Pelo que entendi, quando se fala em currículo oculto seria ter mensagens que não consigam ser identificadas instantaneamente, mas sim por meio de atividades, práticas e regulamentos das escolas.
O interessante é que no currículo oculto pode se trabalhar uma forma de avaliação e dar o retorno aos alunos de maneira mais empática, fazendo com que os alunos se sintam confiantes no aprendizado, mesmo errando ou não, mas o aluno não se sente inibido em perguntar.
A forma como os professores explicam e aplicam o conhecimento nas aulas, de maneira mais acessível aos alunos, é uma forma de trabalhar o interesse dos alunos, cativando-os na interação entre todos.
Determinar algumas regras internas, exemplo do uso do celular, de maneira que os alunos compreendam que o uso somente se for na pesquisa de conteúdos e não ficar em redes sociais e jogando. Essas regras podem ser ditas e combinadas. Isso também faz parte do currículo oculto.
Consequências das ações dos alunos, caso não sigam as orientações escolares. Isso pode ser ensinado, fazendo parte de um currículo oculto, de forma que os alunos entendam a necessidade de conseguirem seguir os estudos de forma comprometida com o aprendizado.
Portanto, os professores precisam ter a percepção dessas ações e possibilidades de trabalhar com os alunos.