Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Confluências de Práticas

Confluências de Práticas

por Alice Kenia Vieira - Número de respostas: 2

O currículo, enquanto confluência de práticas, é um conceito incrivelmente estimulante que reúne várias abordagens e metodologias educativas num quadro coeso. É um processo dinâmico e em constante evolução que tem em conta as necessidades dos alunos e da sociedade em que vivemos. Esta ideia reconhece que a educação não consiste apenas em transmitir conhecimentos, mas também em desenvolver competências, fomentar o pensamento crítico e promover um sentido de responsabilidade social.

Nesta confluência de práticas, diferentes práticas educativas misturam-se na perfeição para criar um currículo abrangente e equitativo. Já não se trata apenas de seguir o livro didático, mas também de aprendizagem experimental, trabalhos baseados em projetos e atividades de colaboração, por isso das metodologias ativas. Esta abordagem multidisciplinar incentiva os alunos a explorar os seus interesses, a descobrir as suas paixões e a desenvolver o gosto pela aprendizagem ao longo da vida, enquanto protagonistas.

Um dos aspectos mais interessantes do currículo como uma confluência de práticas é a sua capacidade de atender a diversos estilos e capacidades de aprendizagem. Reconhece que cada aluno é único e tem os seus próprios pontos fortes e fracos. Ao incorporar uma variedade de estratégias de ensino e métodos de avaliação, garante que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de sucesso. Quer seja através de recursos visuais, experiências práticas ou discussões em grupo, o currículo oferece uma série de vias para que os alunos se envolvam com o material e demonstrem a sua compreensão.

Além disso, o currículo, enquanto confluência de práticas, promove um ambiente de aprendizagem inclusivo e equitativo. Reconhece a importância da diversidade cultural e incentiva a integração de diferentes perspectivas e experiências no currículo. Isto não só enriquece a experiência de aprendizagem de todos os alunos, como também os prepara para serem cidadãos globais capazes de navegar nas complexidades de um mundo interligado.

Em conclusão, o currículo como uma confluência de práticas é uma abordagem estimulante e transformadora da educação. Ao reunir várias práticas educativas, cria um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo que promove o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno. Através da sua natureza multidisciplinar e da ênfase em diversos estilos de aprendizagem, equipa os alunos com os conhecimentos, as competências e as atitudes de que necessitam para prosperar no século XXI.

Um exemplo de como pudemos vivenciar isso, foi quando levamos os alunos no primeiro dia de aula a uma exposição. A exposição se chama Diálogo no Escuro: a escuridão pode ressignificar a sua vida. Trata-se de uma experiência de diversidade, inclusão, empatia, conexão e integração. Os visitantes são guiados por Pessoas com Deficiência Visual por salas totalmente escuras e especialmente construídas, em que cheiro, som, vento, temperatura e textura apresentam as características de ambientes cotidianos – como parques, ruas e lojas. A ideia é mudar a mentalidade das pessoas sobre a deficiência, estimular a diversidade e inclusão, além de aumentar a tolerância sobre o “outro”. No segundo dia de aula, os alunos foram vendados e foram guiados em tour pela escola, por uma funcionária com deficiência visual. As experiências relatadas pelos alunos foram muito significativas, e elas acompanharam a maioria dos alunos durante suas trajetórias ao longo do curso e pudemos refletir sobre elas em diversos momentos, inclusive no dia da formatura.


Em resposta à Alice Kenia Vieira

Re: Confluências de Práticas

por Hênon Sousa Cangussú -
Muito boa sua resposta, principalmente quanto a questão de atuação do professor. A experiência relatada é um ótimo exemplo de uma prática efetiva.
Em resposta à Alice Kenia Vieira

Re: Confluências de Práticas

por Denise Rosa Rampazzo -
Que interessante conseguirem vivenciar uma prática diferenciada com os estudantes com deficiência visual.
Nas áreas que eu atuo como professora, Técnico em Edificações, proporcionamos algo parecido qual levamos os alunos a uma obra ou colocamos em prática o que é aprendido em sala de aula. Nesses momentos podemos verificar a experiência de uns que já atuam na prática em troca do saber com os colegas. Muitas vezes, nós professores, aprendemos com eles também, porque a criatividade e o crescente desenvolvimento de tecnologias na área, faz com que todos consigam acrescentar algo, enriquecendo o aprendizado em sala de aula.