No video 01 -Another brick in the wall (Pink Floyd), ressalta a crítica ao sistema de ensino, especificamente o modelo que não ensina a pensar ou questionar, mas sim a repetir e obedecer. Transmite ao público uma concepção transformadora do sistema educacional que, em
sua ótica, ao invés de motivar as crianças em processo de formação, ele as oprime
com suas exigências alienantes e anti-democráticas.
No video 02- Tempos modernos(Charlie Chaplin), a questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de produção são abordadas em forma de arte e com muita ironia. O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial. Dessa maneira, o mesmo nos ajuda a pensar as teorias críticas que operam os conceitos fundamentais de: “ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência”. Diante desse contexto, o educador deve fugir daquele pensamento que a escola é o lugar onde se doma almas. Ele deve ver a escola como o ambiente ideal para fazê-las vibrar, voar e alcançar novos horizontes. Educador e educando numa relação sem imposições, com cooperativismo, respeito e crescimento interior. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel de suma importância nesse processo, como um indivíduo mais experiente, mais forte e mais astuto. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o conhecimento de mundo do aluno, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem. Por fim precisamos chamar para o diálogo todos os que estão envolvidos neste processo de melhorias na escola: pais, jovens, gestores, professores, etc.