Boa tarde nobres colegas,
Segue minha contribuição acerca do tema dessa semana:
O currículo é um conceito complexo que pode ser definido de
diferentes maneiras. Uma definição possível é a de que o currículo é o conjunto
de experiências educativas que os alunos vivenciam na escola. Essas
experiências incluem conteúdos, atividades, interações e avaliações.
Também pode ser visto como uma confluência de práticas, pois é resultado da interação de diferentes atores e fatores. Esses atores incluem professores, alunos, pais, gestores escolares, autoridades educacionais e a sociedade em geral. Os fatores incluem políticas educacionais, recursos disponíveis, contexto cultural e histórico.
Ao entendermos o currículo como uma confluência de práticas, é possível compreender que ele é dinâmico e mutável. O currículo não é um produto acabado, mas sim um processo que está sempre em construção.
Podemos exemplificar que em nossa práxis diária muitas variáveis estão envolvidas e fazem parte ou permeiam o currículo como; os conteúdos curriculares que são determinados por uma série de fatores, incluindo as políticas educacionais, os interesses dos professores e as necessidades dos alunos; as atividades que são desenvolvidas pelos professores e pelos alunos, a partir dos conteúdos e dos objetivos estabelecidos no currículo; As interações entre professores e alunos, entre alunos e alunos e entre alunos e outros atores da escola também contribuem para a construção do currículo; As avaliações também são pertencentes e são utilizadas para verificar o que os alunos aprenderam e para orientar o processo de ensino e aprendizagem e se os objetos de aprendizagem constantes no currículo foram alcançados.
A compreensão do currículo como uma confluência de práticas é importante para que os educadores possam desenvolver práticas curriculares mais eficazes e relevantes para os alunos.