Entender o currículo como confluências de práticas, assumi o significado de concebe-lo como uma matriz geradora e gerada por uma multiplicidade de processos e intencionalidades. Nesse sentido, endendo que o mesmo, não é algo estático, e que os processos históricos, sociais, políticos, economicos e culturais, exercem influencia direta na materialidade e objetivações do currículo, é importante situar que mais do que as interferências externas, internamente ele também apresenta uma dinamicidade que conjuntamente, o compõem e o formalizam como tal. Assim, embora ainda não tenha atuado como educador, tomo como necessário, situar as contribuições de Sacristán (2000), que, em linhas gerais, situa como se apresentam as composições e/ou etapas, chamadas por ele de "objetivações" que juntas, formalizam, do ponto de vista institucional e formal, internamente a constituição curricular, são elas o(s) currículo (s):
- PRESCRITO: São aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular, servem de ponto de partida para a elaboração de materiais, controle do sistema, etc;
- APRESENTADO AOS PROFESSORES: uma série de meios, elaborados por diferentes instâncias, que costumam traduzir para os professores o significado e os conteúdos do currículo prescrito, realizando uma interpretação deste;
- MOLDADO PELOS PROFESSORES: concretização, como agente ativo, dos conteúdos e dos significados dos currículos, moldando a partir da sua cultura profissional qualquer proposta que lhe é feita, seja através da prescrição administrativa, seja do currículo elaborado pelos materiais, guias, livros-texto etc;
- EM AÇÃO: prática real, guiada pelos esquemas teóricos e práticos do professor, que se concretiza nas tarefas acadêmicas, as quais, como elementos básicos, sustentam o que é a ação pedagógica, que podemos notar o significado real do que são as propostas curriculares. É o elemento no qual o currículo se transforma em método. A análise dessa fase é que dá o sentido real à qualidade do ensino, acima de declarações, propósitos, dotações de meios etc;
- REALIZADO: consequência da prática se produzem efeitos complexos dos mais diversos tipos: cognitivo, afetivo, social, moral etc, e
- AVALIADO: se reforça um significado definido na prática do que é realmente. As aprendizagens escolares adquirem, para o aluno, desde os primeiros momentos de sua escolaridade, a peculiaridade de serem atividades e resultados valorizados. O controle do saber é inerente à função social estratificadora da educação e acaba por configurar toda uma mentalidade que se projeta inclusive nos níveis de escolaridade obrigatória e em práticas educativas que não têm função seletiva em hierarquizadora.