"Another Brick in the Wall" é uma canção do albúm "The Wall", de Pink Floyd, lançada em 1979. A música aborda um sentimento de alienação e conformidade que muitos alunos experimentam dentro do sistema educacional tradicional. O refrão da música, "We don't need no education, we don't need no thought control" (Não precisamos de educação, não precisamos de controle do pensamento), expressa a insatisfação com um sistema de ensino que muitas vezes é percebido como opressivo e autoritário. A letra sugere que, em vez de nutrir a criatividade e a individualidade, as escolas muitas vezes moldam os alunos para se conformarem a padrões predefinidos, como "outra pedra no muro".
A perspectiva tradicional de currículo escolar frequentemente enfatiza a transmissão de conhecimentos e informações de forma unilateral, com pouca ênfase na exploração individual, na crítica e na criatividade. Os alunos são frequentemente tratados como receptáculos passivos de informações em vez de participantes ativos em seu próprio processo de aprendizado. Essa abordagem pode levar à alienação e à falta de engajamento dos alunos.
Já o filme "Tempos Modernos", também é uma crítica ao sistema autoritário e ao foco nos meios de produção que, consequentemente, alimentam o capitalismo. O filme nos ajuda a refletir sobre a alienação, ao conhecimento mecânico, a opressão econômico-capitalista e o desejo de liberdade e criatividade. O personagem de Chaplin, conhecido como "O Operário", busca sua própria liberdade e criatividade em meio a um sistema altamente controlado e padronizado. Essa busca por liberdade individual pode ser vista como uma crítica ao currículo escolar que muitas vezes limita a autonomia dos alunos e restringe a criatividade.