Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Atividade 3.1

Atividade 3.1

por Antenor Alves Cabral Filho - Número de respostas: 6

Boa tarde nobres colegas, 

Segue minha contribuição acerca do tema dessa semana:

O currículo é um conceito complexo que pode ser definido de diferentes maneiras. Uma definição possível é a de que o currículo é o conjunto de experiências educativas que os alunos vivenciam na escola. Essas experiências incluem conteúdos, atividades, interações e avaliações.

Também pode ser visto como uma confluência de práticas, pois é resultado da interação de diferentes atores e fatores. Esses atores incluem professores, alunos, pais, gestores escolares, autoridades educacionais e a sociedade em geral. Os fatores incluem políticas educacionais, recursos disponíveis, contexto cultural e histórico.

Ao entendermos o currículo como uma confluência de práticas, é possível compreender que ele é dinâmico e mutável. O currículo não é um produto acabado, mas sim um processo que está sempre em construção.

Podemos exemplificar que em nossa práxis diária muitas variáveis estão envolvidas e fazem parte ou permeiam o currículo como; os conteúdos curriculares que são determinados por uma série de fatores, incluindo as políticas educacionais, os interesses dos professores e as necessidades dos alunos; as atividades que são desenvolvidas pelos professores e pelos alunos, a partir dos conteúdos e dos objetivos estabelecidos no currículo; As interações entre professores e alunos, entre alunos e alunos e entre alunos e outros atores da escola também contribuem para a construção do currículo; As avaliações também são pertencentes e são utilizadas para verificar o que os alunos aprenderam e para orientar o processo de ensino e aprendizagem e se os objetos de aprendizagem constantes no currículo foram alcançados.

A compreensão do currículo como uma confluência de práticas é importante para que os educadores possam desenvolver práticas curriculares mais eficazes e relevantes para os alunos.


Em resposta à Antenor Alves Cabral Filho

Re: Atividade 3.1

por Gabriela de Oliveira -
Acredito na mesma conceituação que você fez acerca do currículo como confluências de práticas. Realmente o currículo é mutável falando tanto de forma temporal, quanto espacial, justamente por ter uma equipe multidisciplinar que contribui para sua moldagem. Hoje vemos um currículo como mais do que técnicas de aprendizagem de disciplinas como matemática, ciências, mas também, como um olhar para o social e cultural. Ele sempre estará mudando... Daqui uns anos, não será o mesmo de hoje!
Em resposta à Antenor Alves Cabral Filho

Re: Atividade 3.1

por Adriana Lopes Moreira de Sousa -
A perspectiva do currículo como uma confluência de práticas enfatiza a adaptação às necessidades dos alunos, a influência das políticas educacionais, a avaliação formativa, a mudança e inovação na educação, e o envolvimento da comunidade. Isso destaca a natureza dinâmica e centrada no aluno do currículo, capacitando os educadores a oferecer experiências educativas mais eficazes e significativas.
Em resposta à Antenor Alves Cabral Filho

Re: Atividade 3.1

por Eliedson Martins da Silva -
É importante entender as necessidades de adaptação do currículo quanto as necessidades dos alunos, observando as influências das práticas e a organização das políticas educacionais. Além de entender essa necessidade de adaptação, é importante o conhecimento obtido além do conhecimento acadêmico, ou seja, aquele conhecimento adquirido ao longo da vida, o que ajudará na organização e na prática do currículo, uma vez que exige bem mais que o conhecimento de conteúdo de sala de aula.
Em resposta à Antenor Alves Cabral Filho

Re: Atividade 3.1

por Cesar Augusto Gomes de Souza -
Ao abordar a influência de diferentes variáveis na prática diária, você destacou como os conteúdos curriculares, as atividades, as interações e as avaliações desempenham papéis essenciais na configuração do currículo. Isso demonstra sua compreensão profunda da complexidade envolvida na elaboração e implementação de um currículo eficaz e relevante. A compreensão do currículo como uma confluência de práticas é fundamental para os educadores, pois os ajuda a adaptar e personalizar as práticas curriculares de acordo com as necessidades e contextos específicos dos alunos, promovendo assim um ambiente de aprendizagem mais significativo e enriquecedor.
Sua abordagem reflexiva e detalhada proporciona uma visão abrangente e aprofundada do tema, evidenciando seu compromisso e engajamento com o desenvolvimento educacional.
Em resposta à Antenor Alves Cabral Filho

Re: Atividade 3.1

por Daiane Ferreira Arantes Beraldo -
Boa tarde. Concordo com suas valiosas contribuições, especialmente quando menciona que o currículo não é um produto acabado, mas sim um processo que está sempre em construção. Acrescento que o processo do currículo é bem dinâmico, tendo em vista as novas exigências curriculares, tanto do lado do pesquisador, quanto do docente ou mesmo profissional.
Em resposta à Antenor Alves Cabral Filho

Re: Atividade 3.1

por Eduardo Maia Diniz -
A reflexão do meu colega sobre o currículo como confluências de práticas ressoa com minha própria abordagem pedagógica. Ele destaca a importância de fornecer aos alunos as ferramentas conceituais e metodológicas necessárias para compreender a complexidade das dinâmicas sociais e históricas.
Ademais, o colega salienta a necessidade de incorporar abordagens críticas e reflexivas, estimulando os alunos a questionar, analisar e interpretar os fenômenos sociais de maneira informada e engajada. Essa ênfase na consciência crítica é fundamental para formar cidadãos ativos e conscientes de seu papel na construção e transformação da sociedade.
Por fim, concordo com a visão do colega de que o currículo deve ser um espaço de diálogo e inclusão, onde diferentes perspectivas e vozes são valorizadas. Isso não apenas enriquece a experiência educacional, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios complexos e multifacetados do mundo contemporâneo.