Os vídeos destacam a crítica à perspectiva tradicional do currículo, onde as crianças são ensinadas de forma mecânica, preparadas para serem trabalhadores de produção. Esse modelo se baseia em métodos de ensino padronizados, com ênfase na memorização e avaliações por meio de testes.
Por outro lado, as teorias críticas do currículo buscam promover a justiça social e a igualdade, transformando as práticas educacionais. Elas enfatizam a inclusão de perspectivas culturais diversas, a desconstrução do conhecimento convencional e o desenvolvimento de habilidades críticas. Além disso, ressaltam a importância do diálogo crítico, da conscientização política e do engajamento na mudança social.
Tanto o filme "Tempos Modernos" quanto as teorias críticas do currículo compartilham a preocupação com a desumanização e alienação causadas por sistemas opressivos. O filme ilustra a desumanização do trabalhador na sociedade industrializada, enquanto as teorias críticas do currículo destacam a necessidade de resistir à reprodução acrítica de ideologias dominantes no sistema educacional.
Essas perspectivas nos convidam a questionar as estruturas de poder existentes e a buscar formas de transformação e emancipação no sistema educacional, reforçando a importância de pensar criticamente sobre o currículo.