Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Currículo Oculto - Reflexões

Currículo Oculto - Reflexões

por Fernando Djalma Pinto - Número de respostas: 0

Em minha opinião, o Currículo oculto, por intuitivamente docentes o abordarem em sala de aula analisando situações extracurriculares, considero um assunto interessante, com infinitas possibilidades para ser alvo de discussões e debates. Acredito, portanto que a oportunidade de que sua análise, abordagem e discussão sejam mais amplas e profundas, posto que seja um assunto inesgotável é repleto de oportunidades para que análises e debates sejam realizados, visando melhoria das técnicas de ensino e aprendizagem. Um bom currículo oculto praticado por um professor em pode contribuir na formação dos estudantes, desenvolver a personalidade, o caráter, o senso de ética, a forma comportamental dos alunos dentro da escola e na sociedade.

O currículo oculto está intimamente relacionado com as normas sociais e os comportamentos coletivos e deve ser tido em consideração em qualquer esforço de ensino e aprendizagem que tente influenciar atitudes e comportamentos. O currículo oculto é aquele que é ensinado fora do currículo oficial; vai além do conteúdo específico do assunto e pode ser expresso no ambiente escolar, na sala de aula e respectiva organização de mesas, nos métodos pedagógicos, nas interações entre as professoras e professores e os alunos e alunas, nas interações entre alunos e alunas e em muitas outras dinâmicas invisíveis.

O conceito de currículo oculto também prevê o uso da experiência e sensibilidade dos docentes para compreender situações não previstas no planejamento e, assim, adequar o processo de ensino e aprendizagem ao contexto da turma.

Entendo que Currículo Oculto incorpora situações que ocorrem paralelamente aos conteúdos ministrados, como complementos aos conteúdos das disciplinas, percebo que os conteúdos dos currículos ocultos são ações, na grande maioria das vezes, benéficas proporcionadas aos estudantes. Sejam dúvidas, debates, questionamentos, realidades diferentes vividas pelos grupos e estudantes, desigualdades sociais, minorias, acredito ser muito importante observar os alunos visando identificar suas necessidades, diferenças e dificuldades em busca de oportunidades de melhorias.

Considero ser o Currículo Oculto muito importante e grande influenciador para o desenvolvimento psicopedagógico dos estudantes, pela interatividade entre alunos e professores, pela riqueza de posicionamentos e opiniões nos debates, posturas, e discussões.

Penso que o Currículo Oculto passa pelo campo da Ética e característica de cada Docente: currículo oculto engloba várias posturas e ações: professores que não faltem, que cumpram os horários, com atitudes proativas, apresentação pessoal, linguagem apropriada, bom relacionamento professor – aluno e, sobretudo, atenção e tratamento igualitário a “todos os estudantes”. Docentes que ministrem os conteúdos e suas disciplinas com dedicação buscando realmente o aprendizado e assimilação dos conteúdos pelos alunos.

Aluno: Fernando Djalma Pinto – Turma 7