O currículo ultrapassa sua função técnica, sendo concebido como um artefato de natureza social e cultural. Não se trata de uma entidade imparcial e superficial, mas sim algo intrinsecamente ligado a relações de poder, que promove visões sociais específicas e molda identidades individuais e coletivas. O currículo representa um processo dinâmico e complexo que envolve diversos agentes e influências. Em uma abordagem alternativa, o currículo é composto por vários elementos, que incluem o que é ensinado, como é ensinado e por que é ensinado em um contexto educacional específico. Isso abrange não apenas os conteúdos curriculares, mas também as estratégias pedagógicas, critérios de avaliação e todo o contexto que envolve o processo educativo. O currículo não é estático, mas sim um processo de deliberação aberto que envolve múltiplos agentes e influências, estando sujeito a constante evolução e transformação.
No que concerne à prática de ensino, esta é um processo dinâmico e interativo em que os professores tomam decisões e executam ações influenciadas por uma variedade de fatores. Ela desempenha um papel crucial na implementação do currículo no âmbito da educação. Isso inclui definir metas (os professores devem estabelecer os objetivos do currículo, identificando as habilidades, conhecimentos e competências a serem adquiridos pelos alunos); selecionar conteúdos (os docentes são responsáveis por escolher o que ensinar, considerando os conteúdos obrigatórios e a capacidade de conectar esses conteúdos de forma significativa para aprimorar a aprendizagem); aplicar estratégias pedagógicas (o ato de ensinar é fundamental para os professores e envolve a escolha de métodos e recursos adequados para transmitir o conteúdo); avaliação (os professores devem avaliar o progresso dos alunos, considerando as implicações da avaliação, que são essenciais para melhorar o ensino e a aprendizagem); participação (os docentes desempenham um papel ativo no currículo, colaborando com outros, como pais e alunos, em sua concepção e avaliação); contexto histórico e cultural (a prática de ensino deve levar em conta o contexto histórico e cultural da educação, reconhecendo que o currículo está intrinsecamente ligado à sociedade e à cultura).