No contexto do ensino de Geografia, pode-se considerar que o currículo oculto desempenha um papel de grande relevância e não pode ser desconsiderado, uma vez que ele pode influenciar a maneira como os estudantes percebem a diversidade cultural e geográfica, assim como influenciar, também, as atitudes dos estudantes em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade; reforçar hierarquias geográficas, onde algumas regiões são consideradas mais importantes ou relevantes do que outras; contribuir para a perpetuação de estereótipos geográficos, culturais e étnicos; dentre outras influências.
Nessa perspectiva, percebo que as atitudes e valores transmitidos pelos professores e colegas podem impactar a forma como os estudantes veem diferentes culturas e regiões do mundo, afetando a compreensão sobre a importância de diferentes partes do mundo, uma vez que acaba por orientar a forma como os estudantes veem pessoas e lugares de diferentes regiões.
Assim, os Professores de Geografia precisam estar atentos ao currículo oculto e aos impactos sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de Geografia, buscando estimular a criação endógena de um ambiente inclusivo e diversificado que promova a compreensão crítica das questões geográficas, o respeito pela diversidade cultural e a consciência das implicações sociais e ambientais das decisões geográficas, com vistas à equilibrar o jogo de forças entre currículo formal, currículo real e currículo oculto com uma abordagem mais ampla, humana, didática, lúdica e tecnológica.