O currículo oculto se refere às lições, valores, normas e comportamentos que são transmitidos de forma não intencional nas instituições escolares, ou seja, não fazem parte do currículo oficial, mas são aprendidos por meio da convivência e das interações dentro do ambiente escolar. Ele pode ocorrer na prática pedagógica de diversas maneiras, tais como:
Modelagem do comportamento: Professores e funcionários da escola desempenham papéis importantes na modelagem do comportamento dos alunos. Por exemplo, se os educadores demonstram respeito, empatia e cooperação, os alunos tendem a absorver esses comportamentos.
Relações interpessoais: As relações entre alunos, entre alunos e professores e entre funcionários da escola podem influenciar significativamente o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. Um ambiente de respeito e inclusão promove uma cultura de acessibilidade e compreensão, enquanto conflitos não resolvidos ou comportamentos discriminatórios podem transmitir mensagens negativas.
Expectativas dos professores: As expectativas dos professores em relação ao desempenho dos alunos podem ter um grande impacto. Se um educador espera que um aluno tenha sucesso, ele pode ser mais acessível para atingir seu potencial. Da mesma forma, expectativas baixas podem levar a um desempenho inferior.
Hierarquia e autoridade: As estruturas de poder na escola podem ser parte do currículo oculto. A forma como a autoridade é exercida, a maneira como as decisões são tomadas e como o respeito e a disciplina são aplicados para a compreensão das relações de poder.
Normas culturais não explicitadas: As normas culturais e sociais que não são explicitamente ensinadas também fazem parte do currículo oculto. Isso pode incluir atitudes em relação à raça, gênero, classe social e outras características. Através das interações na escola, os alunos podem absorver preconceitos ou estereótipos.
Valores institucionais: Os valores e princípios que uma escola promove, mesmo que não façam parte do currículo oficial, desempenham um papel importante. Por exemplo, uma escola que enfatiza a competitividade pode promover valores diferentes daqueles que enfatizam a cooperação.
É importante considerar a existência do currículo oculto e estar ciente de seu impacto nas experiências dos alunos. Os educadores podem trabalhar para promover um currículo oculto positivo, promovendo valores de inclusão, respeito, igualdade e responsabilidade, além de garantir que as normas não discriminatórias e os preconceitos não sejam tolerados na escola.