Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

ATIVIDADE 3.1 -Currículo como Confluências de Práticas

ATIVIDADE 3.1 -Currículo como Confluências de Práticas

por Adriana Lopes Moreira de Sousa - Número de respostas: 2

O "Currículo como Confluências de Práticas" é uma abordagem educacional que reforça a complexidade da aprendizagem, destacando a interseção de diversas influências no design do currículo. Isso inclui a visão de perspectivas culturais, a integração de conhecimento de diferentes áreas, a contextualização da aprendizagem na vida dos alunos, a promoção da participação ativa dos estudantes, a flexibilidade do currículo para se adaptar às necessidades individuais e contextuais, a ênfase na avaliação Autêntico, a promoção da colaboração e o desenvolvimento de habilidades críticas. Essa abordagem visa criar um ambiente educacional mais rico, inclusivo e relevante para preparar os alunos para os desafios do mundo real.

Ex: Colaboração : Os alunos trabalham em equipes para realizar pesquisas e projetos, promovendo habilidades de colaboração e comunicação.


Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: ATIVIDADE 3.1 -Currículo como Confluências de Práticas

por Hércules Manoel Silva Monteiro -
De fato, Adriana, a colaboração é algo que realmente faz a diferença na abordagem do "Currículo como Confluências de Práticas". Os alunos têm a oportunidade de trabalhar em equipes, o que os ajuda a desenvolver habilidades de colaboração e aprimorar a comunicação entre si. Eu acredito que esse enfoque na colaboração não só ajuda os alunos a compartilhar conhecimento, mas também a crescer como pessoas, aprendendo a trabalhar em equipe, respeitar diferentes perspectivas e solucionar desafios juntos. Isso é realmente valioso porque prepara os alunos para o mundo real, onde a colaboração é essencial em ambientes profissionais e sociais complexos. Essa abordagem torna a educação mais enriquecedora e relevante.
Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: ATIVIDADE 3.1 -Currículo como Confluências de Práticas

por Antenor Alves Cabral Filho -
Boa tarde nobre colega,

Concordo com a afirmação de que o currículo como confluências de práticas é uma abordagem educacional que reforça a complexidade da aprendizagem. Baseada na ideia de que o currículo não é um produto acabado, mas sim um processo que está sempre em construção, resultado da interação de diferentes atores e fatores.
A abordagem do currículo como confluências de práticas enfatiza a importância de considerar as seguintes dimensões: perspectivas culturais, integração de conhecimento, contextualização da aprendizagem, participação ativa dos alunos, flexibilidade do currículo, avaliação autêntica, promoção da colaboração, desenvolvimento de habilidades críticas.
Ao usar essa abordagem procura-se criar um ambiente educacional mais rico, inclusivo e relevante para preparar os alunos para os desafios do mundo real. O exemplo da colaboração é um exemplo de como essa abordagem pode ser aplicada na prática. Ao trabalhar em equipes, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe, habilidades essenciais para o sucesso na vida adulta.