seja um tópico que depende muito do comportamento do docente e cada atitude não policiada pode interferir de forma negativa na vida do aluno. Por isso é importante saber como agir em situações que necessitam de atitudes não previstas explicitamente nos currículos, mas que interferem de forma substancial na vida do discente.
Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Currículo Oculto

por Isaias Alexandre Rodrigues -
Muito bem observado, Adriana. Currículo oculto não é ensinado formalmente (daí seu nome), mas necessita de atenção daqueles que atuam na área educacional. Ainda que não explicitamente planejados, deve-se estar atento para os tipos de conteúdo e de mensagem que podem vir a ser percebidos pelos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem.
Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Currículo Oculto

por Fernando Djalma Pinto -
Concordo com a colega Adriana, o Currículo Oculto pode ser uma influência positiva ou negativa, penso que o Currículo Oculto passa pelo campo da Ética e característica de cada Docente. Acredito quer o currículo oculto engloba várias posturas e ações: professores que não faltem, que cumpram horários, com atitudes proativas, que promovam a inclusão de forma natural, o acolhimento aos portadores de deficiências, posturas adequadas perante às diferenças (raça, cor, gênero, classe social, etc.) , apresentação pessoal adequada, linguagem apropriada, bom relacionamento professor – aluno e, sobretudo, atenção e tratamento igualitário a “todos os estudantes”. Docentes que ministrem os conteúdos e suas disciplinas com dedicação buscando realmente o aprendizado e assimilação dos conteúdos pelos alunos. Um currículo oculto com um bom conteúdo praticado por um professor, pode contribuir na formação dos estudantes, desenvolver a personalidade, o caráter, o senso de ética, a forma comportamental dos alunos dentro das escolas e na sociedade.
Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Currículo Oculto

por Hênon Sousa Cangussú -
Gostei muito dessa resposta poque ela coloca o professor de forma reflexiva e proativa diante do currículo oculto, pensando em como atuar frente a uma gama de questões, o que mostra a complexidade que envolve assumir uma turma e dar aulas, dentro de um ambiente de forte diversidade de identidades e opiniões. Além da atuação do professor é bom lembrar também daquilo que está fora do seu alcance, das pressões e intimidações que sofre para cumprir um currículo oculto externo e que não corresponde necessariamente com seus valores. Um exemplo é a pressão exercida pelo movimento Escola Sem Partido, que intimida os professores a atuarem de forma supostamente neutra, abolindo da sala de aula questões exrtremamente relevantes para sociedade, como as questões de gênero, por mais que não tenha ainda um exercício legalizado e oficial, é um exemplo de pressão oculta que atua na atividade dos professores.
Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Currículo Oculto

por Cesar Augusto Gomes de Souza -
O currículo oculto é um aspecto importante da educação, pois influencia os alunos de maneiras sutis e não intencionais. Comportamentos dos educadores, relações interpessoais, normas de gênero, clima de tolerância, atitudes em relação ao trabalho e ao esforço, comunicação não verbal, hierarquias sociais, hábitos de estudo e organização, atitudes em relação à aprendizagem contínua são algumas das formas em que o currículo oculto pode se manifestar. Para minimizar os efeitos negativos, os educadores podem ser proativos na promoção de valores e comportamentos desejados, além de serem reflexivos sobre as mensagens transmitidas na prática pedagógica.