A perspectiva tradicional do currículo de acordo com a música do "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd é uma crítica à educação rígida, autoritária e despersonalizada que pode sufocar a criatividade e a individualidade das crianças. Em resumo, a música que faz parte de questões que estão sempre em pauta na sociedade, pois aborda questões de alienação, isolamento e o impacto da educação autoritária na vida das pessoas.
O filme "Tempos Modernos", dirigido e estrelado por Charlie Chaplin em 1936, é uma crítica social. Ele não seja especificamente sobre educação, ele aborda indiretamente a educação e a formação do indivíduo em um mundo cada vez mais industrializado. Com a desumanização do trabalho em fábricas e linhas de montagem. Ele enfrenta uma série de desafios em sua busca por trabalho e sobrevivência. Isso inclui dificuldades para encontrar emprego. Além disso, o filme destaca a importância da criatividade, da empatia e da humanidade em um mundo cada vez mais mecanizado. Esses valores são importantes não apenas na educação, mas também na vida em geral, enfatizando a necessidade equilibrar a formação técnica com o desenvolvimento humano.
Em resumo, as teorias críticas do currículo poder estar relacionadas com a obra "Tendências Pedagógicas na Prática Escolar" de José Carlos Libâneo com exploração de diferentes abordagens pedagógicas que podem ser aplicadas na escola. Essas tendências podem ser relacionadas às Teorias Críticas do Currículo de diversas maneiras: com as abordagens críticas, a transformação social, contextos socioculturais e dentre outros.