Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Currículo tradicional e teorias críticas do currículo

Currículo tradicional e teorias críticas do currículo

por Adriana Lopes Moreira de Sousa - Número de respostas: 2

Os dois vídeos retratam a forma como a humanidade via o mundo. As crianças eram ensinadas de forma mecânica, para quando adultos fossem trabalhadores de produção.

Descrevendo o currículo tradicional, que se baseia em métodos de ensino padronizados, com foco na memorização, aulas expositivas e avaliações por meio de testes.

As teorias críticas do currículo, busca promover a justiça social e a igualdade por meio da transformação das estruturas e práticas curriculares. Ele destaca a importância da inclusão de perspectivas culturais diversas, da desconstrução do conhecimento convencional e do desenvolvimento de habilidades críticas. Além disso, enfatizamos a necessidade de diálogo crítico, conscientização política e engajamento na mudança social.

Ambos, destacam a importância de compreender as diferentes abordagens educacionais e suas implicações para o sistema educacional e a sociedade em geral. As teorias críticas do currículo visam abordar desigualdades e promover a justiça social, enquanto o currículo tradicional é caracterizado por métodos de ensino mais eficazes.


Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Currículo tradicional e teorias críticas do currículo

por Gustavo Libério de Paulo -
Como você bem disse Adriana, os dois vídeos têm algumas semelhanças em termos de temas críticos, especialmente no que diz respeito à crítica à padronização, desumanização e alienação nas instituições sociais, incluindo o sistema educacional e o local de trabalho. Ambos abordam questões relacionadas ao currículo e à educação, tais como: crítica à padronização educacional, desumanização e alienação, resistência e crítica social e impacto na educação. Enfim, eles compartilham uma crítica comum a sistemas sociais que desumanizam e alienam as pessoas, incluindo estudantes, apontando as limitações do currículo tradicional e a importância de adotar uma abordagem mais centrada no aluno e crítica à educação.
Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Currículo tradicional e teorias críticas do currículo

por Antenor Alves Cabral Filho -
Boa tarde caros colegas,

Concordo com a afirmação de que os dois vídeos retratam a forma como a humanidade via o mundo no passado. As crianças eram ensinadas de forma mecânica, para quando adultos fossem trabalhadores de produção.
O currículo tradicional, que se baseia em métodos de ensino padronizados, com foco na memorização, aulas expositivas e avaliações por meio de testes, é uma expressão dessa visão. Essa abordagem educacional visa preparar os alunos para o mundo do trabalho, enfatizando o desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas e a transmissão de conhecimento factual.