Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Vicente de Paula Cruz - Número de respostas: 4

A música icônica do Pink Floyd que aborda o sistema educacional e suas falhas, pode ser interpretada como uma crítica à abordagem convencional do currículo, que frequentemente é percebida como opressiva e desumanizante. Vamos explorar como a música pode nos auxiliar a compreender a perspectiva tradicional do currículo:

"Nós não precisamos de educação": Essa frase de abertura reflete uma resistência à imposição autoritária que muitas vezes ocorre na educação, sem levar em consideração as necessidades e interesses individuais dos alunos. Ela pode ser vista como uma crítica à rigidez e à falta de personalização do currículo tradicional.

"Ei, professor, deixe essas crianças em paz": Essa frase expressa a frustração com um ambiente educacional que pode ser repressivo e controlador. Ela sugere que os métodos tradicionais de ensino podem ser excessivamente autoritários e desencorajar a criatividade e a individualidade.

No final das contas, você é apenas mais uma peça no sistema ("No final das contas, você é apenas mais um tijolo na parede"): Essa citação é particularmente importante na análise da perspectiva do currículo tradicional. Ela sugere que, na educação tradicional, os estudantes são vistos como peças intercambiáveis, sem considerar suas singularidades, talentos e potenciais individuais.

A introdução de "Tempos Modernos", um filme dirigido por Charlie Chaplin, nos auxilia a refletir sobre as teorias críticas do currículo:

"Tempos Modernos" é uma sátira à industrialização e à mecanização da sociedade. Ao observarmos a linha de produção em uma fábrica, podemos extrair algumas reflexões relevantes para as teorias críticas do currículo:

Desumanização e alienação: Assim como na linha de produção em uma fábrica, onde os trabalhadores são tratados como máquinas, as teorias críticas do currículo argumentam que o currículo tradicional pode desumanizar os alunos ao padronizá-los e negar suas individualidade e desconsiderar suas necessidades individuais.

Falta de autonomia e originalidade: O filme destaca como os trabalhadores são privados de sua autonomia e originalidade, sendo  obrigados a seguir um processo repetitivo e monótono. Isso pode ser comparado à crítica das teorias do currículo que sustentam que a abordagem tradicional pode conter a capacidade dos alunos de pensarem de forma crítica e de desenvolverem sua originalidade.

Desigualdade e exploração: "Tempos Modernos" também  aborda questões de desigualdade e exploração dos trabalhadores. Da mesma forma, as teorias críticas do currículo analisam como o sistema educacional pode reproduzir e perpetuar desigualdades sociais.

Resumidamente, as músicas "Another Brick in the Wall" e "Tempos Modernos" trazem insights valiosos acerca das restrições e análises relacionadas ao sistema curricular convencional, ao ressaltar a desumanização, a falta de individualização e a perpetuação de desigualdades. Essas obras nos convocam a ponderar sobre a urgência de abordagens educacionais mais inclusivas, críticas e centradas no aprendiz.


Em resposta à Vicente de Paula Cruz

Re: Atividade 2.2

por Renata de Sousa Borges -
Excelente a reflexão proposta a partir das suas considerações, colega!
É muito importante que nós enquanto professores, respeitemos a individualidade, crenças, desejos e necessidades de nossos alunos. que estimulemos a criatividade e pensamento crítico para que possam reconhecer seu lugar na sociedade, entender sua realidade e transformá-la.
Em resposta à Vicente de Paula Cruz

Re: Atividade 2.2

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Vicente de Paula Cruz
Os tempos modernos trouxeram muitas mudanças para o currículo, tanto na educação quanto no mundo profissional. O currículo, mais do que uma simples enumeração de conteúdos e diretrizes a serem trabalhados em sala de aula pelos professores ao longo das diferentes fases da vida escolar dos estudantes, é uma construção histórica e também cultural que sofre, ao longo do tempo, transformação em suas definições.
Em resposta à Vicente de Paula Cruz

Re: Atividade 2.2

por Luana Cristina Camargos Gomes -
Ótimo reflexão. Em resumo, “Tempos Modernos” e a música "Another Brick in the Wall" nos mostra como as teorias da educação estão presentes em nosso cotidiano, e como é importante refletir sobre o tipo de educação que estamos oferecendo aos nossos alunos.
Em resposta à Vicente de Paula Cruz

Re: Atividade 2.2

por Raissa Nuala Feitosa -
Sobre a música é uma crítica ao sistema educacional e a forma de ensino na epoca na base da punição(palmatória) e a forma que se é ensinado os alunos. Fazendo uma contextualização com o filme Tempos Modernos, era fordista, tanto o filme quanto a música, fazem uma crítica sobre a maneira que as pessoas eram ensinadas para desempenhar determinada função(fábrica) ou ensino, sem questionar e sem saber o que vem após, pois naquele momento, apenas aquilo é importante para o seu conhecimento, não precisa saber nada além disso.