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Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Precisamos de criatividade e liberdade! Diga não à alienação!!

Precisamos de criatividade e liberdade! Diga não à alienação!!

por Melissa Diniz Lopes - Número de respostas: 5

A perspectiva tradicional do currículo de acordo com a música do "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd é uma crítica à educação rígida, autoritária e despersonalizada que pode sufocar a criatividade e a individualidade das crianças. Em resumo, a música que faz parte de  questões que estão sempre em pauta na sociedade, pois aborda questões de alienação, isolamento e o impacto da educação autoritária na vida das pessoas.

O filme "Tempos Modernos", dirigido e estrelado por Charlie Chaplin em 1936, é uma crítica social.  Ele não seja especificamente sobre educação, ele aborda indiretamente a educação e a formação do indivíduo em um mundo cada vez mais industrializado. Com a desumanização do trabalho em fábricas e linhas de montagem. Ele enfrenta uma série de desafios em sua busca por trabalho e sobrevivência. Isso inclui dificuldades para encontrar emprego. Além disso, o filme destaca a importância da criatividade, da empatia e da humanidade em um mundo cada vez mais mecanizado. Esses valores são importantes não apenas na educação, mas também na vida em geral, enfatizando a necessidade equilibrar a formação técnica com o desenvolvimento humano.

Em resumo, as teorias críticas do currículo poder estar relacionadas com a  obra "Tendências Pedagógicas na Prática Escolar" de José Carlos Libâneo com exploração de diferentes abordagens pedagógicas que podem ser aplicadas na escola. Essas tendências podem ser relacionadas às Teorias Críticas do Currículo de diversas maneiras: com as abordagens críticas, a transformação social, contextos socioculturais e dentre outros.

Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Precisamos de criatividade e liberdade! Diga não à alienação!!

por Maria Alice Nascimento Santos -
Concordo plenamente com o ponto de vista apresentado. Tanto a música "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd quanto o filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin oferecem críticas poderosas à educação e à sociedade em geral. Ambas as obras ressaltam a importância da humanidade, da criatividade e da empatia em um mundo cada vez mais mecanizado e autoritário.

A música de Pink Floyd reflete a preocupação com um sistema educacional que pode sufocar a individualidade e a criatividade das crianças. Ela destaca a alienação, o isolamento e os efeitos negativos da educação rígida e despersonalizada. Essas são questões que permanecem relevantes na sociedade atual, à medida que debatemos a necessidade de abordagens educacionais mais flexíveis e centradas no aluno.

Da mesma forma, "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin aborda a desumanização do trabalho em um mundo industrializado, destacando a importância da empatia e da humanidade em um ambiente cada vez mais mecanizado. Embora não seja especificamente sobre educação, o filme ressalta a necessidade de equilibrar a formação técnica com o desenvolvimento humano, uma lição valiosa para a educação contemporânea.

A conexão com as teorias críticas do currículo, como apresentadas na obra "Tendências Pedagógicas na Prática Escolar" de José Carlos Libâneo, é notável. Essas teorias enfatizam a importância de considerar o contexto sociocultural, promover a transformação social e adotar abordagens mais críticas e flexíveis na educação. As críticas apresentadas nas obras mencionadas e a relação com as teorias críticas do currículo ressaltam a necessidade de repensar e reformar a educação para torná-la mais relevante, humanizada e centrada no desenvolvimento integral dos indivíduos.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos

Re: Precisamos de criatividade e liberdade! Diga não à alienação!!

por Vanessa Coelho de Andrade -
Concordo com os pontos levantados no fórum. A música "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd é uma crítica contundente à educação tradicional, que é muitas vezes rígida, autoritária e despersonalizada. O filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin também é uma crítica social que aborda, de forma indireta, a educação e a formação do indivíduo em um mundo cada vez mais industrializado.

As teorias críticas do currículo, por sua vez, buscam questionar os fundamentos do currículo tradicional e propor alternativas mais emancipadoras. Essas teorias enfatizam a importância de uma educação que seja crítica, reflexiva e transformadora.

A obra "Tendências Pedagógicas na Prática Escolar" de José Carlos Libâneo é um importante marco no debate sobre as tendências pedagógicas na educação brasileira. O autor explora diferentes abordagens pedagógicas, incluindo as tendências críticas.

Acredito que as teorias críticas do currículo podem ser relacionadas às tendências pedagógicas exploradas por Libâneo de diversas maneiras. Por exemplo, as abordagens críticas enfatizam a importância de uma educação que seja:

Centrada no aluno: o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem.
Contextualizada: a educação deve estar relacionada ao contexto social e cultural dos alunos.
Transformadora: a educação deve promover a transformação social.
As tendências pedagógicas exploradas por Libâneo também podem ser relacionadas às teorias críticas do currículo. Por exemplo, a pedagogia progressista, que defende uma educação centrada no aluno e contextualizada, pode ser vista como uma forma de implementar as teorias críticas do currículo na prática.

Acredito que a reflexão sobre as teorias críticas do currículo é importante para a construção de uma educação mais justa e emancipadora.
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Precisamos de criatividade e liberdade! Diga não à alienação!!

por Viviana Patricia Kozlowski Lucyk -
Sua explicação é bem clara, concordo com seu posicionamento sobre o vídeo tempos modernos quando apresenta a necessidade de equilibrar a formação com o desenvolvimento humano.
Em resposta à Viviana Patricia Kozlowski Lucyk

Re: Precisamos de criatividade e liberdade! Diga não à alienação!!

por Leonardo Pena Testasicca -
Prezad@s colegas e estimado professor!

Tema de bastante relevância e deveríamos exigir um reflexão das autoridades públicas para que sejam adotadas medidas para modernizar os currículos.
É inadimíssivel pensar que as críticas trazidas no filme e na música são da década de 30 e 70, respectivamente, e pouca coisa mudou de lá para cá precisamos nos empenhar para conseguir responsabilidade das autoridades. Destaco para o fato de o atual governo ter apresentado recentemente a proposta de novo ensino médio (NEM) e não consegui perceber a intenção em melhorar de fato o currículo.


De que modo o primeiro vídeo nos ajuda compreender a perspectiva tradicional de currículo? E, de que modo a introdução de Tempos Modernos, no segundo vídeo, nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo?


Como contribuição para o que foi trazido quero acrescentar a importancia da modernidade e a tecnologia, uma vez que são elementos essenciais do mundo atual. Elas estão presentes em todos os aspectos da nossa vida, desde as atividades cotidianas até as relações sociais. Por isso, é importante que o currículo de formação dos alunos esteja atento a essas mudanças e incorpore os conhecimentos e habilidades necessários para que eles possam se desenvolver e se adaptar ao mundo moderno.

A música "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd (Banda da qual sou super fã), é uma crítica ao sistema educacional tradicional, que é visto como autoritário e repressivo. A letra da música compara os alunos a tijolos que são usados para construir uma parede, que representa a alienação e a conformidade.

O filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin (filme que vi na década de 90 na escola e é ainda muito atual), também é uma crítica ao sistema industrial e ao trabalho repetitivo e desumanizador. O filme mostra como o trabalhador é transformado em uma peça da máquina, perdendo sua individualidade e sua capacidade de pensar e agir.

Essas críticas são válidas até hoje, pois ainda existem elementos do sistema educacional tradicional e do trabalho industrial que podem ser considerados autoritários e alienantes. No entanto, a modernidade e a tecnologia também podem ser usadas para promover a autonomia e a criatividade dos alunos.

A tecnologia, por exemplo, pode ser usada para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. Os alunos podem aprender de forma mais autônoma, explorando conteúdos e recursos de forma independente. Além disso, a tecnologia pode ser usada para promover a colaboração e o trabalho em equipe.

A modernidade, por outro lado, pode ser usada para promover a diversidade e a inclusão. Os alunos podem aprender sobre diferentes culturas e perspectivas, desenvolvendo uma visão mais ampla do mundo.

A música "Another Brick in the Wall" e o filme "Tempos Modernos" são críticas importantes que devem ser consideradas ao pensar sobre a importância da modernidade e da tecnologia para o currículo de formação dos alunos. No entanto, é importante lembrar que essas ferramentas também podem ser usadas para promover a autonomia, a criatividade, a diversidade e a inclusão.

Abraço
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Precisamos de criatividade e liberdade! Diga não à alienação!!

por Roberto Marques Rodrigues -
Concordo com todas as colacações feitas no seu texto. Ainda assim gostaria de contribuir com o debate. Pensar em como a prática pedagógica tradicional está tão atrelada as caracteriscas de trabalho no sistema capitalista, nos faz pensar que como a educação é vista e como ela é ofertada são apenas reflexos dos interesses da classe dominante da sociedade.