O currículo, atualmente, é considerado um artefato social e cultural. (MOREIRA e SILVA, 1997). Devido a isso, o currículo não é um elemento neutro e aligeirado das questões sociais.
“O Currículo como Confluência de Práticas” é um conceito que se refere à ideia de que o currículo é um objeto que se constrói no processo de configuração, implantação, concretização e expressão de determinadas práticas pedagógicas e em sua própria avaliação como resultado das diversas intervenções que nele se realizam.
Este conceito foi discutido por J. Gimeno Sacristán, um renomado educador e teórico do currículo. Ele argumenta que o currículo não é um objeto estático, mas sim um processo dinâmico que é constantemente moldado e remodelado por uma variedade de fatores e intervenções. Além disso, Sacristán define o currículo como “um conceito que se limita aos resultados escolares observáveis, como plano que articula as aspirações da escola, prévio e separado da realização prática do ensino”. Portanto, “O Currículo como Confluência de Práticas” destaca a natureza complexa e multifacetada do currículo e a importância das práticas pedagógicas na formação do currículo.
O currículo como confluência de práticas pode ser exemplificado de várias maneiras na práxis docente.
- Integração de disciplinas: Um professor pode integrar várias disciplinas em uma única lição ou projeto. Por exemplo, um projeto de ciências pode incluir elementos de matemática, leitura e escrita.
- Aprendizagem baseada em projetos: Esta é uma abordagem pedagógica que envolve os alunos na resolução de um problema do mundo real ou na realização de uma tarefa complexa. Ao longo do projeto, os alunos desenvolvem habilidades acadêmicas e aplicam o que aprenderam em um contexto real.
- Ensino diferenciado: Este é um método de ensino que envolve a personalização do ensino e da aprendizagem para as necessidades individuais dos alunos. Isso pode envolver a adaptação do conteúdo, processo, produto e ambiente de aprendizagem.
- Aprendizagem cooperativa: Esta é uma estratégia de ensino que agrupa os alunos para trabalharem juntos em uma tarefa comum. Cada membro do grupo é responsável por aprender o material e por ajudar os outros membros do grupo a aprender.
Referências
RAMOS, M. Currículo Integrado.
PIRES, Joelma. O currículo por Competências e o Trabalho de Professores.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.