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Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Currículo de ensino - correlações.

Currículo de ensino - correlações.

por Denise Rosa Rampazzo - Número de respostas: 2

Ao verificar a música do vídeo “Another Brick in the Wall, do Pink Floyd e, mesmo sabendo que a música não foi feita para retratar o que acontece com os “currículos” escolares, mas que retrata uma insatisfação das gerações anteriores, sobre a forma como eram os ensinos e como o comportamento dos professores afetavam os alunos em suas formações, mas, é possível fazer uma correlação, sendo:

A música faz uma crítica sobre o sistema educacional na época, por ser muito rígido, com regras severas, controle da forma de pensar, inibindo a expressão individual, exemplo do aluno que colocava suas ideias, poemas, sentimentos e o professor o expõem em sala, criticando-o. Essa forma acabava desestimulando e ferindo diversos alunos, ou seja, o comportamento dos professores, dependendo de como fazem, podem ser de forma rígida demais, provocando um sentimento de revolta nos alunos. A forma rígida, padronizada demais, leva à inibição da criatividade dos alunos.

A música nos leva a refletir todo o contexto, ou seja, em alguns pontos a necessidades de padronização, coisas básicas, que deem o suporte para o desenvolvimento da criatividade e desenvoltura dos alunos.

O que podemos relacionar, também, com as mesmas críticas acimas e outras a serem explicadas, na sequência, é o que retrata no filme "tempos modernos", que nos ajuda a pensar e refletir sobre as teorias críticas do currículo, de uma maneira reflexiva, ou seja, podendo ser relacionada sob alguns pontos, sendo eles:

No início do filme verifica-se que a indústria leva os trabalhadores a executarem as atividades de forma padronizada, efetuando uma única atividade, sem tempo para distrações, descansos, imprevistos. Isso se relaciona as críticas ao currículo que dá ênfase excessiva na padronização da aprendizagem, do sistema educacional como um todo, tirando a individualidade dos alunos e nos estudos.

Esse comportamento e tratativas dadas ao currículo educacional, muitas vezes cria uma alienação dos alunos, sendo que esses perdem as suas identidades, não suprindo suas necessidades de aprendizagem, que muitas vezes muda de aluno a aluno.

Outro ponto que pode ser analisado é a crítica ao autoritarismo, onde ocorre uma imposição na forma de agir durante o trabalho, no caso, na escola e suas formas de ensino.

E, por fim, pode correlacionar a tentativa do funcionário em ter condições mais dignas de trabalho com a busca de aplicar um currículo mais voltado aos alunos, as suas formas de aprendizagem e assimilação da educação.


Em resposta à Denise Rosa Rampazzo

Re: Currículo de ensino - correlações.

por Davi Santos Moura -
É interessante considerar a variedade de literaturas que evocam problemáticas que se refletem no contexto educacional. A exemplo do autoritarismo e mecanicismo das obras em destaque, outras tantas obras podem ser bem aproveitados com o fim de 1) gerar autorreflexão por parte do profissional da educação em suas práticas; 2) ser objeto de debates que envolva a coletividade educacional (docentes, discentes, profissionais).
Em resposta à Denise Rosa Rampazzo

Re: Currículo de ensino - correlações.

por Gabriela de Oliveira -
Muito válida a sua reflexão, Denise. Você fez uma observação sobre a introdução do filme Tempos Modernos que eu não tinha me atentado, que é sobre a padronização da aprendizagem, e realmente é uma crítica extremamente apropriada, visto que não se olha para o aluno como um só e sim para a classe como um todo, deixando de lado a individualidade e adoção de práticas pedagógicas que desenvolva cada aluno com suas especificidades.