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Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

O currículo oculto na prática pedagógica do ensino de Geografia

O currículo oculto na prática pedagógica do ensino de Geografia

por Gustavo Libério de Paulo - Número de respostas: 1

No contexto do ensino de Geografia, pode-se considerar que o currículo oculto desempenha um papel de grande relevância e não pode ser desconsiderado, uma vez que ele pode influenciar a maneira como os estudantes percebem a diversidade cultural e geográfica, assim como influenciar, também, as atitudes dos estudantes em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade; reforçar hierarquias geográficas, onde algumas regiões são consideradas mais importantes ou relevantes do que outras; contribuir para a perpetuação de estereótipos geográficos, culturais e étnicos; dentre outras influências.

Nessa perspectiva, percebo que as atitudes e valores transmitidos pelos professores e colegas podem impactar a forma como os estudantes veem diferentes culturas e regiões do mundo, afetando a compreensão sobre a importância de diferentes partes do mundo, uma vez que acaba por orientar a forma como os estudantes veem pessoas e lugares de diferentes regiões.

Assim, os Professores de Geografia precisam estar atentos ao currículo oculto e aos impactos sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de Geografia, buscando estimular a criação endógena de um ambiente inclusivo e diversificado que promova a compreensão crítica das questões geográficas, o respeito pela diversidade cultural e a consciência das implicações sociais e ambientais das decisões geográficas, com vistas à equilibrar o jogo de forças entre currículo formal, currículo real e currículo oculto com uma abordagem mais ampla, humana, didática, lúdica e tecnológica.

Em resposta à Gustavo Libério de Paulo

Re: O currículo oculto na prática pedagógica do ensino de Geografia

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho -
Gustavo, concordo com os seus posicionamentos, pois o currículo oculto está presente nas comunidades e na maneira como as pessoas veem o mundo ao seu redor. As trocas de vivências culturais e geográficas são importantes, pois compreendo que muitos ensinamentos são aprendidos e repassados de regiões, culturas, comunidades e povos distintos.
Na minha prática docente, tive a oportunidade de lecionar para alunos de vários estados e cidades do Brasil e com essa experiência, compreendi que é necessário respeito e mediações para que essa troca de vivências seja transformada em um dialogo produtivo e cheio de aprendizados.