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Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Elivanio Carneiro - Número de respostas: 1

É amplamente reconhecido que a perspectiva tradicional sobre currículo se fundamenta na premissa de que o conhecimento deve ser passivamente transmitido aos estudantes. Assim, o currículo é concebido como um repositório de conteúdo a serem assimilados, com a finalidade de capacitar os alunos para ingressarem no mercado de trabalho.

No primeiro vídeo, uma crítica é apresentada em relação à abordagem tradicional do currículo. Na cena, vemos crianças sendo instruídas de maneira repetitiva e mecânica, com pouca margem para expressão criativa ou pensamento reflexivo. Os estudantes são abordados de forma impessoal, enquanto o currículo é percebido como um meio de imposição e padronização. Para mais, a poesia e a música ressaltam diversas críticas, como a perda de autonomia em detrimento da padronização e uniformidade, a ausência de envolvimento e significado na educação convencional, a presença rotineira de autoritarismo e opressão nas relações escolares, a conformidade e a supressão da criatividade dos alunos, entre outras preocupações. Essa canção, assim como o álbum a que pertence, incita à reflexão sobre como o "sistema" nos reduz a meros "tijolos no muro", ou seja, a elementos anônimos na estrutura da educação e da sociedade tradicionais, sem voz nem oportunidade.

As teorias críticas do currículo fundamentam-se na concepção de que o currículo é um dispositivo político que espelha as dinâmicas de poder na sociedade. Estas teorias questionam a abordagem convencional do currículo, que parte da premissa de que o conhecimento deve ser repassado aos estudantes de maneira passiva.

 

No segundo vídeo, temos uma crítica à sociedade industrial e seu impacto nos indivíduos, somos apresentados a uma narrativa que retrata um trabalhador da indústria, Charlie, sendo gradualmente reduzido a uma máquina. Ele é compelido a laborar a um ritmo frenético, com escassa margem para criatividade ou introspecção. Nesse contexto, o vídeo ilustra a noção de que o currículo pode ser encarado como um espaço de resistência. Charlie personifica um indivíduo em busca de seu lugar no mundo, contudo, ele se depara com as desigualdades sociais e o controle imposto pela sociedade. O filme sugere que os alunos têm a capacidade de utilizar o currículo como uma ferramenta para encontrarem sua própria voz e enfrentarem as forças opressoras que os cercam.


Em resposta à Elivanio Carneiro

Re: Atividade 2.2

por Beatriz da Costa Fernandes -
Olá. Chamou minha atenção a analogia que você fez do segundo vídeo, “Charlie, sendo gradualmente reduzido a uma máquina”. Fazendo um paralelo com o currículo tradicional, percebe-se um comportamento engessado da educação e a intenção de formar pessoas direcionadas aos princípios do capitalismo, sem flexibilidade para a criatividade e particularidades dos mesmos. Assemelha-se a uma espécie de programação de seres humanos, para se tornarem meramente máquinas, como você pontuou. Por essas características que as Teorias Críticas chamam atenção, criticar as ideias que formam pessoas alienadas.