O avanço no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências no Brasil pode ser mensurado pelo aumento de políticas públicas voltadas para esses estudantes e pela mudança de percepção e de visão da sociedade em si para com o público-alvo da Educação Especial, entretanto, esse processo acaba por ser gradual, lento e algo que ainda está em construção. Um dos maiores marcos desse movimento foi a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que, dentre outros fatores, reforça a educação como parte dos direitos do indivíduo com deficiência.
Contudo, ainda que diversas medidas legais tenham sido propostas e colocadas em prática, diversos e significativos são os desafios à implementação da inclusão nas escolas brasileiras. A estrutura e os recursos necessários para atender às necessidades dos estudantes com deficiências são exemplos de fatores limitantes à verdadeira inclusão. Recursos financeiros escassos, instituições que não possuem os recursos pedagógicos adequados ou que os possuem sucateados ou em números que não atendem o quantitativo de alunos matriculados e a falta de capacitação adequada para os profissionais da educação influenciam diretamente na efetiva inclusão dentro de salas de aula brasileiras, especialmente as de instituições públicas.