- Você observa avanços no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências?
Sim, houve avanços que se atribui a uma série de fatores, como a mudança de paradigmas sobre a educação especial que passou de um modelo de segregação/exclusão onde os estudantes com deficiência eram separados dos demais alunos, para um modelo inclusivo, em que eles têm o direito de estudar na escola regular.
Nessa perspectiva de uma sociedade mais inclusiva, pode-se perceber um aumento da conscientização onde as pessoas estão cada vez mais cientes da importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para todos, com e/ou com deficiência. Ademais acordos internacionais e legislações educacionais brasileiras e assevera o direito à educação inclusiva para todos os estudantes, independentemente de suas condições. Assim como o aumento das matrículas na rede regular de ensino, os recursos e serviços de apoio especializados (AEE). Isso incluiu assistentes de ensino, tecnologia assistiva e treinamento de professores.
Algumas escolas passaram a adotar abordagens de ensino mais personalizadas, reconhecendo que cada aluno é único e pode ter necessidades diferentes. O desenvolvimento de tecnologia assistiva, como softwares de leitura de tela, aplicativos de comunicação alternativa e dispositivos adaptativos, melhorou o acesso dos alunos com deficiências a informações e oportunidades de aprendizado. Como resultado desses avanços, os estudantes com deficiências têm hoje mais oportunidades de participar do processo de aprendizagem. Eles têm acesso a uma educação de qualidade, que é adaptada às suas necessidades específicas. Além disso, eles têm a chance de interagir com outros estudantes e construir relacionamentos.
Entretanto, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados para garantir uma educação inclusiva de qualidade para todos. Desafios como a falta de professores preparados para atender às necessidades educacionais dos estudantes atípicos. O preconceito e a discriminação ocorrendo que, os estudantes com deficiências ainda enfrentam preconceito e discriminação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade.
- As escolas públicas têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos?
Muitas escolas públicas tem recebido recursos como matérias didáticos pedagógicos, tecnologias assistivas numa proposta do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), para atender o público estudantil neurodiverso. Assim como acontecem parcerias onde algumas escolas muitas vezes colaboraram com organizações que se dedicam a apoiar estudantes com deficiências, ampliando os recursos disponíveis. No entanto, é importante observar que a situação pode variar de acordo com o país, a região e a escola específica.
Além disso, entender que desafios ainda existem em termos de financiamento, políticas públicas, formação de professores como caminhos de garantia de que a inclusão seja eficaz e significativa para todos os estudantes com deficiências. Contudo, os avanços que já foram conquistados são significativos e apontam para um futuro mais inclusivo para todos os estudantes, indistintamente.