O currículo oculto pode influenciar profundamente a formação dos alunos e moldar suas atitudes, crenças e comportamentos. O currículo oculto não se limita ao que é ensinado nos livros didáticos, mas permeia todas as interações e estruturas dentro da escola. Percebo que o currículo oculto acontece nas minhas práticas pedagógicas como:
Normas e Regras Sociais: Sempre chego antes dos alunos (nenhum aluno nunca reclamou sobre chegar atrasada); minhas aulas são baseadas na ementa do PPC (Projeto Pedagógico do Curso) e a parti da ementa elaboro o PPT (Plano Pedagógico do Trabalho). Os alunos têm acesso a ambos documentos, qualquer alteração no PPT eles me pedem. Quanto ao PPC, não há alteração a menos que a matriz do curso seja atualizada.
Dou muitas aula no laboratório de informática e os alunos sabem que não podem comer dentro dos laboratórios.
Hierarquia e Autoridade: oSempre incentivo os alunos a participarem dos eventos do IFMG, principalmente, quando estão presentes o Diretor Geral do Campus e o Reitor do IFMG. Uma forma de entender a hierarquia e autoridade é conhecer e acompanhar no dia a dia o que os Líderes da Instituição estão realizando no IFMG.
Relações Sociais: Estimulo os alunos a realizarem trabalho com pessoas que normalmente não realizam trabalho ou quando eu monto os grupo, escolho os alunos de acordo com o perfil comportamental de cada um (sempre colocando perfis diferentes para eles entenderem os 4 perfis comportamentais).
Discriminação e Preconceito: quando percebo ou algum aluno me relata que houve preconceito dentro da turma ou com algum aluno, informo à Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) do IFMG SJE que é um setor diretamente ligado ao aluno, que procura oferecer-lhe o apoio necessário ao seu bem-estar e desempenho para o sucesso escolar e permanência no IFMG. Dentre os setores existentes do CAE, há a Assistência Estudantil e a Psicologia.
Comunicação e Linguagem: Todo início de semestre eu aplico um teste de perfil comportamental nos alunos para entender como está cada aluno. Ensino a eles como cada perfil se comunica, como dar Feedback de acordo com cada perfil (aprender como o outro se comunica), como cada perfil encontra solução, etc.. O teste além de contribuir na comunicação interpessoal, também, pode identificar a área que o aluno têm mais aptidão de acordo com o perfil.