De que modo o primeiro vídeo nos ajuda compreender a perspectiva tradicional de currículo?
O primeiro vídeo referente a música do Pink Floyd - Another Brick In The Wall demonstra a Pedagogia liberal como descrito no texto de José Carlos Libâneo - Tendências Pedagógicas na Prática Escolar “O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.” A escola neste formato é uma fábrica para abastecer o sistema capitalista, por isso das máscaras onde demonstra a perda das características e a forma de abordagem dos professores que educam com violência e expondo os alunos.
E, de que modo a introdução de Tempos Modernos, no segundo vídeo, nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo?
O link do trecho do filme não abriu, porém como já assistir ao filme algumas vezes consigo realizar a correlação entre o filme e as teorias críticas do currículo.
As teorias críticas são: ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação currículo oculto e resistência enfim tudo o que o filme demostra de uma forma lúdica mas que vemos acontecer até dos tempos atuais, pois a demonstração de todas essas teorias temos implantadas na nossa sociedade onde precisamos melhor e ressignificar a ideologia, as relações sociais de produção, emancipação e libertação para que todos os nossos alunos possam sair das escolas sabendo estes valores e levando estes onde forem trabalhar para assim conseguir derrubar o capitalismo excessivo que não mede a saúde das pessoas, a imposição do poder a qualquer custo. Nós como educadores precisamos saber educar a sociedade para que esta cuide uns dos outros.