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Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Atividade 3.1 - Currículo como Confluências de Práticas

Atividade 3.1 - Currículo como Confluências de Práticas

por João Vitor Caldas Santos - Número de respostas: 0

O termo "Currículo como Confluências de Práticas" pode ser conceituado como a representação de uma abordagem dinâmica, mutável, múltipla e compósita para o desenvolvimento do currículo educacional. Em vez de se limitar a uma lista estática de tópicos a serem abordados, ensinados e avaliados, esse conceito reconhece que o currículo é moldado por uma interseção (convergências e divergências) de práticas, de experiências e de perspectivas. O termo destaca a importância de levar em consideração não apenas o conteúdo formal, tecnicista e engessado que os professores ensinam, mas também as necessidades e os interesses dos alunos, as demandas da sociedade e as mudanças no cenário global. Nesse sentido, o currículo educacional é influenciado por fatores, como processos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos, e pelos seus agentes que têm experiências individuais, estados de vida momentâneos e expectativas.


Eu ainda não sou professor, então não tive a chance de aplicar na realidade o "Currículo como Confluências de Práticas". Porém, devido às minhas experiências em sala de aula como aluno, tendo a oportunidade de conhecer diversos professores, tenho a minha concepção de exemplos de práxis. De maneira geral, um professor que adota o currículo como confluências de práticas pode envolver os alunos ativamente na construção do currículo. De forma prática, isso pode incluir a realização de discussões colaborativas em sala de aula, onde os alunos têm a oportunidade de expressar seus interesses e influenciar as direções do aprendizado. Além disso, o professor pode incorporar abordagens interdisciplinares, criando conexões entre diferentes disciplinas, para fornecer uma visão mais holística e sistemática do conhecimento. Para mais, o professor pode recorrer às metodologias ativas, como: aprendizagem baseada em problemas, em projetos e em jogos, aprendizagem colaborativa, autodirigida e ativa online, sala de aula invertida, peer instructions, design thinking e método de caso. Por último, a abordagem também deve envolver a adaptação constante do currículo para refletir as mudanças na sociedade e no mundo moderno, garantindo que a educação seja relevante, personalizada, contemporânea e significativa.

  

Em resumo, o "Currículo como Confluências de Práticas" promove uma visão mais dinâmica, flexível e interativa do ensino e da aprendizagem. A partir dos conceitos de colaboração, da interdisciplinaridade e da adaptação, o termo permite que os educadores construam currículos que sejam mais envolventes, relevantes e eficazes para os alunos. Essa abordagem incentiva a participação ativa dos alunos na criação de seu próprio caminho educacional, capacitando-os, tornando-os aprendizes críticos e preparando-os para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança.