Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Eduardo Maia Diniz - Número de respostas: 2

Os vídeos destacam a crítica à perspectiva tradicional do currículo, onde as crianças são ensinadas de forma mecânica, preparadas para serem trabalhadores de produção. Esse modelo se baseia em métodos de ensino padronizados, com ênfase na memorização e avaliações por meio de testes.

Por outro lado, as teorias críticas do currículo buscam promover a justiça social e a igualdade, transformando as práticas educacionais. Elas enfatizam a inclusão de perspectivas culturais diversas, a desconstrução do conhecimento convencional e o desenvolvimento de habilidades críticas. Além disso, ressaltam a importância do diálogo crítico, da conscientização política e do engajamento na mudança social.

Tanto o filme "Tempos Modernos" quanto as teorias críticas do currículo compartilham a preocupação com a desumanização e alienação causadas por sistemas opressivos. O filme ilustra a desumanização do trabalhador na sociedade industrializada, enquanto as teorias críticas do currículo destacam a necessidade de resistir à reprodução acrítica de ideologias dominantes no sistema educacional.

Essas perspectivas nos convidam a questionar as estruturas de poder existentes e a buscar formas de transformação e emancipação no sistema educacional, reforçando a importância de pensar criticamente sobre o currículo.


Em resposta à Eduardo Maia Diniz

Re: Atividade 2.2

por Denise Rosa Rampazzo -
Olá Eduardo, compartilho de reflexões semelhantes as tuas.
Porém, hoje já verifico o trabalho dos professores bem diferentes do que ocorriam tempos atrás, com mais envolvimento aos alunos, em debates e trocas durante os ensinos.
Verifica-se que os alunos estão mais participativos, com atendimentos mais específicos, como o caso de inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem, ou outras mais específicas.
Claro que estamos um pouco longe de atingir a perfeição, porque verifico que ainda falta muitos professores terem e desenvolverem certas habilidades e, atém, buscar aperfeiçoamento em suas didáticas, formas avaliativas, entre outros.
Entendo que existe uma necessidade de padronização de alguns pontos básicos, mas que sirvam como base de desenvolvimento criativo de cada aluno.
Em resposta à Denise Rosa Rampazzo

Re: Atividade 2.2

por Hênon Sousa Cangussú -
A contribuição do colega Eduardo é enriquecidora ao tratar dos modos de resistência às formas dominantes do currículo, e é interessante notar que tem acontecido mudanças importantes sim, como a colega Denise pontuou, mas muitas coisas ainda precisam avançar e é difícil quando pensamos nas condições materiais que os professores têm a disposição, é um processo de luta coletiva contra o sucateamento do ensino, mas também de avaliação individual das metodologias utilizadas em sala de aula. É preciso colocar essas duas perspectivas em mente para conseguir mudanças significativas na educação.