O primeiro vídeo apresenta críticas ao sistema educacional da época, que era composto por práticas pedagógicas tradicionais, compondo a educação bancária, desprezando o indivíduo como sujeito pensante e ativo do sistema educacional, a música refleti sobre o sistema educacional, o autoritarismo promovido pelas políticas do período na sociedade também é criticada, a música foi lançada em 1979, período da Ditadura Militar, em que a inflação era um grande problema econômico. No segundo vídeo analisamos os efeitos desta educação bancária, representada pelos personagens que obedecem a ordens que não são questionadas e esmagam os dinheiros dos trabalhadores desumanamente, bem com a saúde dos funcionários, enriquecendo os donos das indústrias, por isso as teorias críticas do currículo foram estudadas por três principais períodos, pois são reflexos as políticas instauradas em cada período.
Na atualidade cabe verificarmos que são poucas as mudanças neste cenário, anteriormente os estudantes eram reprimidos, tinham pouco direito de refletir sobre as regras e ações da sociedade e eram condicionados a seguir regras impostas. Hoje os estudantes tem direitos, mas nenhum tipo de obrigação com os deveres, resultando nesta sociedade alienada que seguem qualquer tipo de informação veiculada pelas redes sociais por influencers que tem o único intuito financeiro, sem preocupação com os malefícios de suas informações, colocando os docentes no centro das suas agressões por tentarem impor regras ao ambiente educacional.
As práticas pedagógicas acabam por apresentar muitas teorias na atualidade, mas pouco efetividade, pois não atende aos anseios da comunidade escolar que hoje é conectada e as escolas totalmente desconectadas.