Tanto o vídeo "Another Brick in the Wall", de Pink Floyd, quanto o filme "Tempos Modernos", contracenado por Charlie Chaplin, são referências para compreender a perspectiva tradicional de currículo e pensar sobre as teorias críticas do currículo.
O videoclipe da música "Another Brick in the Wall", de Pink Floyd, faz uma crítica ao sistema educacional tradicional. De maneira geral, a crítica se concentra na padronização, na autoridade do professor e na conformidade dos alunos presente no sistema educacional tradicional. Quanto à padronização, o verso “We don't need no education, we don't need no thought control” expressa a resistência à padronização e à falta de individualidade no ensino tradicional. Ou seja, o currículo tradicional se baseia na ideia de que todos os alunos devem aprender da mesma maneira os mesmos conteúdos. Quanto à autoridade do professor, o vídeo critica a não permissão da expressão individual dos alunos. Além de enfatizar a autoridade, cria-se um cenário onde o professor é detentor do conhecimento e os alunos são meros receptores passivos. E quanto à conformidade, a música enfatiza a resistência à conformidade e ao controle. Isto é, o currículo tradicional valoriza apenas a obediência e a conformidade, não incentivando o pensamento crítico e a expressão individual.
De maneira geral, o filme "Tempos Modernos", contracenado por Charlie Chaplin, aborda questões de alienação, de desumanização e da natureza mecanizada da sociedade industrial. Apesar de ser uma crítica abrangente à sociedade, o filme pode ser relacionado às perspectivas críticas do currículo por conta da alienação e desumanização, da mecanização da educação e da crítica social. Quanto à alienação e desumanização, a introdução do filme mostra os trabalhadores como meras engrenagens em uma máquina gigante, destacando essa metáfora que ocorre na sociedade industrial. As teorias críticas do currículo focam na crítica das estruturas que alienam os alunos do processo de aprendizado e os tratam como objetos em vez de sujeitos ativos. Quanto à mecanização da educação, a introdução do filme insinua que a sociedade industrial trata as pessoas como máquinas. De forma análoga, as teorias críticas do currículo criticam a mecanização da educação, onde os alunos são simplesmente “alimentados” com informações em um processo despersonalizado. E quanto à crítica social, todo o filme "Tempos Modernos" é uma obra que desafia a ordem social e industrial. Isso vai ao encontra das teorias críticas do currículo, que incentivam a reflexão crítica sobre o sistema educacional e suas implicações sociais.
Em resumo, a música e o vídeo "Another Brick in the Wall", de Pink Floyd, e o filme "Tempos Modernos", contracenado por Charlie Chaplin, são exemplos audiovisuais poderosos para ilustrar tanto a perspectiva tradicional de currículo quanto as teorias críticas do currículo. Nesse sentido, destaca-se a importância de uma educação que promova o pensamento crítico, a individualidade e a reflexão sobre as estruturas sociais e educacionais.